Buscar

Ciência Política - Caso Concreto

Prévia do material em texto

Caso Concreto – Aula 01
Questões : a) A verdadeira concepção de política se coaduna com o desinteresse da coisa pública pela cidadania? b) Estaria correta a afirmação do filósofo Francis Wolff quando afirma que "o desinteresse dos cidadãos pela política ameaça a democracia"? Justifique sua resposta
R: a)Não, pois política são ações públicas ou privadas que proporciam o bem estar comum .
R: b) Sim, está correta. Já que com a população se distanciando da vida política, não existe fiscalização , permitindo a ação antiética de políticos, que não atendem a vontade do povo.
Caso Concreto -Aula 02- 1)“’E evidente que, durante o tempo em que os homens vivem sem um poder comum que os mantenha subjugados, eles se encontram naquela condição que é chamada de guerra; e essa guerra é uma guerra de cada homem contra cada outro homem”. Aponte o autor dessa frase e a situação por ele descrita: a)Locke e o estado da natureza. b)Hobbes e o estado da natureza. c)Hobbes e o estado em sociedade. d)Platão e o estado da natureza 
R: b) Hobbes e o estado de natureza.
 2) Como vimos, em Hobbes, o contrato social faz com que os indivíduos abdiquem de sua infinita liberdade e a entreguem a um soberano, que deve garantir suas vidas e uma ordem social segura. Com este acordo, segundo Hobbes, está criada a sociedade e também o Estado. Neste sentido, pergunta -se: a) Quais as finalidades do Estado na visão de Hobbes?
R: a) Hobbes acredita que as finalidades do Estado são : representar os cidadãos, assegurar a ordem e ser a única fonte da lei, sendo soberano.
Caso Concreto –Aula 03
Na visão de Locke e Rousseau os homens são completamente livres conforme a sua natureza, pelo que são criaturas marcadas pela bondade. Sendo certo que com o surgimento da propriedade o homem abandona a sua condição natural, pode-se afirmar que a propriedade surge da mesma forma e tem os mesmos efeitos na formação do Estado para ambos os autores?
R: Para Locke a propriedade e família já existiam, sendo a condição para o estado natural, de paz , liberdade e igualdade ( sendo regidas por uma lei natural). Um dos efeitos da propriedade foi o contrato social, que surge para estabelecer ordem e acabar com o estado de guerra que surgira, já que não havia propriedade para todos.
Já Rousseau acreditava que a propriedade era coletiva no estado natural, distribuída igualmente. Os efeitos vieram quando os homens tiveram uma visão mais individual da propriedade, tendo assim a sociedade civil. Porém tudo isto ocasionou na desigualdade social
Caso Concreto –Aula 04
Considerando a possibilidade das ilhas de Fernando de Noronha deixarem de compor o território brasileiro, é certo que a extensão territorial brasileira será alterada. Com a dita alteração, o mar territorial e o espaço aéreo sofrerão algum tipo de impacto?
R: Sim, sofrerão. Por conta do caráter multidimensional do território, ou seja, se a ilha deixa de compor nosso território, logo, o mar territorial, que é o espaço marítimo que influencia o aéreo que a mesma abrangia, vai deixar de abrangir. 
Caso Concreto –Aula 05
Paulo, refugiado de guerra, já vive no Brasil acerca de 20 anos, já tem todos os documentos Brasileiros, já constituiu a sua família (com mulher e um casal de filhos) tem emprego fixo, mas não pensa em se naturalizar brasileiro. Quando questionado a esse respeito, ele afirma ser grato ao Brasil, mas que não se sente Brasileiro. Diante do caso de Paulo, é possível identificar uma distinçã o entre o conceito de povo e o conceito de nação?
R: Paulo pode ser considerado nação, tendo em vista que nação é o conjunto de pessoas nacionais e estrangeiras que possuem um vínculo de identidade com o país. O vínculos são diversos, como : cultura, religião, linguagem, etc.
Caso Concreto –Aula 06
O conceito de soberania é teoricamente bastante complexo e tem variado no decorrer do tempo, suscitando uma grande quantidade de acepções conceituais. Podemos, de qualquer forma, extrair que se trata de um termo que designa o poder político no Estado Moderno estando expresso em praticamente todas as constituições modernas. A Constituição brasileira tem alguns dispositivos (no caso os art. 4º e 14) que fazem tal referência, senã o vejamos: Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: I - independência nacional; (...) III - autodeterminação dos povos; IV - não-intervenção; V - igualdade entre os Estados; (...) Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: I - plebiscito; II - referendo; III - iniciativa popular. (...)? (grifo nosso) Diante do acima exposto, pergunta-se: a) Diante do que está expresso no Art. 4º da Constituição Federal, é possível afirmar que o Brasil deve considerar que a soberania sempre exterioriza a supremacia estatal ?
R: a) Não, pois fica claro que não há supremacia entre os Estados no inciso.
 b)Tanto Locke quanto Rousseau falam sobre um contrato social, onde o soberano deveria representar o povo.
Caso Concreto –Aula 07
Considere a hipótese: O Premier da Alemanha propõe que a Comunidade Européia se transforme em uma federação enquanto que o Premier da França contrapropõe que ela se transforme em uma confederação. Ambos querem estabelecer um vínculo jurídico, entre aqueles estados europeus, mais forte que o Tratado de Maastrich. Do ponto de vista da natureza dos vínculos jurídicos propostos, o que os diferenciaria?
R: A França seria a união dos Estados Soberanos, sendo dissolúvel, enquanto, a Alemanha seria a união dos Estados Autônomos, sem a possibilidade de dissolução.
Caso Concreto –Aula 08
Após superar uma ditadura e iniciar um processo de redemocratização determinado país “P” resolve elaborar uma nova constituição. Embora estivesse definido que se organizariam pela via federativa, houve uma divisão política quanto à forma de governo a ser assumida: por um lado, os mais tradicionalistas requerendo o retorno à monarquia que deu origem ao surgimento do país no Século XVIII; e, por outro lado, os que defendem uma república de viés democrático, evitando estabelecer qualquer resquício personalista ao poder. A disputa se acirra e o representante da Família Real, figura carismática e bastante conhecido entre a população local, percebendo que os constituintes estão inclinados a estabelecer a forma de governo republicana, passa a defender que a constituição preveja uma forma monárquica com eleições para rei, sendo que o eleito deve governar com mandato fixo de seis anos, além de responder politicamente pelos seus atos. Pergunta-se: a) A proposta do representante da família real faz algum sentido sob a perspectiva da teoria política atualmente estudada? b) A Constituição brasileira de 1988 permitiria uma modificação (emenda constitucional) com a finalidade de alterar a forma de governo republicana pela forma monárquica.
b)  todas as Constituições Federais republicanas trouxeram em seu corpo a previsão da república como cláusula pétrea, integrando o núcleo imutável do texto juntamente com a Federação.
A República é uma cláusula implícita material por expressa decisão do povo, o qual afastou a possibilidade do advento de uma monarquia constitucional no plebiscito mencionado.

Continue navegando

Outros materiais