Buscar

1126698 Portfólio Inovações e tecnologias Reportagem 0 537409

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

INTERNET, A REVOLUÇÃO QUE MUDOU O MUNDO E AS PESSOAS
	Dá para imaginar o mundo sem internet? Apesar de ser uma tecnologia tão recente o mundo e as pessoas passaram a ser dependentes dela.
Rúbia dos Santos Martins, RU 1126698
Polo Pouso Alegre, MG
Os primeiros indícios do uso da internet ocorreram durante a Guerra Fria, no ano de 1969, nos Estados Unidos. A invenção recebeu o nome de Arpanet. Foi criada no intuito de interligar laboratórios de pesquisas, para garantir a comunicação entre militares e cientistas, mesmo em caso de bombardeios e bomba atômica. A partir de 1982, também passou a ser utilizada no meio acadêmico e o nome internet passou a ser usado.	Comment by Windows: Espaçamento entre linhas 1,5 cfe AbntImportante citar as fontes de leituras e seus devidos autores 
Por quase duas décadas, apenas os meios acadêmico e científico tiveram acesso à rede. Em 1987, pela primeira vez foi liberado seu uso comercial nos EUA. (SILVA, 2001).
Considera-se que em 1990 a internet começou a alcançar a população no geral, quando o engenheiro inglês, Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web (www), segundo Solomon e Schrum (2007) apud Borges e Casado (2009):
Essa nova ferramenta se tornou mais amigável quando foi criada uma estrutura visual que pudesse atrair o usuário comum ao software, por meio de browser, World Wide Web, criando páginas e relacionamentos entre itens e conduzindo a leitura por meio de ferramentas de links.
Com intuito de facilitar a navegação pela internet, surgiram vários navegadores. O surgimento de provedores e portais de acesso online acelerou o crescimento da internet.
 No Brasil, a internet passou a ser comercializada a partir de 1995. O Ministério da Ciência e Tecnologia, através da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) elaborou um Guia do Usuário de Internet, onde o termo internet foi definido como:
A Internet é um conglomerado de milhares de redes eletrônicas interconectadas, criando um meio global de comunicação. Essas redes variam de tamanho e natureza, bem como diferem as instituições mantenedoras e a tecnologia utilizada. O que as une é a linguagem que usam para comunicar-se (protocolo) e o conjunto de ferramentas utilizadas para obter informações (correio eletrônico, FTP, telnet, WAIS, Gopher, WWW). As informações podem ser encontradas em diferentes formatos e sistemas operacionais, rodando em todo tipo de máquina. (BRASIL,1996).
Dyson (1998) define internet como, “ambiente vivo, um lugar onde as sociedades, as comunidades e as instituições possam crescer, (...) a estrutura emerge das ações individuais em vez de originar-se de alguma autoridade ou governo central”. 
Internet, o fenômeno da globalização
Fonte: Google (2017)
A internet é um dos maiores fenômenos de comunicação. Através dela a globalização é possível. A comunicação entre as pessoas alcança níveis inacreditáveis, sem contar que o custo é baixo.
Vários segmentos utilizam a internet, hoje. Entre os estudantes é a principal fonte de busca para informações, é o que possibilita acesso ao mundo, ao novo. A educação a distância está revolucionando o cenário brasileiro, levando a educação a todos os cantos do país, garantindo o aumento do nível de escolaridade dos brasileiros, desde a educação básica até os cursos superiores e de especialização.
Nas empresas é utilizada de diversas maneiras, para a comunicação entre os funcionários, para a comunicação externa com vendedores, prestadores de serviços e clientes, para divulgação e marketing, como meio facilitador de informações, entre tantas coisas. 
O comercio pela internet tem crescido desenfreadamente, a facilidade de comprar sem sair de casa, a possibilidade de uma grande busca de produtos, a facilidade para comparar produtos, serviços e preços, a possibilidade de ter um comércio sem arcar com os custos de uma infraestrutura física, a facilidade de divulgação, são apenas alguns dos exemplos de como a internet está mudando a vida e o modo de pensar das pessoas.
A comunicação nunca foi tão fácil
Se pensarmos que a quarenta ou cinquenta anos atrás, os telefones fixos eram considerados como luxo, apenas famílias mais abastadas faziam uso dessa ferramenta de comunicação. Com a criação e popularização do telefone celular, na década de 1990, a vida começou a mudar, pois passou a ser possível comunicar-se a qualquer momento com outra pessoa. O celular acarretou uma mudança no comportamento e no modo de comunicação entre as pessoas. 
Os smartphones (celular inteligente), começaram a surgir a partir do ano de 2000, mas com funções simples. Foi a partir de 2007, com o lançamento do IPhone da Aplle e logo após do sistema operacional Android que o uso da internet passou a ser fundamental para a comunicação através do celular. 	Comment by Windows: Informar a fonte 
Aplicativos de conversa e redes sociais, tem tomado cada dia mais espaço na vida das pessoas.
Podemos nos comunicar com pessoas que estejam do outro lado mundo, como se estivesse ao nosso lado, através de mensagens instantâneas, chamadas de voz e chamadas de vídeo, com baixo custo, necessitando apenas de um aparelho celular, tablete, notebook ou computador que tenham acesso à internet.
 Fonte: Google (2017)
As vantagens da facilidade de comunicação não estão restritas apenas à conversa particular entre duas pessoas. O acesso à internet, através de aparelhos celulares já é umas das principais fontes de informação. Jornais online, blogs e redes sociais é usado frequentemente por grande parte da população para divulgar informações e produtos. 
A internet mudou o modo de vida das pessoas. É difícil imaginar o mundo de hoje sem a internet. Uma ferramenta tão nova, mas que já faz parte da vida das pessoas.
Estamos numa era em que vemos grandes evoluções, mas poucas invenções. A própria internet tem evoluído, mas uma invenção como essa, será difícil de ser superada, até porque a maioria das novas invenções utilizou ou utiliza a internet para se desenvolver.
Referências:	Comment by Windows: Portfólio não necessita colocar referencias no final 
BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. Guia do Usuário Internet/Brasil. 1996. 
DYSON, Esther, Release 2.0: a nova sociedade digital, Trad. Sonia T. Mendes Costa. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
LEONARDO WERNER SILVA. Internet foi criada em 1969 com o nome de "Arpanet" nos EUA. 12/08/2001, Folha de São Paulo. http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u34809.shtml
 Maria Manuel Borges; Elias Sanz Casado. (Org.). A Ciência da Informação criadora de conhecimento. Coimbra - Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2009.

Outros materiais