Buscar

Coloração de Gram: Importância e Diferenciação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Introdução
O método de coloração de Gram existe há mais de um século. Foi desenvolvida em 1884 por Hans Gram.
Entende-se por  Coloração de Gram um método de coloração utilizado para diferenciar espécies bacterianas em dois grupos, bactérias gram-positivas e gram-negativas. Entre os fatores que irão diferenciar gram-positivos de gram-negativos, está a coloração das bactérias, a composição e propriedades químicas e físicas das paredes celulares.
Ou seja, diferenciação é a detecção de quantidade de peptídeoglicano nas bactérias gram-positivas e nas bactérias gram-negativas. 
A coloração de Gram é uma coloração diferencial porque não cora todos os tipos de células igualmente. Essa maneira de reagir diferentemente, frente ao Gram, é em razão das diferenças na estrutura da parede celular das bactérias, as bactérias gram-positivas serão azul violeta, enquanto as gram-negativas serão vermelhas.
Objetivo
O objetivo desta prática é demonstrar a importância desta coloração e fazer com que os alunos sejam capazes de distinguir entre Gram positiva e Gram negativa. Paralelamente, devem ser capazes de distinguir formas e arranjos ou seja morfologias cocos ou bacilos e arranjos bacterianos (estafilococos, estreptococos, estreptobacilos
Conclusão
Então pode-se concluir que a coloração de Gram é um dos mais importantes métodos de coloração utilizados em laboratórios de microbiologia e de análises clínicas, sendo quase sempre o primeiro passo para a caracterização de amostras de bactérias
As bactérias gram-positivas serão azul violeta, enquanto as gram-negativas serão vermelhas.

Outros materiais