Buscar

ANATOMIA CLINICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EQUIPE:PATRCIA GOMES, ISABEL RODRIGUES
PROFESSORA: KALINA
ANATOMIA CLINICA
EQUIPE:PATRCIA GOMES, ISABEL RODRIGUES
PROFESSORA: KALINA
PLEXO BRAQUIAL
CONCEITO
O plexo braquial é um conjunto de nervos que partem da medula espinhal, que inervarão os membros superiores.
Suas raízes, que saem dos forames intervertebrais, são cinco: C5, C6, C7, C8 e T1. As raízes dão origem aos troncos superior (C5+C6), médio (C7) e inferior (C8+T1).
ANATOMIA DO PLEXO BRAQUIAL
CONT.
Cada tronco divide-se em divisões anteriores e posteriores. As divisões anteriores dos troncos superior e médio dão origem ao fascículo lateral. As divisões posteriores dos três troncos dão origem ao fascículo posterior. Enquanto a divisão anterior do tronco inferior dá origem ao fascículo medial.
Esses fascículos terão vários ramificações que inervarão os membros superiores. A maior dessas ramificações é o nervo radial. Do fascículo lateral originam o nervo musculocutâneo e sai um ramo que vai formar o nervo mediano. Do fascículo posterior originam o nervo radial e axilar, e por fim, do fascículo medial originam o nervo ulnar e o outro ramo que vai 
FUNÇAO.
O plexo braquial é um amplo plexo nervoso, compreendido entre o pescoço e até a axila de tal modo que este tem a função de conferir inervação motora e sensitiva para o membro superior, no caso, inervação somática. Em relação aos nervos espinais, pela sua descrição morfo-anatômica, pode-se perceber o porquê de sua conferência à sensibilidade e motricidade de todo o membro. Pelo fato de que este nervo se forma no momento que ocorre a fusão no nível medular de filamentos radiculares de dois sulcos na própria medula espinal, sendo as radículas que deixam o sulco lateral anterior com função motora e as radículas que deixa o sulco lateral posterior com função sensitiva, formando o nervo espinal, um nervo MISTO.
LESÕES DO PLEXO BRAQUIAL
NEUROPRAXIA: A forma mais branda de lesão do nervo. Trata-se de uma interrupção da condução nervosa, sem perda de continuidade do axônio. A recuperação ocorre sem degeneração walleriana.
AXONIOTMESE:Envolve a degeneração axonal, com perda da relativa continuidade do axônio e sua cobertura de mielina, mas a preservação da estrutura do tecido conectivo do nervo (o tecido de encapsulamento, o epineuro eperineuro, estão preservadas)
NEUROTMESE: A forma mais grave de lesão do nervo, em que o nervo é completamente interrompido pela tração, contusão ou laceração. Não só axônio, mas o tecido conjuntivo encapsular perder a sua continuidade. O grau mais extremo de neurotmese é transsecção, embora a maioria das lesões neurotmeticas não produzem perda bruta de continuidade do nervo, mas sim, o rompimento interno da arquitetura do nervo suficiente para envolver perineuro e endoneuro, bem como os axônios e seus invólucros. Ele necessita de cirurgia, com recuperação imprevisível.
Paralisia Obstétrica do plexo braquial
Paralisia de Erb Duchene:
Paralisia de Klumpke:
TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO
Tratamento Clínico
OBRIGADA
A persistência é o caminho do êxito.
Charles Chaplin

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais