Buscar

DIREITO EMPRESÁRIAL DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Introdução
A Lei de Propriedade Industrial surgiu substituindo a lei 5.772/71. Ela veio para resguardar aos inventores, o direito de obter recompensa pela sua criação, nem que seja por um período determinado. Permite que ao criador do objeto não tenha sua criação copiada ou imitada por terceiros sem sua autorização. A invenção, o modelo de utilidade, o desenho industrial e a marca, são bens da propriedade industrial. 
Patente
Patente é uma propriedade temporária, legalmente concedida pelo Estado, sobre uma invenção ou modelo de utilidade. É uma forma de reconhecimento do esforço inventivo e, por isso, garante ao seu proprietário, direitos exclusivos sobre sua invenção.
Patente de Invenção
A invenção pode ser patenteada se atender os requisitos de novidade, de atividade inventiva e de aplicação industrial, sendo que esta aplicação industrial é a possibilidade de ser utilizados ou produzidos por qualquer indústria.
Patente Modelo de Utilidade
“É patenteável como modelo de utilidade o objeto de uso prático, ou parte deste, suscetível de aplicação industrial, que apresente nova forma ou disposição, envolvendo ato inventivo, que resulte em melhoria funcional no seu uso ou em sua fabricação”.
Desenho Industrial
Desenho Industrial é um objeto ou coisa que tenha uma Função utilitária e não meramente estética. O desenho industrial exterioriza a criatividade do homem aplicada pelas disposições de linhas, pelas cores e pela forma. Conforme definição legal prevista no art. 95 da LPI, os requisitos legais para proteção legal do desenho industrial são novidade, originalidade, e aplicação industrial.
Marca
Marca é considerada um sinal/símbolo distintivo de um produto ou serviço. Sinal para demonstrar a origem do produto, a origem do serviço. Finalidade diferenciá-lo de um outro produto ou serviço semelhante, mas de origem diferente. Um dos objetivos de proteger a marca é a proteção ao consumidor pois este está vinculado a determinado sinal. Todavia, a principal finalidade é para evitar em todos os sentidos a concorrência desleal.
Conclusão
Para poder se explorar com exclusividade a invenção e o modelo de utilidade é necessária à concessão da respectiva patente, que é documentado pela “carta-patente”. Já para a exploração exclusiva do desenho industrial e da marca, precisa-se do registro, documentado pelo “certificado”. O órgão responsável pela concessão do registro e da patente é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI. A invenção é a único bem industrial não definido pela lei.

Outros materiais