Buscar

revisao av1 ECONOMIA POLITICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ECONOMIA POLÍTICA
JOSÉ CARREGOSA
Revisão Aula 1 a 5
OBJETIVOS:
 1 - Compreender a Economia de Mercado
 2 - Analisar a relação entre o Consumidor e o Produtor
 3 – Entender as Estruturas de Mercado
 4 – Compreender as questões econômicas relacionadas ao Setor Público e Tributação
 5- Entender a Política Monetária
2
 AULA 1 - Economia e Direito 
 A importância do estudo da Economia para o Curso de Direito é fornecer uma visão das principais questões econômicas de tal forma que se possa ter uma melhor compreensão da realidade econômica e suas relações com as Normas Jurídicas. 
3
 Conceito Básico 
 Economia é uma ciência social que estuda a produção, a circulação e o consumo de bens e serviços, e como o indivíduo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos na produção, de modo a distribuí-los, a fim de satisfazer as necessidades humanas. 
4
 Fatores de Produção 
 Necessidades Humanas: a) são ilimitadas, no sentido de que é próprio de qualquer indivíduo querer possuir sempre mais coisas do que já tem; b) são diversificadas, no sentido de que cada indivíduo possui sua escala de prioridades e desejos
5
 Fatores de Produção 
 Esses fatores de produção subdividem-se em:
a) Terra ou Recursos Naturais: o que existe na natureza (florestas, rios, oceanos, clima, etc.);
b)Trabalho ou Mão de Obra: força de trabalho economicamente ativa;
6
 Fatores de Produção 
c) Capital: riquezas acumuladas pela sociedade, utilizadas no processo produtivo como capital fixo (máquinas, ferramentas, estradas, etc.) e capital monetário (dinheiro);
d) Tecnologia e Conhecimento: habilidade que é utilizada no processo produtivo na busca de sua contínua melhora e expansão;
 
7
 Problemas Econômicos Fundamentais 
O que e quanto produzir?
b) Como e onde produzir?
c) Para quem produzir?
8
AULA 2 - Demanda de Mercado 
 A chamada Lei Geral da Demanda evidencia uma relação inversamente proporcional entre a quantidade procurada e o preço do bem, coeteris paribus. Um aumento do preço do produto resultará na redução de sua demanda. Por sua vez, o inverso ocorrerá na queda do preço do produto.
9
 Variáveis que afetam a demanda por um bem: 
a)Renda dos consumidores
b)Bens Substitutos
c)Bens Complementares
d)Preferências dos consumidores
10
 Oferta de mercado 
 Em relação a Lei da Oferta, a quantidade ofertada de um produto (ou serviço) é diretamente relacionada com seu preço, coeteris paribus. Se o preço de um bem aumenta haverá uma expansão na quantidade ofertada. 
11
 Oferta de mercado 
 A oferta depende de vários fatores dentre eles, do preço do bem em questão, dos demais preços, do preço dos fatores de produção (matérias-primas, salários, preço da terra), das preferências dos empresários, das alterações tecnológicas; do aumento do número das empresas no mercado. 
 
12
 Tendência de equilíbrio 
 O equilíbrio no mercado é definido como o preço que iguala as quantidades demandadas pelos compradores com as quantidades ofertadas pelos vendedores.
13
Interferência do governo no equilíbrio de mercado 
a) Política de preços mínimos na agricultura
b)Tabelamento
 
14
Intervenção Direta e Indireta
 
a)Intervenção Direta: a intervenção de forma direta ocorre através das empresas públicas e como sociedade de economia mista e de suas subsidiárias. b)Intervenção Indireta: a intervenção indireta ocorre com o Estado assumindo o papel de agente normativo e regulador da atividade econômica.
15
 AULA 3 - Estruturas de Mercado 
 Os mercados produtores estão estruturados de modo diferenciado, podendo ser classificado dos seguintes modos: concorrência perfeita, monopólio e oligopólio. 
16
 Estruturas de Mercado 
 A Concorrência Perfeita, ou competição pura, tem como característica principal a existência de um número muito grande de empresas produtoras e de compradores no mercado, onde nenhum destes possui condições suficientes de influenciar o mercado. (Art. 170 da CF Inciso IV)
17
 Estruturas de Mercado 
 O monopólio é ausência de concorrência, é uma figura que se situa em sentido oposto ao da livre concorrência, pois tem o poder de influenciar o mercado, significando a existência de um único fornecedor, podendo neste caso, impor o preço que mais lhe provier para suas mercadorias. 
18
 Estruturas de Mercado 
 O oligopólio é uma situação de concentração de mercado, é um tipo de mercado dominado por um reduzido número de grandes empresas, com alto grau de concentração, e estas empresas, influenciam no preço de mercado, o que leva a uma reação em face ao abuso do poder econômico. 
19
 
