Buscar

prerrogativas dos dirigentes sindicais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
	 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SALVADOR UCSAL 	CURSO DE GRADUAÇÃO DE DIREITO 
PRERROGATIVAS DOS DIRIGENTES SINDICAIS
*
FUNDAMENTAÇÃO - OIT – CONVENÇÃO de nº 98
Artigo 1º 1. Os trabalhadores gozarão de adequada proteção contra atos de discriminação com relação a seu emprego.
2. Essa proteção aplicar-se-á especialmente a atos que visem:
a) sujeitar o emprego de um trabalhador à condição de que não se filie a um sindicato ou deixe de ser membro de um sindicato;
b) causar a demissão de um trabalhador ou prejudicá-lo de outra maneira por sua filiação a um sindicato ou por sua participação em atividades sindicais fora das horas de trabalho ou, com o consentimento do empregador, durante o horário de trabalho.
*
GARANTIA CONSTITUCIONAL ART.8º, VIII manteve o art.543, §3º da CLT;
§ 3º - Fica vedada a dispensa do empregado sindicalizado ou associado, a partir do momento do registro de sua candidatura a cargo de direção ou representação de entidade sindical ou de associação profissional, até 1 (um) ano após o final do seu mandato, caso seja eleito inclusive como suplente, salvo se cometer falta grave devidamente apurada nos termos desta Consolidação. (Redação dada pela Lei nº 7.543, de 2.10.1986)
 
*
GARANTIA CONSTITUCIONAL ART.8º, VIII manteve o art.543, §3º da CLT;
VIII - e vedada a dispensa do empregado sindicalizado a partir do registro da candidatura a cargo de direção ou representação sindical e, se eleito, ainda que suplente, até um ano após o final do mandato, salvo se cometer falta grave nos termos da lei.
 
