Buscar

Apresentação1.pptx

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Modais de Transportes
Fluvial e Lacustre
*O transporte hidroviário do Brasil é um setor de infraestrutura multimodal que integra o país através de seus recursos hídricos. 
*O transporte hidroviário no Brasil é dividido nas modalidades fluvial lacustre e marítima. O transporte marítimo é o mais importante, respondendo por quase 75% do comércio internacional do Brasil. 
*O transporte fluvial é o mais econômico e limpo, no entanto é o menos utilizado no Brasil. Há regiões entretanto, que dependem quase que exclusivamente desta modalidade, como é o caso da Amazônia, onde as distâncias são grandes e as estradas ou ferrovias não existem. 
Muitos rios do Brasil são de planalto, apresentando-se encachoeirados, portanto dificultam a navegação. É o caso dos rios Tietê, Paraná, Tocantins e Araguaia. Outro motivo são os rios de planície facilmente navegáveis Amazonas, São Francisco e Paraguai, os quais encontram-se afastados dos grandes centros econômicos do Brasil. 
Nos últimos anos têm sido realizadas várias obras, com o intuito de tornar os rios brasileiros navegáveis. Eclusas são construídas para superar as diferenças de nível das águas nas barragens das usinas hidrelétricas. É o caso das eclusas de Tucuruí no rio Tocantins, de Barra Bonita no rio Tietê e da eclusa de Jupiá no rio Paraná.
O Brasil tem milhares de quilômetros de rios. Boa parte dos rios navegáveis estão na Amazônia, o transporte nessa região é sub-aproveitado, por não haver nessa parte do país mercados produtores e consumidores de peso. 
Os trechos hidroviários mais importantes, do ponto de vista econômico, encontram-se no Sudeste e no Sul do País. O pleno aproveitamento de outras vias navegáveis dependem da construção de eclusas, grandes obras de dragagem e, principalmente, de portos que possibilitem a integração intermodal. 
Entre as principais hidrovias brasileiras, destacam-se duas: Hidrovia Tietê-Paraná e a Hidrovia do Solimões-Amazonas.
Existe também um projeto de ligação das Bacias do Tocantins, Amazonas e Paraná. É a hidrovia de contorno, que permitirá a ligação da região Norte do Brasil às regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. 
O seu significado econômico e social é de grande importância, pois permitirá um transporte de baixo custo. Parte deste projeto já está sendo implantado, principalmente no Norte do Brasil, com a construção das hidrovias do Madeira e Tocantins e outra parte já está naturalmente em funcionamento, como é o caso da Hidrovia do Solimões-Amazonas
Navegação lacustre é uma modalidade de transporte realizada em lagos e tem como principal característica a ligação entre cidades e países circunvizinhos. É um modal de transporte bastante restrito em face de serem poucos os lagos navegáveis, especialmente em termos de profundidade.
Quando a utilização dos lagos é complementar à navegação de cabotagem, como ocorre no Brasil com a Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, ela não se constituirá num modal lacustre. Trata-se de um modal bastante incipiente, não tendo importância numérica nas estatística do transporte de cargas no comércio internacional. 
Lentidão. 
Falta de flexibilidade e estrutura nos portos. 
Limitações quanto ao tipo de carga transportada.
Excessiva dependência das condições climáticas.
Portos e rotas distantes dos centros de produção.
DESVANTAGENS
VANTAGENS
Alta capacidade de transporte.
Baixo custo de manutenção, implementação e transporte.
Carrega qualquer tipo de carga.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes