Buscar

SEMANA 2 DE PRATICA lV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA DE FAMILIA DA COMARCA...
 ANTONIA MAREIRA DA SILVA, portuguesa, medica, casada, portadora de Identidade nº _______ Inscrita no CPF sob o nº____ domiciliada e residente a _____________e com endereço eletrônico............. por seu Advogado, com endereço profissional no bairro..., cidade... Estado... Conforme, o previsto no art.77, inc.V do CPC, vem respeitosamente perante a V.Exa propor:
 AÇÃO DE DIVORCIO COM PEDIDO DE TUTELA DE URGENCIA DE ARROLAMENTO DOS BENS
 Pelo rito comum em face de PEDRO SOARES, brasileiro, casado, dentista, portador da Identidade nº_______ Inscrito no CPF sob o nº___________, domiciliado e residente a______, com endereço eletrônico..........pelas razoes de fato e de direito a seguir:
 DO INTERESSE DA REALIZAÇÃO DA AUDIÊNCIA DE MEDIAÇÃO
 A Autora com base no artigo 165 do CPC não possui interesse na referida audiência.
 DA LIDE
A Autora é casada há 30 anos com o Réu e na constância do matrimônio ti vieram dois filhos, Joaquim e Maria das Dores, ambos maiores e capazes. Constituíram vasto patrimônio juntos, fruto do esforço mutuo do casal. Ocorre que a Autora, descobriu que o Réu está e m um relacionamento extraconjugal, razão pela qual resolveu divorciar-se do deste. O Réu ao saber da vontade da Autora em não manter o casamento, deseja doar seus dois automóveis, marca Toyota, modelos SW4 e Corolla, para a sua irmã, A senhora Isabel Soares, assim como passou a realizar diversos saques em uma das contas conjuntas do casal. A Autora, após ouvir uma conversa entre o Réu e sua irmã Isabel, comprou juntamente ao Banco ao qual possuem conta tais saques do Réu. 
 DOS FUNDAMENTOS
Diante do ocorrido a Autora quer que haja a dissolução da sociedade conjugal conforme dispõe a lei nº 6.515/77 em seu artigo 2º, IV e Parágrafo único, in verbis: 
 “-Art 2º - A Sociedade Conjugal termina: IV - pelo divórcio
Parágrafo único - O casamento válido somente se dissolve pela morte de um dos cônjuges ou pelo divórcio.” Fica claro que pelo fato do Réu esta se desfazendo do patrimônio que também cabe a Autora, pois a mesma é meeira do Réu, onde o requisito do fumus boni iures está presente e, há o periculum in mora , por ter o risco de ao final da dissolução da relação entre os dois de que não haja mais nenhum bem a ser dividido, pois o Réu tem a intenção d e dilapidar o patrimônio. Devendo assim, ser concedido o arresto dos bens, como forma de coibir tal atitude adotada pelo Réu e, pela razão da Autora não ter ideia de todo s os bens existentes, em tutela de urgência de natureza cautela, com prazo para contestação de 5 dias, conforme preconizado nos artigos 3 01 e 306 ambos do Novo Código de Processo Civil, in verbis: 
 “Art. 301 – A tutela d e urgência de natureza cautelar pode ser efetivada mediante arresto, sequestro, arrolamento de bens, registro de protesto contra alienação de bem e qual quer outra medida idônea para asseguração do direito. Art.306 – O réu será citado para, no prazo de 5 (cinco) dias, contestar o pedido e indicar as provas que pretende produzir.” Corrobora com este entendimento a decisão do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, senão vejamos: 
MEDIDA CAUTELAR DE ARROLAMENTO DOS BENS. PERDA DE OBJETO INEXISTENTE. RISCO DE DILAPIDAÇÃO DO PATR IMÔNIO. PROCEDÊNC IA. –
 O julgamento da ação de divórcio c/c partilha de bens não implica a perda do objeto da medida cautelar de seqüestro de bens, que visa a resguardar os direitos da parte e o cumprimento da sentença proferida na ação principal. - Demonstrado o perigo de dilapidação do patrimônio do casal, deve ser mantido o seqüestro dos bens até que se efetive o registro da partilha procedida nos autos da ação divórcio. A Autora quer que seja efetivado o arrolamento para que ao final da lide tenha garantido seu direito
 Diante de tais fatos, não restou a Autora para ter seus direitos garantidos, senão se socorrer do poder judiciário. 
 DOS PEDIDOS
Diante o exposto requer a V.Exa:
Concessão do pedido de TUTELA DE URGÊNCIA CAUTELAR, no sentido de determinar o arrolamento de bens de todo patrimônio adquirido pelas partes;
A citação do Réu para comparecer a audiência de mediação;
A procedência do pedido de divorcio;
A condenação do Réu ao ônus da sucumbência.
 DAS PROVAS
Requer a produção de todas as provas em direito admitidas, conforme artigo 369 do CPC, em especial documental .
 DO VALOR DA CAUSA 
Dá-se à o valor da causa de R$......
Nestes termos, pede deferimento
 Local e data
 ADVOGADO
 OAB-UF

Outros materiais

Outros materiais