Buscar

PROVA ONLINE DIREITO DO CONSUMIDOR

Prévia do material em texto

A Constituição menciona que o Estado promoverá a defesa do consumidor. Quando o poder constituinte originário faz tal afirmação significa dizer que:
Não é uma mera faculdade e sim um dever do Estado.
No tocante à aplicabilidade do Código de Defesa do Consumidor é correto afirmar: I- Criou mais uma lei especial, dentre tantas, para regular uma relação específica; II- Havendo um consumidor e um fornecedor, há uma relação de consumo, logo a Lei 8.078/90 é aplicada; III- Criou uma sobrestutura jurídica multidisciplinar, aplicável em todos os ramos do Direito onde ocorra relação de consumo;
Somente a II e a III estão corretas.
Com relação à informação é incorreto dizer:
É dispensável quando se tratar de produtos e serviços potencialmente perigosos, pois o risco inerente é naturalmente conhecido.
Em relação aos princípios previstos no Código de Defesa do Consumidor, assinale a alternativa correta.
O princípio da transparência impõe um dever comissivo e um omissivo, ou seja, não pode o fornecedor deixar de apresentar o produto tal como ele se encontra nem pode dizer mais do que ele faz; não pode, portanto, mais existir o dolus bônus.
Quando o Código de Defesa do Consumidor trata do conceito de consumidor em seu art. 2° é incorreto dizer com relação ao tema que:
O STJ adota a teoria maximalista para conceituar consumidor.
Ficam excluídas da definição de consumidor:
As pessoas físicas ou jurídicas que utilizem o produto ou o serviço como bens de produção.
Com relação ao serviço público essencial é correto afirmar: I- Devem ser contínuos, segundo determinação do Código de Defesa do Consumidor. II- Podem ser cortados se o consumidor for previamente comunicado do corte na prestação do serviço diante de inadimplemento. III- Jamais podem ser cortados porque devem ser contínuos. Essa é a posição pacífica na jurisprudência.
Somente a I e II estão corretas.
	Os serviços públicos possuem as seguintes características, mencionados no expressamente no Código de Defesa do Consumidor:
Adequação, eficiente e seguro.
	Sobre o tratamento da publicidade no Código de Defesa do Consumidor, é correto afirmar que:
		
É abusiva a publicidade que desrespeita valores ambientais.
Obriga-se o fornecedor pela oferta quando veicular:
Informação ou publicidade suficientemente precisa relativamente a produtos ou serviços oferecidos ou apresentados.
Com relação à vulnerabilidade, é correto dizer:
É princípio estruturante do Direto do Consumidor;
Quando o Código de Defesa do Consumidor trata do conceito de consumidor em seu art. 2° é INCORRETO dizer com relação ao tema que:
O STJ adota a teoria finalista para conceituar consumidor permitindo a aplicação da teoria finalista atenuada.
Considerando as três assertivas abaixo, assinale a alternativa correta: I Quando se trata da análise do conceito de consumidor deve ser observada a teoria finalista porque é a adota de forma predominante no ordenamento jurídico. II Nos casos de revisão da cláusula contratual em razão de onerosidade excessiva, no âmbito do CDC, deve ser observada a teoria da imprevisão. III A inversão do ônus da prova sempre se faz presente nos casos que envolver relação de consumo.
Somente a I está correta.
Consta expressamente no Código de Defesa do Consumidor que: os órgãos públicos, por si ou suas empresas, concessionárias, permissionárias ou sob qualquer outra forma de empreendimento, são obrigados a fornecer serviços:
Adequados, eficientes e seguros.
Bruno e Brenda, desejando passar a lua-de-mel em Las Vegas, adquiriram junto à Operadora de Viagens e Turismo Voe bem um pacote de viagem, composto de passagens aéreas de ida e volta, hospedagem por seis noites, e seguro saúde e acidentes pessoais, este último prestado pela seguradora Nada Acontece. Após chegar à cidade, Brenda sofreu os efeitos de uma dor de cabeça severa e Bruno entrou em contato com a operadora de viagens a fim de que o seguro fosse acionado, sendo informado que não havia médico credenciado naquela localidade. O casal procurou um hospital, que manteve Brenda internada por 24 horas, e retornou ao Brasil no terceiro dia de estada em Las Vegas, tudo às suas expensas. Partindo da hipótese apresentada, assinale a afirmativa correta:
O casal poderá acionar judicialmente a operadora de turismo, mesmo que a falha do serviço tenha sido da seguradora, em razão da responsabilidade solidária aplicável ao caso.
Com relação ao risco do desenvolvimento é incorreto afirmar:
Por se tratar de defeito imprevisível, o fornecedor de produtos e serviços não responde pelo risco do desenvolvimento.
Com relação à publicidade, pode-se dizer:
Estão incorretas as afirmativas das letras C e D
c) No regime contratual consumerista a publicidade obriga o fornecedor e integra o contrato que vier a ser celebrado, e nisso consiste o princípio da veracidade da publicidade.
d) Ao vedar a publicidade enganosa, o CDC consagrou o princípio da vinculação da publicidade.
Responda quais são os objetivos do processo legislativo no brasil.
Apresentar projetos eu visem a elaborar leis mediante discussão, votação e aprovação para assuntos que estejam de acordo comas necessidades sociais.
Em relação à Responsabilidade Civil nas Relações de Consumo entende-se que Responsabilidade civil é o dever daquele que causou o dano a alguém de repará-lo. A responsabilidade civil surge pela prática de um ato ilícito que é o conjunto de pressupostos da responsabilidade civil e pode ser contratual e extracontratual ou aquiliana. Assim, explique o que vem a ser uma responsabilidade civil contratual.
É o dano que decorre do descumprimento de um contrato entre as partes.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes