Buscar

Trabalho - Educação alimentar e nutricional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Curso: Nutrição Aluna: Layana de Castro Santos Código: SDE0391 Turma: 3001 Disciplina: Educação NutricionalEducação Alimentar e Nutricional
Universidade Estácio de Sá – Campos dos Goytacazes / 2016
Educação Alimentar e Nutricional
A educação alimentar e nutricional (EAN) se configura como um campo de conhecimento e prática contínua e permanente, intersetorial e multiprofissional, que utiliza diferentes abordagens educacionais. São ações que envolvem indivíduos ao longo de todo o curso da vida, grupos populacionais e comunidades, considerando as interações e significados que compõem o comportamento alimentar.
Seu objetivo é contribuir para a realização do direito humano à alimentação adequada e garantia da segurança alimentar e nutricional (SAN), a valorização da cultura alimentar, a sustentabilidade e a geração de autonomia para que as pessoas, grupos e comunidades estejam empoderados para a adoção de hábitos alimentares saudáveis e a melhoria da qualidade de vida. A EAN é entendida como processo de diálogo entre profissionais de saúde e a população, visando a autonomia e ao autocuidado.
Contemplada pela Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), a educação alimentar e nutricional é compreendida também no âmbito da promoção da saúde no campo do desenvolvimento de habilidades pessoais por meio de processos participativos e permanentes, configurando-se como um dos pilares da promoção da alimentação adequada e saudável (Diretriz 2 da PNAN).
Estilo de vida e alimentação saudável
A nutrição é um fator chave de nossas vidas. De fato, alimentar-se bem é uma das necessidades diárias dos seres humanos e, com tal, deve ser adequada ao estilo de vida de cada um. De maneira geral, consumir bastantes frutas, verduras e legumes, comer de 3 em 3 horas, evitar doces e alimentos gordurosos, além de diminuir a quantidade de carboidratos, é o ideal para a dieta saudável de qualquer pessoa.
A cultura do direito
A alimentação é um direito humano, dever do Estado e de cada pessoa em particular. A Alimentação e a conseqüente Nutrição são áreas sociais e biológicas em seus fundamentos e em suas aplicações. A área é multissetorial: interprofissional e multidisciplinar. Estudos básicos e programas intersetoriais têm sido realizados para a compreensão e solução dos problemas da alimentação no Brasil, usando diferentes indicadores. Eles mostraram desnutrição aguda e crônica, presente em pobres e ricos. Aspectos de conhecimento, cultura, educação têm sido pouco valorizados como causa e solução dessa problemática. Vários programas de alimentação, governamentais e não-governamentais, existem no país.
Recentemente, o mais importante e louvável programa de combate à fome no país é ligado aos alimentos, dentro do conceito de Segurança Alimentar e Nutricional. Mas é a educação, o direito à alimentação, à boa alimentação, à segurança da alimentação, nutricionalmente saudável, diária e contínua, a base e a garantia do pleno desenvolvimento físico e intelectual de cada pessoa e, conseqüentemente, de sua qualidade de vida.
O papel da comunicação da mídia
Os meios de comunicação, no Brasil e no mundo, têm contribuído para a mudança dos hábitos alimentares de crianças e adultos, estimulando o consumo de lanches calóricos e fast food, ao mesmo tempo em que difundem um novo padrão estético baseado no corpo ideal, esbelto. Essa influência preocupa os profissionais da área de alimentos e saúde, porque provoca o aumento do número de pessoas obesas e com transtornos alimentares.
Estudos indica que adolescentes e mulheres jovens são mais sensíveis a essa exposição, principalmente da 'indústria do emagrecimento', observando-se cada vez mais publicações de dietas, cardápios semanais, com pessoas famosas opinando e indicando meios para se conseguir o emagrecimento e, junto com ele, sucesso pessoal, profissional, felicidade e juventude. A televisão é um dos veículos de comunicação mais utilizados para o entretenimento e educação, sendo a maior fonte de informação sobre o mundo, transmitindo aos mais diversos lugares e culturas informações sobre como as pessoas se vestem, o que pensam, como aparentam ser e o que comem. Com toda essa influência 'sutil', vendem-se produtos, padrões e estilos. ”Isso faz com que grande parcela da população, principalmente a que se encontra em processo de auto-afirmação, seja influenciada
Podemos analisar como é necessário aprofundar a discussão sobre o papel da educação alimentar e nutricional. A difusão de práticas alimentares saudáveis pelos próprios meios de comunicação e o desenvolvimento de políticas de promoção da saúde o mais precocemente possível, poderiam criar indivíduos mais críticos na escolha de produtos.
Promoção de saúde
Promoção da saúde consiste em políticas, planos e programas de saúde pública com ações voltadas em evitar que as pessoas se exponham a fatores condicionantes e determinantes de doenças, a exemplo dos programas de educação em saúde que se propõem a ensinar a população a cuidar de sua saúde. Além disso, incentiva condutas adequadas à melhoria da qualidade de vida, distinguindo-se da atenção primária ou ações da medicina preventiva que identificam precocemente o dano e ou controlam a exposição do hospedeiro ao agente causal em um dado meio-ambiente
No dia 30 de março de 2006, foi aprovada a Política Nacional de Promoção a Saúde, pela portaria de número 687, que validou o compromisso da atual gestão do Ministério da Saúde na ampliação das ações de promoção, nos serviços e na gestão do Sistema Único. Constituindo um instrumento de fortalecimento e implantação de ações transversais,integradas e intersetoriais que objetivam o diálogo entre as diversas áreas do setor sanitário, governamental, privado e sociedade geral, para compor redes de compromisso em que todos auxiliem na proteção e no cuidado com a vida..

Outros materiais