Buscar

Avaliação Gestão Integrada de RH

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST1070_AV_201501786474 » GESTÃO INTEGRADA DE RH
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201501786474 - JULIANA BOMPET DE AZEVEDO
	Professor:
	GUILHERME BALBONE MARQUES
	Turma: 9010/AA
	Nota da Prova: 6,0    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 05/06/2017 19:28:37
	
	 1a Questão (Ref.: 201502114477)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para levantar o porquê da rotatividade na organização, o ideal é que o profissional de RH realize a entrevista de desligamento no momento da saída do colaborador. Cite três perguntas que não podem deixar de ser realizadas a esse funcionário.
		
	
Resposta: 1- O que está levando o colaborador a se desligar da empresa? 2- Quais foram as suas insatisfações com relação às atividades exercidas? 3- O que ele acha que precisa melhorar para o funcionário se sentir totalmente satisfeito?
	
Gabarito: - Quais sugestões daria para melhoria da organização? - Satisfação com relação aos benefícios oferecidos pela empresa. - Satisfação com relação ao horário de trabalho na empresa. - Indicaria alguém para trabalhar na organização? - Satisfação com relação à capacitação dos funcionários. - Satisfação com relação ao ambiente de trabalho.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502581431)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Dentre os diversos tipos de educação, encontramos a educação física, moral, religiosa e profissional. Como é composta a Educação profissional?
		
	
Resposta: A educação profissional é composta pela: - ética; - capacidade de ambientação; - interação.
	
Gabarito: Treinamento, desenvolvimento profissional e formação profissional.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502508269)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quais os principais objetivos da área de Gestão de Pessoas ou ARH? 1. Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão; 2. Proporcionar competitividade à organização e empregados bem treinados e bem motivados; 3. Aumentar a auto-realização e a satisfação dos empregados no trabalho; 4. Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho; 5. Administrar a mudança e manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.
		
	
	Apenas a 1, 2 e 3 são verdadeiras
	
	Apenas a 3, 4, e 5 são verdadeiras
	
	Apenas a 1, 3, 4, e 5 são verdadeiras
	 
	Todas as alternativas são verdadeiras
	
	Apenas a 1, 3 e 5 são verdadeiras
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201501876120)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Administrar uma empresa requer muito mais do que as funções básicas de gerenciamento e gestão - planejar, organizar e controlar. As ameaças às organizações vindas dos clientes, da concorrência, bem como em decorrência das mudanças no cenário socioeconômico, requerem habilidades humanas com alto grau de refinamento em todos os setores. A própria compreensão do comportamento individual e das equipes em situação de trabalho é relacionada a liderança e poder; estrutura e base de aprendizagem; percepção; atitude; processo de mudança; conflito; dimensionamento de trabalho e etc. Assinale a resposta correta para saber qual é o desafio da Gestão de Pessoas na relação entre pessoas e organizações quanto ao desenvolvimento do potencial competitivo individual e coletivo.
		
	
	É fato que a desmotivação das pessoas retarda o processo evolutivo e competitivo das organizações. A gestão de pessoas tem como desafio maior identificar os indivíduos que exercem suas funções com menor comprometimento e desenvolvê-los, se possível for.
	 
	A ARH - Administração de Recursos Humanos tem como seu papel de liderança extrair da diversidade humana e da complexidade gerada pela globalização os benefícios para as organizações. Levar em conta a estrutura contingencial e considerar situações específicas para entender à relação de causa e efeito, bem como examinar variáveis tais como o ambiente de trabalho, a tecnologia, a personalidade e a cultura.
	
	A gestão de pessoas ou RH tem como desafio maior estabelecer critérios de avaliação de desempenho dos integrantes nas organizações. É unicamente de responsabilidade do RH a elaboração de planos e projetos para a motivação das pessoas, para que estas se comprometam com a estratégia competitiva das organizações.
	
	A Gestão de Pessoas deve, por meio do processo de recrutamento e seleção, captar profissionais com maior experiência de mercado e aplicar maciçamente treinamentos para buscar o desenvolvimento esperado pela organização.
	
	A saída para as organizações é cada vez mais a automação de processos e setores na busca pela redução de investimentos relacionados com pessoal. Este cenário é resultado da globalização e do avanço tecnológico que, de maneira geral, estimulam a concorrência desenfreada. A ARH é forçada à recessão interna e a administrar equipes mais enxutas, com indivíduos mais preparados e multitarefas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201501877300)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Na Gestão de Pessoas podem ser identificados 6 processos básicos. Dentre eles está o Treinamento. Assinale a alternativa que corresponde a um dos objetivos desse processo.
		
	 
	Familiarizar os novos colaboradores com os usos e costumes internos (cultura organizacional).
	
	Manter uma remuneração compatível com as atividades desempenhadas pelo indivíduo na organização e com o mercado.
	 
	Qualificar o indivíduo a ocupar determinados cargos e alavancar o seu desempenho.
	
	Estimar a demanda futura de pessoal e gerenciar as carreiras.
	
	Escolher os profissionais mais adequados para ocupar cargos na organização.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201501879047)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Diversos fatores devem ser considerados no momento de optar por um processo de recutamento de candidato a alguma oportunidade aberta na organização. A modalidade de recrutamento interno se apresenta como:
		
	
	aplicada para níveis operacionais.
	
	mais deficiente.
	 
	mais econômica.
	
	aplicada para níveis estratégicos.
	
	mais cara.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201502097182)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Cada vez empresas que estão preocupadas e atentas à competitividade investem no processo de integração de seus novos funcionários, conhecido com a denominação de AMBIÊNCIA. Esse cuidado existe ou deveria existir, pois, no primeiro dia de trabalho, geralmente o funcionário fica muito apreensivo. Tudo é diferente, surgem muitas dúvidas, muita curiosidade, muita insegurança. Cada palavra, cada gesto tem um significado especial. Tendo como base os estudos realizados sobre ambiência, assinale a ÚNICA afirmativa INCORRETA:
		
	 
	O RH não tem nenhuma obrigação de apresentar, no processo de ambientação, os fatores de riscos físicos, que eventualmente podem existir nas empresas, pois, isso é papel do setor de segurança do trabalho e deve ser feito depois do período de experiência do novo funcionário.
	
	É conveniente que o superior imediato oriente sobre os objetivos e o funcionamento do seu novo setor de trabalho, bem como sobre as relações que esse setor mantém com os demais setores da empresa.
	
	Um ponto que merece destaque nos processos de ambientação de novos colaboradores, refere-se ao realce que o RH deve dar aos traços da cultura da empresa que são por ela valorizados. Esse é um ponto importante que impacta na adaptação e permanência dos novos colaboradores.
	
	O trabalho de promover a integração funcional deve ficar sob a responsabilidade do setor de Treinamento e Desenvolvimento, enquanto que a integração social pode ser liderada pelo Serviço Social ou por uma equipe interdisciplinar do RH.
	
	Estando o novo colaborador devidamente integrado à empresa, aos colegas e ao setor de trabalho, o próximo passo é apresentá-lo ao trabalho que ele irá desempenhar.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201502434548)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre os Métodos de Treinamento, assinale a alternativa que NÃO está de acordo com ocontexto organizacional.
		
	
	Jogos de Negócios.
	
	Exibição de filmes/vídeos.
	
	Visita Técnica.
	 
	Trabalho acadêmico.
	
	Brainstorming.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201502557453)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sabemos que a administração de cargos e salários possui uma série de objetivos, conforme vimos em nossas aulas. Dentre esses objetivos específicos temos (assinale a única resposta correta):
		
	
	Aferir a participação dos colaboradores nos eventos da empresa.
	
	Controlar os custos com despesas fixas.
	
	Oferecer benefícios sociais aos empregados.
	 
	Recompensar os funcionários que apresentem desempenhos excepcionais.
	
	Propor critérios para auditoria permanente da aplicação e adequação das políticas e dos procedimentos relacionados com os recursos humanos organizacionais.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201502095607)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os benefícios constituem pagamentos financeiros indiretos oferecidos aos funcionários. Eles incluem saúde, segurança, férias, pensões, planos de educação e descontos em produtos da companhia. Ao considerar essa definição, entende-se que existem dois tipos de benefícios, o social e o legal. Entre as alternativas abaixo, identifique os benefícios que são de direito do trabalhador por exigência legal:
		
	 
	e) férias, 13º salário e auxílio doença.
	
	c) empréstimo, auxílio educação e previdência privada.
	
	a) vale transporte, assistência médica e seguro de vida.
	
	d) férias, auxílio alimentação e adiantamento salarial.
	
	b) cesta básica, auxílio funeral e cartão de crédito.

Outros materiais