Buscar

ANÁLISE E CONJUNTURA DE MOVIMENTOS SOCIAIS DE RESISTÊNCIA A DITADURA MILITAR NO BRASIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CONJUNTURA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DE RESISTÊNCIA A DITADURA MILITAR NO BRASIL.
	A Ditadura militar no Brasil foi um marco triste e negativo na história do país, não somente por conta da repressão, censura e violência que eram marcos do governo ditador instaurado na época, mas, sobretudo por uma forte onda de resistência manifestada por diversos movimentos sociais que sem dúvidas foram fundamentais para o fim daquele período sombrio do país.
	Tudo começou no dia 31 de Março de 1964, militares contrários aos ideais e as decisões do então governo de João Goulart destituíram-no do poder por meio de um golpe e assumiram de forma ilegítima o poder do país, por conta desta tomada de poder instituiu-se no Brasil um longo governo ditatorial que restringiu o direito ao voto e toda e qualquer forma de participação popular, reagindo com violência e censura qualquer movimento se opusesse ao governo.
	Antes de Abril de 1964 um movimento social que já tomava força era o movimento de estudantes organizados pela UNE e UEEs que já faziam pressão no governo de Goulart cobrando mudanças e avanços de cunho social. Este movimento certamente não era bem visto pelos militares golpistas e antes mesmo de o golpe acontecer o movimento de estudantes já era visado pelos militares, que numa tentativa de enfraquecer este movimento classificava-o como desorganizado e baderneiro. O motivo pelo o qual o movimento de estudantes era tão mal visto por parte dos militares era a ameaça iminente de uma propagação das idéias de cunho comunistas e de esquerda.
	Inclusive, um dos motivos que desencadeou a ditadura militar no Brasil foi o aumento da participação política e social da população, isto amedrontava a classe burguesa que temia a instauração do comunismo.
	Antes que o presidente João Goulart fosse deposto pelos militares, um outro movimento social tradicionalista aconteceu entre os dias 19 de Março e 8 de Junho de 1964, este movimento se opunha a presidência de Goulart e as decisões que estavam sendo tomadas, uma vez que sob a ótica deste grupo tais decisões eram uma ameaça comunista no país, este movimento foi denominado de passeata da família com Deus pela liberdade, este movimento que tinha o apoio dos militares era um apoio para que o golpe ocorresse. 
	Após a instauração dos atos institucionais no governo de Marechal Humberto Castelo Branco (1964-1967) e de diversas outras decisões ditatoriais, Costa e Silva toma posse e a opressão política e militar contra os opositores ao governo e suas decisões é intensificada. Foi neste período que ocorreram muitos movimentos de resistência a ditadura, um deles e de suma importância foi a passeata dos cem mil.
	A passeata dos cem mil foi um movimento que ocorreu no dia 26 de Junho de 1968 motivado sobretudo por mortes que ocorreram antes desta data e pela prisão de muitos estudantes.
	Outro período da ditadura militar que vale a pena ser ressaltado foi o período que antecedeu ao fim do governo ditatorial, um dos movimentos que foi de suma importância para o desencadeamento do fim da ditadura e da reinstauração da democracia foi o movimento pelas diretas já, que começou em Maio de 1983 até 1984, movimento que mobilizou milhares de pessoas em comícios e passeatas.
	Em suma, a ditadura militar foi um período de muitas mortes, torturas, prisões injustificadas, censura, foi um período longo e tortuoso para o Brasil, porém, por outro lado, foi um período de grande expressão de resistência e luta através dos movimentos sociais, através destes movimentos nós podemos ter a noção do quanto o controle social é importante e fundamental na sociedade, além do que, é importante também que cada individuo inserido na condição de cidadão, ou seja, todos de acordo com a constituição, tenha uma consciência política que os leve a lutar e a buscar por seus ideais e pelo bem comum da sociedade.

Outros materiais