*
Art. 543 - O empregado eleito para cargo de administração sindical ou representação profissional, inclusive junto a órgão de deliberação coletiva, não poderá ser impedido do exercício de suas funções, nem transferido para lugar ou mister que lhe dificulte ou torne impossível o desempenho das suas atribuições sindicais. (Redação dada pelo Decreto-lei nº 229, de 28.2.1967)
§ 4º - Considera-se cargo de direção ou de representação sindical aquele cujo exercício ou indicação decorre de eleição prevista em lei. (Redação dada pela Lei nº 7.223, de 2.10.1984) 
*
SÚMULA 369 TST
I - É assegurada a estabilidade provisória ao empregado dirigente sindical, ainda que a comunicação do registro da candidatura ou da eleição e da posse seja realizada fora do prazo previsto no art. 543, § 5º, da CLT, desde que a ciência ao empregador, por qualquer meio, ocorra na vigência do contrato de trabalho.
*
§ 5º - Para os fins dêste artigo, a entidade sindical comunicará por escrito à empresa, dentro de 24 (vinte e quatro) horas, o dia e a hora do registro da candidatura do seu empregado e, em igual prazo, sua eleição e posse, fornecendo, outrossim, a êste, comprovante no mesmo sentido. O Ministério do Trabalho e Previdência Social fará no mesmo prazo a comunicação no caso da designação referida no final do § 4º. (Incluído pelo Decreto-lei nº 229, de 28.2.1967)
*
COMUNICAÇÃO EFICAZ - jurisprudência
No tocante à comunicação da demandada acerca da eleição do autor, os elementos dos autos comprovam de forma inequívoca que esta tinha conhecimento de tal condição na data da rescisão do contrato de trabalho.     No caso, a prova testemunhal colhida denota que a demandada criou empecilhos para o recebimento da comunicado acerca da eleição do autor [...], obrigando o sindicato a fazer uso de correspondência registrada [...]para tanto. Diante da negativa da ré, a comunicação acabou encaminhada no segundo dia útil após a eleição. No caso, cabe maior valoração aos depoimentos prestados pelas testemunhas trazidas pelo autor, que confirmaram tais fatos, diante da comprovação pelos documentos[...]de que os representantes do sindicato comunicaram pessoalmente às empresas a fundação e a eleição, sendo pouco crível que não teriam adotado tal medida com relação à demandada.            
*
REGISTRO DO SINDICATO
RECURSO DE REVISTA. ESTABILIDADE SINDICAL. REGISTRO NO MTE. DESNECESSIDADE. INCIDÊNCIA DA SÚMULA Nº 369,I.O registro do sindicato junto ao MTE tem o intuito único de assegurar a este órgão o controle da unicidade sindical, tendo características meramente declaratórias da constituição da pessoa jurídica em questão, de modo que a ausência de tal registro não afasta o reconhecimento da estabilidade sindical desde a assembleia de formação do sindicato. O artigo 8º, VIII, da Constituição Federal deve ser interpretado com filtro em sua finalidade normativa, que é exatamente garantir aos trabalhadores o direito constitucional de sindicalização, de modo a impedir retaliações patronais em razão de tais atos. Precedentes do STF.
*
STF
Estabilidade sindical provisória (...); reconhecimento da garantia aos diretores eleitos, na assembleia constitutiva da entidade sindical, desde, pelo menos, a data do pedido de registro no Ministério do Trabalho, o que não contraria a exigência deste, constante do art. 8º, I, da Constituição. A constituição de um sindicato – posto culmine no registro no Ministério do Trabalho (STF, MI 144, 3-8-1992, Pertence, RTJ 147/868) – a ele não se resume: não é um ato, mas um processo. Da exigência do registro para o aperfeiçoamento da constituição do sindicato, não cabe inferir que só a partir dele estejam os seus dirigentes ao abrigo da estabilidade sindical: é "interpretação pedestre", que esvazia de eficácia aquela garantia constitucional, no momento talvez em que ela se apresenta mais necessária, a da fundação da entidade de classe.[RE 205.107, rel. min. Sepúlveda Pertence, j. 6-8-1998, Plenário, DJ de 25-9-1998.]
*
LEMBRANDO APENAS
II - O art. 522 da CLT foi recepcionado pela Constituição Federal de 1988. Fica limitada, assim, a estabilidade a que alude o art. 543, § 3.º, da CLT a sete dirigentes sindicais e igual número de suplentes. 
*
5ª. TURMA RECURSO ORDINÁRIO Nº 0000952-73.2010.5.05.0192RecOrd 
Ressalvada eventual previsão em norma coletiva, havendo uma diretoria composta além do limite de 07 (sete) membros, cumpre reconhecer que a garantia de emprego é outorgada aos sete primeiros membros integrantes da Diretoria plena e, de forma automática, aos sete primeiros suplentes listados na mesma listagem.
A norma estatutária pode permanecer inalterada quanto ao número de membros da Diretoria do Sindicato e dos Conselhos respectivos, porque a questão é de interesse exclusivo da entidade e de seus associados e nela não cabe interferência do poder público, segundo o princípio da liberdade de organização preconizado pela atual ordem jurídica.
*
Continua:
Mas, isto não significa, entretanto, que a totalidade dos membros admitidos pelo estatuto para a composição da Diretoria gozarão da estabilidade provisória de que trata o art. 8º, inciso VIII, da Constituição Federal, devendo-se, para tal fim, observar os parâmetros objetivos dos arts. 522 e 538 da CLT, que continuam em vigor, até que sobrevenha nova regulamentação das questões sindicais, uma vez que o estatuto da entidade sindical não pode impor obrigação para o empregador, sem amparo legal (art. 5º, inciso II, da CF/88).
*
 CATEGORIA DIFERENCIADA
 III - O empregado de categoria diferenciada eleito dirigente sindical só goza de estabilidade se exercer na empresa atividade pertinente à categoria profissional do sindicato para o qual foi eleito dirigente. 
*
EXTINÇÃO DO ESTABELECIMENTO
IV - Havendo extinção da atividade empresarial no âmbito da base territorial do sindicato, não há razão para subsistir a estabilidade. 
*
OBSERVE:
ESTABILIDADE SINDICAL. EXTINÇÃO DO ESTABELECIMENTO. CONTINUIDADE DAS ATIVIDADES EMPRESARIAS PELO SUCESSOR. REINTEGRAÇÃO. Considerando-se que houve apenas o fechamento do estabelecimento em que trabalhava o Reclamante, detentor de estabilidade sindical, tendo o Banco Bandeirantes S/A, sucessor do Banco Banorte S/A, continuado a desenvolver as atividades antes afetas ao sucedido, sem qualquer indicação de que o empreendimento não funcionasse na base territorial de atuação
do sindicato do Reclamante, tem direito o trabalhador à reintegração no emprego (aplicação à espécie dos arts. 8º, VIII, da Constituição Federal e 10, 448 e 543, § 3º, todos da CLT. Sentença que se restabelece. Recurso de revista conhecido e provido.
*
AVISO PRÉVIO
V - O registro da candidatura do empregado a cargo de dirigente sindical durante o período de aviso prévio, ainda que indenizado, não lhe assegura a estabilidade, visto que inaplicável a regra do § 3º do art. 543 da Consolidação das Leis do Trabalho. 
 