 Abuso do Poder Econômico 
 
 O art. 173, parágrafo 4° da Constituição Federal reprime o abuso do poder econômico para que não haja a dominação dos mercados, combatendo a eliminação da concorrência como também o aumento arbitrário dos lucros. reprimindo o abuso do poder econômico. 
20
 
 Lei Antitruste Brasileira 
 
 A Lei Antitruste Brasileira, Lei no. 12.529 de 30/11/2011, tem o intuito de restaurar o processo de concorrência no mercado e reprimir os abusos praticados no mercado de consumo. 
21
 
 Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência - SBDC 
 
 O SEAE e a SDE têm função analítica e investigativa, atuando na instrução dos processos, enquanto que o CADE atua como um tribunal administrativo. As decisões do CADE não cabem recursos na esfera do Poder Executivo, podendo apenas sofrer revisão no Poder Judiciário. 
22
 
 AULA 4 - A Atividade Financeira do Estado 
 
 O Atividade do governo na área fiscal: 
 a) Função distributiva
 b) Função estabilizadora
 c) Função alocativa
23
 
 Dívida Pública Interna 
 
 A Dívida pública interna consiste na dívida realizada pelo governo com pessoas da sociedade para financiar os seus gastos que não são cobertos pela arrecadação de tributos ou quando o governo tem como objetivo exercer sua função estabilizadora na economia. 
24
 
 Classificação dos Tributos 
 
 a) Tributos diretos são aqueles que incidem sobre a renda e a riqueza. 
 b) tributos indiretos são aqueles que incidem sobre a circulação de mercadorias ou prestação de serviços. 
25
 
 Classificação – Progressividade 
 
 a) Tributos progressivos são aqueles em que a alíquota se torna progressiva à medida que aumenta a renda. 
b) Tributos fixos
c) Tributos regressivos são aqueles em que o peso do tributo na renda dos indivíduos se torna menor à medida que a renda aumenta.
26
 
 Princípios Gerais de Tributação 
 
 a) Equidade
 
 Pelo Princípio da Equidade, o tributo deve ser justo, ou seja, os indivíduos devem contribuir com uma parcela justa para arcar com o custo do governo. 
 
27
 
 Princípios Gerais de Tributação 
 
 b) Neutralidade: O tributo para ser ideal não deve afetar os preços relativos praticados no mercado. A decisão de um investidor em alocar seu investimento em determinada região não deve ser baseada em vantagens tributárias e sim por fatores competitivos que venham atrair o capital. 
28
 
 Tributos 
 
 Os tributos admitidos em lei na Constituição federal brasileira são os impostos, taxas, contribuição de melhoria, contribuições sociais e empréstimos compulsórios. 
29
 
 
AULA 5 - Sistema Financeiro Nacional (SFN)
 
 
 O Conselho Monetário Nacional (CMN) – é o órgão deliberativo máximo do Sistema Financeiro Nacional,devendo estabelecer as diretrizes gerais das políticas monetária, cambial e creditícia; regular as condições de constituição, funcionamento e fiscalização das instituições financeiras e disciplinar os instrumentos de política monetária.
30
 
 
AULA 5 - Sistema Financeiro
Nacional (SFN)
 
 
 O Banco Central do Brasil (BCB) criado com a promulgação da Lei nº 4.595/64, é o órgão executor da política monetária, além de exercer a regulamentação e fiscalização de todas as atividades de intermediação financeira no país; é responsável pela a emissão de moeda; 
31
 
 
 Sistema Financeiro Nacional (SFN)
 
 
 ... o recebimento dos depósitos obrigatórios dos bancos comerciais; realização de operações de redesconto de liquidez e seletivo; operações de mercado aberto (open market); controle do crédito e das taxas de juros; entre outros.
32
 
 
 
Natureza jurídica Da Taxa Selic
 
 
 A definição que melhor se enquadra à taxa em debate é a constante da Circular Bacen n.º 2.868/99, repetida na Circular Bacen n.º 2.900/99, "Define-se Taxa Selic como a taxa média ajustada dos financiamentos diários apurados no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) para títulos federais."
33
 
 
 
 Tipos de Inflação: 
 
 
 Tipos de Inflação:
Inflação de Demanda
b) Inflação de Custos
 
34

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais