Buscar

chuva ácida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A chuva ácida ocorre quando alguns óxidos se encontram na atmosfera e quando entram em contato com o vapor de água formam substâncias ácidas (ácido sulfúrico [H2SO4] e ácido nítrico [HNO3]) que precipitam em forma de chuva, mais precisamente de chuva ácida. Estes óxidos são dióxido de enxofre (SO2), dióxido de nitrogênio (NO2) e monóxido de nitrogênio (NO) principalmente e são liberados primordialmente pela queima de combustível dos automóveis e das indústrias, entre outras reações de queima em menor escala.
A chuva ácida é responsável por inúmeros danos à natureza, á agricultura, ao homem, etc. Mas também tem sua influência no âmbito das construções civis, “a chuva ácida é responsável pela corrosão de metal, pedra ou tinta”. Naturalmente, materiais expostos a chuvas e ventos sofrem degradação com o tempo, sendo a chuva ácida a principal fonte para o aceleramento desse processo. Para essa degradação existem duas possibilidades: ou custará muito caro para que a reparação seja feita, ou, dependendo do grau dessa degradação, é impossível repará-la. 
Se olharmos para as diversas construções, em especial as mais antigas, poderemos notar muito bem que os materiais de construção estão se dissolvendo. Eles desgastam-se naturalmente pela ação do tempo, mas isso leva muitos anos, geralmente alguns séculos. A chuva ácida acelera o processo. Pois ela corrói estruturas que revestem estátuas, prédios, etc.

Outros materiais