*
CONTRATO POR PRAZO DETERMINADO
Surge situação curiosa quando o empregado no curso do contrato determinado resolve efetivar sua candidatura, sabendo ele da possibilidade do seu contrato ser rescindido na data prevista, não poderia ele querer gozar da estabilidade provisória prevista em lei.
*
MEMBRO DO CONSELHO FISCAL
 OJ Nº 365 ESTABILIDADE PROVISÓRIA. MEMBRO DE CONSELHO FISCAL DE SINDICATO. INEXISTÊNCIA. DJ 20, 21 e 23.05.2008 Membro de conselho fiscal de sindicato não tem direito à estabilidade prevista nos arts. 543, § 3º, da CLT e 8º, VIII, da CF/1988, porquanto não representa ou atua na defesa de direitos da categoria respectiva, tendo sua competência limitada à fiscalização da gestão financeira do sindicato (art. 522, § 2º, da CLT).
*
DELEGADO SINDICAL:
369. ESTABILIDADE PROVISÓRIA. DELEGADO SINDICAL. INAPLICÁVEL. (DEJT divulgado em 03, 04 e 05.12.2008)  O delegado sindical não é beneficiário da estabilidade provisória prevista no art. 8º, VIII, da CF/1988, a qual é dirigida, exclusivamente, àqueles que exerçam ou ocupem cargos de direção nos sindicatos, submetidos a processo eletivo.  
*
NECESSIDADE DE INQUERITO PARA APURAÇÃO DE FALGA GRAVE
“ 
Súmula nº 379 - TST - Res. 129/2005 - DJ 20, 22 e 25.04.2005 - Conversão da Orientação Jurisprudencial nº 114 da SDI-1
Dirigente Sindical - Despedida - Falta Grave - Inquérito Judicial - Necessidade
    O dirigente sindical somente poderá ser dispensado por falta grave mediante a apuração em inquérito judicial, inteligência dos arts. 494 e 543, §3º, da CLT. (ex-OJ nº 114 - Inserida em 20.11.1997)
 
*
A SUSPENSÃO DO DIRIGENTE ATÉ A DECISÃO FINAL DO INQUÉRITO
•
Nº 137 SDI – II MANDADO DE SEGURANÇA. DIRIGENTE SINDICAL. ART. 494 DA CLT. APLICÁVEL. DJ 04.05.2004 
 Constitui direito líquido e certo do empregador a suspensão do empregado, ainda que detentor de estabilidade sindical, até a decisão final do inquérito em que se apure a falta grave a ele imputada, na forma do art. 494, “caput” e parágrafo único, da CLT. 
*
Art. 543, § 1º - O empregado perderá o mandato se a transferência fôr por êle solicitada ou voluntàriamente aceita. (Redação dada pelo Decreto-lei nº 229, de 28.2.1967)
*
INAMOVIBILIDADE 
DIRIGENTE SINDICAL – TRANSFERÊNCIA – IMPOSSIBILIDADE – A estabilidade do trabalhador exercente de mandato sindical inclui a inamovibilidade, nos termos do artigo 543, da CLT. Assim, ilícita a transferência da reclamante para local de trabalho fora da base territorial que representa, situação que impossibilita o exercício da missão confiada pela categoria que a elegeu, mormente quando o ato não contou com a anuência da autora e não demonstrada pela ré a necessidade de serviço, nos termos do § 3º, do artigo 469, da CLT. (TRT 17ª R. – RO 1707/2001 – (1312/2002) – Relª Juíza Maria Francisca dos Santos Lacerda – DOES 14.02.2002)
*
Suspensão do contrato de trabalho para exercício do mandato sindical
Cumpre observar que o exercício de mandato sindical constitui hipótese de suspensão do contrato de trabalho, em que o empregado deixa de prestar serviços ao seu empregador temporariamente, não fazendo jus à percepção de salários, salvo previsão em ACT ou CCT. Neste sentido, o art. 543 da CLT, que dispõe sobre a eleição do empregado para o cargo de administração sindical e prevê, em seu §2º, que “Considera-se de licença não remunerada, salvo assentimento da empresa ou cláusula contratual, o tempo em que o empregado se ausentar do trabalho no desempenho das funções a que se refere este artigo”

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais