Buscar

avaliando

Prévia do material em texto

CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
	Simulado: CEL0056_SM_201602556326 V.1 
	Aluno(a): AMANDA CORREA DE OLIVEIRA MIRANDA
	Matrícula: 201602556326
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 31/10/2017 06:26:29 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201602704263)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	As opções apresentam objetivos do ensino da língua portuguesa, EXCETO em:
		
	 
	O objetivo mais geral do ensino de português é mostrar como funciona a linguagem humana.
	
	O objetivo do ensino da língua portuguesa é desenvolver a utilização do português para falantes nativos.
	 
	O objetivo do ensino da língua portuguesa é analisar os usos da língua considerada culta e de maior prestígio.
	
	O objetivo do ensino da língua portuguesa é analisar o comportamento linguístico da sociedade e dos indivíduos em várias situações.
	
	O ensino de língua portuguesa deve analisar os usos da língua nas modalidades oral e escrita em diferentes situações de vida.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602697079)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma professora que acredita na literatura como algo prazeroso para a criança deve estar voltada ao gosto e apreciação. Assinale a ação coerente a essa concepção de trabalho com a literatura.
		
	
	Criar momentos em que os alunos possam olhar e folhear vários tipos de livros, mas, no momento da escolha, indicar o que é mais adequado para aquela idade evitando que alunos do 5.º ano, por exemplo, escolham livros de imagem ou de textos muito curtos.
	
	Adotar mensalmente um título da literatura infantil para que todos os alunos façam a mesma leitura, pois assim haverá maior aproveitamento nas discussões e atividades sobre o mesmo.
	
	A partir do momento que os alunos dominarem a escrita, sempre solicitar o preenchimento de questionários e fichas de leitura para verificar a capacidade de interpretação textual.
	
	Adotar mensalmente a leitura de um livro de literatura infantil, fazendo com que o aluno preencha questionário e ficha de leitura.
	 
	Promover situações em que os alunos possam ter contato com diversos títulos de livros, permitindo-lhes a livre escolha de suas leituras.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603222688)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante as aulas de Língua Portuguesa, o professor deve priorizar uma prática pedagógica que promova o desenvolvimento de várias habilidades, entre elas, a habilidade da compreensão oral, a qual depende de alguns fatores que afetarão direta ou indiretamente a comunicação.
 Acerca desses fatores, julgue os itens que seguem e depois assinale a alternativa CORRETA.
I. Fator: rapidez do pensamento - como o pensamento do homem trabalha numa velocidade lenta, é comum não acompanhar e interpretar aquilo que ouve.
II. Fator: seleção auditiva - o indivíduo ouve o que é relevante para ele. E, quanto mais experiência ele tem, mais seletivo se torna.
III. Fator: prejulgamentos - o indivíduo costuma interpretar o que ouve de acordo com a sua visão de mundo, o que o leva, muitas vezes, a uma interpretação distorcida do que ouve.
IV. Fator: influência do ambiente - os ruídos, as imagens, as atividades ao redor do da situação comunicativa podem provocar distrações e interferir na compreensão daquilo que o indivíduo ouve.
Está correto o que se afirma em
		
	
	I, II e III, apenas.
	
	I e II, apenas.
	
	I, II e IV, apenas.
	 
	II, III e IV, apenas.
	
	I e III, apenas.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603222680)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Sociolinguística é um ramo da Linguística que veio "contribuir para a compreensão da língua, por meio de sua relação com a sociedade, de como a língua varia e muda, de acordo com os contextos e os relacionamentos sociais." (GOMES, 2011, p. 70).
 Nesse sentido, o ensino de Língua Portuguesa, desde os anos iniciais, deve contemplar todas as variedades da língua, pois, como defende Evanildo Bechara em sua obra Ensino de Gramática: Liberdade, opressão; (2002), o aluno precisa ser "poliglota em sua própria língua".
A partir desses considerações, julgue os itens que seguem, colocando V (verdadeiro), F (falso) e depois assinale a CORRETA.
 I. ( ) O professor de Língua Portuguesa deve ensinar ao aluno não apenas a modalidade padrão, mas tantas outras existentes para que o discente possa adequar o uso da língua a uma determinada situação comunicativa.
II. ( ) Cabe ao professor de Língua Portuguesa selecionar as variedades da língua que deve ensinar aos alunos, descartando aquelas das classes de menos prestígio e dando importância àquela valorizada socialmente: a norma-culta.
III. ( ) Compete à escola ensinar a língua padrão, mas sempre com respeito às variedades linguísticas que os alunos trazem do contexto sociocultural em que estão inseridos.
A alternativa que apresenta a ordem correta colocada nos parênteses é:
		
	
	V - V - V
	
	F - F - V
	
	F - V - F
	
	V - V - F
	 
	V - F - V
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602697468)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Magda Soares (2011), no livro Alfabetização e Letramento, lembra que a entrada no mundo da escrita se dá por meio de dois passaportes. "Um é a tecnologia, que é aprender a codificar e decodificar, saber que a escrita representa os sons da língua, as relações de fonemas e grafemas etc. O outro é o uso dessa tecnologia. Apenas com um desses passaportes não se entra no mundo da escrita". Subjacentes à idéia de letramento, existem no campo da educação duas correntes, a liberal e a radical:
		
	 
	a primeira adota o conceito de letramento funcional, voltado à integração do indivíduo à sociedade e ao mundo do trabalho, por meio dos desenvolvimentos cognitivo e econômico. A segunda, fortemente influenciada pelo educador Paulo Freire, acredita que leitura e escrita são meios de conscientização e transformação das realidades sociais.
	
	a corrente liberal acredita que o domínio da tecnologia conduz o individuo ao acesso à leitura e à escrita e a desenvolver uma reflexão frente aos problemas sociais. A corrente radical avalia que o método fônico trabalha com maior precisão a decodificação das palavras.
	
	a corrente liberal cria situações de alfabetização em função dos índices de exclusão, evasão, e repetência. A corrente radical analisa a qualidade da educação em função dos resultados do processo escolar de alfabetização.
	
	a concepção de letramento deve ser entendida a partir de sua natureza ideológica, seja ela radical ou liberal, desempenhando um papel importante frente à necessidade de se estabelecer um conjunto de meios para orientar a aprendizagem em direção a certo fim.
	
	tanto a corrente liberal, quanto a radical introduzem uma discussão sobre a qualidade da alfabetização buscando primordialmente uma determinação das propriedades, atributos, condições do alfabetismo que devem caracterizar a alfabetização.

Continue navegando