Buscar

Discursiva Empreendedorismo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

QUESTÃO:
1. As habilidades e saberes de um empreendedor alcançam um leque muito extenso, mas é extremamente gratificante quando se observam os resultados delimitados serem alcançados com êxito. Neste sentido, defina o que é empreendedorismo.
RESPOSTA ESPERADA:
Diversos autores definem empreendedorismo, mas podemos compreender como sendo um agente de inovação e mudança, e pode influenciar o desenvolvimento econômico. Pode-se também considerar como proposta de início de atividade, em que se mantém e se desenvolve um negócio de lucro orientado nos anos iniciais, ou seja, não é apenas criar um negócio, mas sim criar oportunidades e assumir riscos calculados. O conceito de empreendedorismo relaciona-se à necessidade de realizar, desenvolvendo-se em qualquer ponto da vida. Além disso, empreendedorismo pode ser definido como a concepção de uma organização econômica inovadora com objetivo de lucro, avançando sob condições de risco e incerteza. O ambiente para que o processo de empreendedorismo aconteça não necessariamente deve ser em um local fixo, pois a mudança é realizada através da inovação.
QUESTÃO: 
2. Assim como distinguimos no mercado diversos empreendimentos de sucesso, infelizmente em nosso país também encontramos um índice elevado de empresas que fecham as portas nos primeiros anos de vida. Aponte quatro motivos que normalmente levam ao fracasso das organizações.
RESPOSTA ESPERADA:
- Falta de planejamento.
- Falta de um plano de negócios.
- Falta de conhecimento do mercado.
- Falta de informações a respeito de aspectos legais.
- Falha na estimativa de necessidades financeiras.
- Falta de habilidade administrativa.
- Falta de experiência.
QUESTÃO:
3. De acordo com Chiavenato (2012), se um investidor quer abrir um novo negócio, precisa ter um projeto em mente para colocá-lo em prática. É como fazer uma viagem de carro por vários estados do país: você precisa de um roteiro, de um mapa detalhado, de um projeto e de um cronograma. O processo de empreender abrange três momentos. Descreva-os.
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. 4 ed. Barueri: Manole, 2012.
RESPOSTA ESPERADA: 
Como fator número um podemos definir a criação de algo novo, em forma de processo. Como fator de número dois, temos envolvidos a paixão, doação de tempo, estar comprometido e todo o esforço que o empreendedor tem em fazer com que o negócio dê certo. E, por último, o momento de assumir os riscos calculados, tanto nas atitudes como nas decisões. Ser ousado é umas das principais características do empreendedor.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais