Buscar

AULA 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aula 2 - Componentes da Rede Wireless
Introdução:
Nos últimos anos podemos dizer que vivemos a era das Telecomunicações, o número de linhas, principalmente móveis cresceu de 34 milhões para 4 bilhões, isso com dados registrados do início de 1993, até o fim de 2008; estima-se que existem 2 dispositivos móveis para cada pessoa na terra. Apesar das inovações mobiles, ainda existe a necessidade de se obter mais e mais aparelhos de telecomunicações, seja pela comodidade, necessidade ou por adaptação aos novos lançamentos.
Com a promessa de rede global, e dispositivos como Smartphones, tablets, notebooks e a atual “internet das coisas” (IoT) presentes cada vez mais em nossa vida, a tecnologia sem fio veio para ficar.
Apesar da forte ligação e importância da rede cabeada, no momento o que mais interessa em nossa aula, é falar sobre a camada de enlace, protocolos e dispositivos suportados a rede sem fio ou mais conhecida como “Era sem fio, ou era da Mobilidade”.
Exemplos de redes sem fio:
Roteador,Roteador Wireless ou Access Point
Qual a diferença entre Roteador, Roteador Wireless e Access Point?
Router (Roteador)
Um roteador é usado para conectar redes diferentes entre si. No caso dos usuários domésticos e da maioria das pequenas empresas, o roteador é aquele equipamento que conecta a nossa rede à Internet
Este pequeno equipamento compartilha a internet (que vem de um modem ADSL, de um cabo ou de outro meio) com os demais equipamentos da nossa rede. A Internet entra numa porta chamada WAN e é compartilhada através das portas chamadas LAN do seu roteador.
O Roteador Wireless
Já um roteador wireless compartilha a internet tanto através de cabos, quanto através de suas antenas. Ou seja, você não precisará de cabos para conectar o seu computador à internet. Podemos observar a existência de roteadores podemos com antenas removíveis de 5db, que é utilizada para transmitir o sinal sem fio (Wireless). Porém existem roteadores Wireless que não possuem antenas externas, mas possuem antenas internas que transmitem o sinal da mesma maneira.
Mas resumindo: Um roteador wireless pega o sinal que vem diretamente da internet e compartilha ele através dos cabos e das suas antenas, permitindo o acesso com ou sem fio à internet.
Access Point 
Um Access Point, ou simplesmente AP, pode ter várias funções. A primeira delas é a função de repetir um sinal. Sabe quando você está com seu computador bem longe da antena que propaga o sinal sem fio e esse sinal está bem fraquinho? Pronto, se você pôr um AP na metade do caminho para atuar como repetidor, ele vai pegar o sinal que estará chegando com 50% de intensidade, eliminará os ruídos e re-transmitirá o sinal com 100% de intensidade. Em suma, ele serve para aumentar o alcance da sua rede sem fio.
A segunda função do AP é transformar o sinal que vem de um cabo, num sinal sem fio. Daí você me pergunta “Não é melhor comprar um roteador sem fio?”, daí eu volto à explicação sobre roteadores… Um roteador é usado para conectar redes diferentes entre si. Então se você quer pôr rede sem fio na sua empresa – que teoricamente está na mesma rede – você deve comprar um Access Point e não um roteador.
A terceira e última função de um roteador é transformar sinal sem fio em sinal com fio. Pode parecer meio estranho essa aplicação, mas imagine uma situação onde precisamos conectar duas filiais que distam 2km entre si e o custo para puxar cabos de fibra óptica é muito elevado. Nesta situação poderíamos conectar as empresas através de um link sem fio e posteriormente transformar esse sinal que trafega pelo ar em sinal trafegável por cabos.
Como configurar um roteador
As configurações de um modem apresentam recursos avançados que devem permanecer intocados, então fazemos estritamente o necessário para não causar qualquer dano ao bom funcionamento do aparelho.
Conecte todos os cabos em seu roteador. Normalmente, ele vem com várias portas para rede cabeada, então plugue ali quantas você achar necessário. Não se esqueça de conectar o cabo de energia e também o cabo que vai até a linha telefônica.
Passo 1: conexão física
Passo 2: verificando o IP do dispositivo
Via CMD
Via “Propriedades da conexão”
Lembre-se que, ao realizar mudanças nas configurações do aparelho, você pode comprometer o funcionamento de toda a rede. 
Insira o comando “ipconfig” no prompt de comando (CMD) do Windows.
Diversas informações aparecerão na tela. Busque pelo campo “Gateway Padrão”.
Via “Propriedades da conexão”
Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone da sua conexão à rede, localizado na bandeja do sistema (canto inferior esquerdo), e selecione a ferramenta “Abrir a Central de Rede e Compartilhamento”.
Em seguida, aperte no nome da rede na qual você está conectado, como, no exemplo, “Conexão de Rede sem Fio (NZN)”.
Passo 3: configurando o WiFi
Abra o navegador e digite o IP na barra de endereços
Uma página de autenticação que solicita o nome de usuário e a senha será carregada. Depois de informar os dados, clique em “Ok” e prossiga para acessar a tela de configuração do dispositivo. Se você não souber o nome de usuário e senha, procure no manual do dispositivo ou acesse o site da fabricante.
Obs: Normalmente, as fabricantes usam informações como as seguintes:
Usuário: Admin
Senha: Admin 
Encontre a seção “Wireless” nas opções da tela de configuração do roteador e clique sobre ela. Nas informações gerais desta seção, você vai ver a informação “Enable Wireless” — desmarque-a caso você queira desativar a internet sem fio e deixar a conexão disponível apenas para os dispositivos conectados via cabo.
Se você quer trocar o nome da rede, encontre o campo “SSID” e digite o nome desejado. Salve as alterações.
Agora, é a hora de definir uma senha para proteger a sua conexão. Isso normalmente está disponível na subseção “Security”, dentro da grande seção “Wireless”. Ao acessá-la, modifique o tipo de autenticação para “WPA” e, no campo referente à senha (normalmente identificado como “WPA Key” ou “WPA passphrase”), digite a senha que você escolheu.
Definindo nome da rede e senha
Mudando a senha de acesso ao Modem
Outra configuração de segurança importante é mudar a senha de acesso ao modem. Primeiramente, encontre as configurações do dispositivo — normalmente é a seção “Management” ou “Settings”.
Estando na seção, clique em “Acess Control” e então digite o novo nome de usuário, a senha antiga e a senha nova nos dois campos restantes.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais