Buscar

Questões BDQ de Ciências políticas 2.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CIÊNCIA POLÍTICA
	Simulado: CCJ0107_SM_201703250184 V.1 
	Aluno(a): 
	Matrícula: 
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 03/10/2017 01:55:09 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201704046247)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Discurso proferido por Abraham Lincoln em 19 de Novembro de 1863, na cerimónia de inauguração do Cemitério Militar de Gettysburg, no local onde se tinha dado a batalha do mesmo nome: Há 87 anos, os nossos pais deram origem neste continente a uma nova Nação, concebida na Liberdade e consagrada ao princípio de que todos os homens nascem iguais. Encontramo-nos atualmente empenhados numa grande guerra civil, pondo à prova se essa Nação, ou qualquer outra Nação assim concebida e consagrada, poderá perdurar. Eis-nos num grande campo de batalha dessa guerra. Eis-nos reunidos para dedicar uma parte desse campo ao derradeiro repouso daqueles que, aqui, deram a sua vida para que essa Nação possa sobreviver. É perfeitamente conveniente e justo que o façamos. Mas, numa visão mais ampla, não podemos dedicar, não podemos consagrar, não podemos santificar este local. Os valentes homens, vivos e mortos, que aqui combateram já o consagraram, muito além do que nós jamais poderíamos acrescentar ou diminuir com os nossos fracos poderes. O mundo muito pouco atentará, e muito pouco recordará o que aqui dissermos, mas não poderá jamais esquecer o que eles aqui fizeram. Cumpre-nos, antes, a nós os vivos, dedicarmo-nos hoje à obra inacabada até este ponto tão insignemente adiantada pelos que aqui combateram. Antes, cumpre-nos a nós os presentes, dedicarmo-nos à importante tarefa que temos pela frente ¿ que estes mortos veneráveis nos inspirem maior devoção à causa pela qual deram a última medida transbordante de devoção ¿ que todos nós aqui presentes solenemente admitamos que esses homens não morreram em vão, que esta Nação com a graça de Deus venha gerar uma nova Liberdade, e que o governo do povo, pelo povo e para o povo jamais desaparecerá da face da terra. ABRAHAM LINCOLN (http://www.arqnet.pt/portal/discursos/novembro01.html) Tomando como referencia o texto acima, avalie a assertivas abaixo: I. Nação refere-se a uma coletividade real que se sente unida pela origem comum, pelos laços linguísticos, culturais ou espirituais, por interesses, ideais e aspirações comuns. II. O conceito jurídico-político de povo está relacionado ao vínculo da nacionalidade entre a pessoa e o Estado e sua aceitação como elemento essencial para a constituição do Estado é unânime. III. A ideia de identidade e pertença que compartilham os membros de uma nação os leva a desenvolver a consciência deste laço, fortalecido por um sentimento de elevado apego emocional. IV. Entende-se por ¿povo¿ o conjunto de indivíduos que em um dado momento se unem para constituir o Estado, estabelecendo, assim, um vínculo jurídico de caráter permanente. V. Nação pode ser entendida como grupo constituído por pessoas que, não necessitando ocupar um mesmo espaço físico, compartilham dos mesmos valores axiológicos e são movidos pela vontade de comungar um mesmo destino. É correto afirmar que:
		
	
	Somente as alternativas II e III estão corretas
	
	Somente as alternativas I e III estão corretas
	
	Somente as alternativas III e IV estão corretas
	
	Somente as alternativas IV e V estão corretas
	 
	Todas as alternativas estão corretas
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703909089)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Nem todo governo é soberano. De acordo com Rousseau, a soberania é inviolável e é um corpo moral. Ainda de acordo com o autor, as leis civis e políticas devem garantir:
		
	
	a vida do mais forte.
	
	a vida em estado de natureza.
	 
	a liberdade.
	
	a privação.
	
	a violência.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703351090)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a opção que expressa corretamente uma prática dos Estados Modernos Absolutos europeus nos séculos XV - XVIII:
		
	
	Combate aos privilégios da nobreza.
	
	Abandono do tributarismo e do fiscalismo.
	
	Política econômica liberal.
	 
	Centralização política e administrativa.
	
	Fragmentação territorial.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703378026)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Leia com atenção as assertivas abaixo para responder  sobre os contratualistas e pacto socialI No estado de natureza, enquanto que alguns homens possam ser mais fortes ou mais inteligentes do que outros, nenhum se ergue tão acima dos demais por forma a estar além do medo de que outro homem lhe possa fazer mal. Por isso, cada um de nós tem direito a tudo, e uma vez que todas as coisas são escassas, existe uma constante guerra de todos contra todos, a lei dos lobos. No entanto, os homens têm um desejo, que é também em interesse próprio, de acabar com a guerra, e por isso formam sociedades entrando num contrato social.II Todos os homens nascem e são iguais por natureza. Usam a razão, um bem comum, para costruir a sociedade, e dela partilhar os resultados. O Estado vem do direito natural, como o dirneito à vida, à liberdade, à propriedade. O Estado deve promulgar o bem estar geral. O governo não pode ser tirânico, nem patriarcal. A relação entre os indivíduos e o Estado é de confiança.III  O contrato social não se tratava de um contrato estabelecido entre os indivíduos e sim de cada um consigo mesmo e que transformava cada indivíduo num cidadão.A principal cláusula deste contrato é a alienação total de cada associado, com todos os seus direitos, à comunidade.De acordo com o exposto acima marque a sequência  correta :
 
		
	
	John Locke; Hobbes e Rousseau.
	 
	Thomas Hobbes; Rousseau e John Locke.
	
	Rousseau, Hobbes e Locke
	 
	Thomas Hobbes, John Locke e Rousseau
	
	John Locke; Rousseau e Thomas Hobbes.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201703916013)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo Tomás de Aquino, a vida solitária é exceção, enquadrada em três hipóteses:
		
	 
	indivíduo virtuoso; anomalia mental; naufrágio ou perder-se numa floresta;
	
	individuo virtuoso; mala fortuna; e naufrágio;
	
	Individuo virtuoso; individuo santo, individuo ético.
	
	corruptio naturae, anomalia mental ou perder-se na floresta;
	
	Excellentia naturae, individuo virtuoso e anomalia mental.

Outros materiais