Buscar

Resumo de Farmacologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Resumo de Farmacologia-Anestésicos intravenosos e outros parenterais
Introdução 
Em 1875 Humbert empregou o anestésico hidrato de coral em equinos, e este foi utilizado por varias décadas principalmente em equinos e bovinos. Até que os anestésicos inalatórios fossem descobertos como éter e clorofórmio. Em 1905 o hidrato de coral passou a ser utilizado associado com sultafo de magnésio, com isso seu uso passou a ser ainda mais difundido, contudo a recuperação anestésica era longa. 
Na década de 20 a anestesiologia sofreu um grande avanço com o advento dos derivados do acido barbitúrico , porém somente após a descoberta de pentobarbital e tiopental que os barbitúricos foram empregamos na veterinária, com o passar do tempo, das descobertas o pentobarbital passou a ser administrado apenas em pequenos animais e o tiopental em grande animais.
Na década de 60 surgiu a quetamina, e essa utilizada até os dias de hoje como um dos principais anestésicos injetáveis tanto para animais de pequeno e grande porte. Na década de 70 surgiram o metomidato e o etomidato, e nesta década também que o propofol foi descoberto.
Classificação 
Barbitúricos: possui uma versatilidade muito grande, é derivado do acido barbitúrico, esse destituído de atividades depressoras centrais. A sua classificação é baseada em sua estrutura química. Se ocorrer a troca do oxigênio na posição 2 por um átomo de enxofre produz os tiobarbitúricos. Sendo os seus principais representantes são tiopental e tiamilal. O pentobarbital é um anestésico muito utilizado em animais de pesquisa, dentro desse grupo se encontra o fenobarbital e o barbital porem são mais empregados em casos de epilepsias e convulsões.
Compostos Imidazólicos 
Etomidato: é um potente agente hipnótico, porém sem propriedades analgésicas.
Propofol: é liquido hidrofóbico e estável a temperatura ambiente.
Derivados da Fenciclidina 
Quetamina: apresenta-se como mistura racêmica de dois isômeros individuais que diferem em potência anestésica. Ela possui um Ph de 3,5 e devido essa acidez causa irritabilidade se administrado intra muscular, possui uma lipossolubilidade muito alta com isso é rapidamente absorvida após sua administração.
Cloridrato de tiletamina:comercialmente esta associado ao zolazepam que é um potente benzodiazepínico. 
Farmacocinética 
Barbitúricos : a administração mais apropriada na Medicina veterinária é a intravenosa, as injeções perivasculares pode podem causar inflamação, dor e até mesmo necrose tecidual. O tempo de duração do anestésico depende de fatores hemodinâmicos e físico-quimicos. O tiobarbituratos apresenta a característica de tolerância aguda. Quando se admistra o agente de forma rápida o paciente também se recupera rapidamente, fenômeno esse conhecido como dose maciça, vale lembrar que todos os barbitúricos apresentam o fenômeno denominado efeito cumulativo.
O grau de ionização é determinado pelo PH do sangue e Pka do agente, quando o Ph arterial diminui há um aumento na quantidade do fármaco não ionizado, por isso há mais medicamento ativo disponível para entrar na célula e promover sua ação.
A característica mais importante dos tiobarbiratos, é sua lipossolubilidade, pois assim são rapidamente captados por todos tecidos, produzindo rápido inicio e curta duração.
Todos anestésicos intravenosos estão ligados as proteínas plasmáticas, principalmente a albumina, mas isso faz com que diminua a captação pelos tecidos. O grau de ligação com a proteína varia de acordo com o PH arterial, e quando o PH diminui há menos ligação e portanto mais barbitúricos disponível para produzir anestesia geral. 
A indução e a recuperação da anestesia produzida por tiobarbituratos são dependentes da redistribuição dos agentes nos tecidos. Após a sua administração sua concentração é maior no cérebro e em outros órgãos ricamente vascularizados. Quando liberados são biotransformado no fígado e excretado na urina, e esse metabolismo hepático é o maior fator de determinação do clerance plasmático e recuperação da anestesia. Porém ocorre biotransformação no cérebro e no rim em menor escala. 
Compostos Imidazólicos: mais da metade do etomidato ligam-se a albumina, eles são rapidamente distribuídos para o cérebro, baço, pulmão, fígado e intestino. A duração da anestesia varia de acordo com a capacidade de hidrolisar ésteres no fígado e no plasma e também da redistribuição do agente. São excretados na sua maioria na urina uma pequena parcela são inalterados e um pouco ainda através da bile. Não possui efeitos cumulativos.
Alquil-fenóis: o propofol possui um alto grau de ligação com proteínas plasmáticas, a sua depuração e distribuição é rápida facilitando seu uso, a recuperação da anestesia também é rápida. Ele é muito lipofílico, sendo biotransformado através de glicuronização e sulfoxidação, os metabolitos são excretados na urina.
Derivados da Fenciclidina: a quetamina possui um PH baixo e devido a isso causa irritabilidade para os tecidos, causa dor se administrado intra muscular, não promove necrose tecidual. A sua biodisposição e semelhante a do tiopental. A sua redistribuição é para tecidos magros, é metabolizada no fígado.
Mecanismo de ação 
Barbitúricos: são potentes hipnóticos, seus efeitos são desde leve sedação e sono até completa depressão bulbar que leva a morte. O mecanismo de ação é complexo pois eles alteram tanto a condutividade iônica de diversos íons como integram com o complexo receptor de acido gama-aminobutírico.

Outros materiais