Buscar

DIREITO CIVIL II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL II
AVALIANDO APRENDIZADO
	
	 1a Questão (Ref.: 201702657362)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo Flávio Tartuce, comentando o elemento imaterial da relação obrigacional, "a melhor expressão desse vínculo está estabelecida no art. 391 do CC/2002, com a previsão segundo a qual todos os bens do devedor respondem no caso de inadimplemento da obrigação". Esse dispositivo consagra o princípio da:
		
	
	Obrigação sem responsabilidade
	
	Responsabilidade sem obrigação
	 
	Responsabilidade patrimonial do devedor
	
	Responsabilidade pessoal do devedor
	
	Ausência de responsabilidade no vínculo obrigacional
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702911413)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Exame de Ordem Unificado ¿ 2014) Ary celebrou contrato de compra e venda de imóvel com Laurindo e, mesmo sem a devida declaração negativa de débitos condominiais, conseguiu registrar o bem em seu nome. Ocorre que, no mês seguinte à sua mudança, Ary foi surpreendido com a cobrança de três meses de cotas condominiais em atraso. Inconformado com a situação, Ary tentou, sem sucesso, entrar em contato com o vendedor, para que este arcasse com os mencionados valores. De acordo com as regras concernentes ao direito obrigacional, assinale a opção correta.
		
	
	Perante o condomínio, Laurindo deverá arcar com o pagamento das cotas em atraso, pois se trata de obrigação com eficácia real, uma vez que Ary ainda não possui direito real sobre a coisa.
	
	Perante o condomínio, Laurindo deverá arcar com o pagamento das cotas em atraso, pois cabe ao vendedor solver todos os débitos que gravem o imóvel até o momento da tradição, entregando-o livre e desembargado.
	 
	Perante o condomínio, Ary deverá arcar com o pagamento das cotas em atraso, pois se trata de obrigação propter rem, entendida como aquela que está a cargo daquele que possui o direito real sobre a coisa e, comprovadamente, imitido na posse do imóvel adquirido.
	
	Nenhuma das opções anteriores.
	
	Perante o condomínio, Ary deverá arcar com o pagamento das cotas em atraso, pois se trata de obrigação subsidiária, já que o vendedor não foi encontrado, cabendo ação in rem verso, quando este for localizado.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702208373)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marisa realiza contrato de compra e venda com Lucas. Marisa se compromete a entregar a sua vaca leiteira chamada Milu pelo valor de R$ 2.000,00. Sobre essa situação hipotética, analise as assertivas e assinale a alternativa correta: I- Caso Marisa descubra, antes da entrega, que a vaca Milu está prenha, poderá exigir aumento no preço e se Lucas não anuir, poderá resolver a obrigação. II- Caso a vaca Milu venha a falecer de causas naturais, depois da entrega, Lucas poderá exigir seu dinheiro de volta. III- Caso a vaca Milu tenha sua cria, antes da entrega, Marisa não poderá ser compelida a entregar a cria, pois trata-se de fruto percebido.
		
	 
	As assertivas I e III estão corretas.
	
	As assertivas II e III estão corretas.
	
	As assertivas I e II estão corretas.
	
	As assertivas I, II e III estão corretas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703038018)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Joana firmou contrato com Virginia obrigando-se a entregar-lhe um vestido. Antes da tradição, porém, Joana utilizou o vestido em uma festa e derrubou vinho sobre ele, manchando o vestido. Diante dessa situação, Virginia poderá: 
		
	
	Apenas postular perdas e danos.
	
	Aceitar o vestido, apenas, desde que renuncie às perdas e danos.
	
	Postular somente o equivalente em dinheiro, desde que renuncie ao recebimento do vestido.
	 
	Aceitar o vestido, ou o equivalente em dinheiro, além de postular perdas e danos.
	
	Aceitar o vestido, ou o equivalente em dinheiro, desde que renuncie às perdas e danos.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702965879)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Acerca das figuras híbridas existentes no direito obrigacional, marque a alternativa incorreta:
		
	 
	A obrigação propter rem, espécie de figura híbrida ou intermediária, consiste em uma obrigação imposta a determinada pessoa em razão de um direito real. Todavia, se o direito real do qual decorre a obrigação for transmitido, a obrigação não o é.
	
	A obrigação imposta ao proprietário ou inquilino de um prédio de não prejudicar a segurança, o sossego e a saúde dos vizinhos (art. 1.277 do CCB) é exemplo de obrigação propter rem, ou obrigação ambulatória.
	
	Possuem natureza jurídica de direitos híbridos ou mistos, pois tem características de direitos reais e de direitos pessoais.
	
	Podem ser conceituadas como figuras que se situam numa zona entre os direitos reais e os direitos pessoais.
	 
	Ônus real é um gravame que incide sobre determinado bem, limitando o direito subjetivo do seu titular.

Outros materiais