Buscar

Avaliando Fisioterapia da Criança 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201409693508)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Controle motor é definido como a habilidade de regular ou direcionar os mecanismos essenciais do movimento. Com relação ao controle motor e aos fatores que influenciam a natureza do movimento humano, Assinale V para alternativa VERDADEIRA e F para FALSA.
		
	 
	Dentre os fatores que influenciam a natureza do movimento, pode-se destacar os fatores ligados ao indivíduo, considerando que o movimento surge a partir da interação de processos múltiplos como ação, percepção e cognição.
	 
	Dentre os fatores ligados à tarefa que influenciam o controle do movimento, podemos citar as tarefas de estabilidade ou estáticas, que incluem, por exemplo, atividades como andar e correr.
	 
	A Teoria dos Sistemas, apesar de ser considerada mais abrangente, não considera o sistema musculoesquelético e nem a ação da gravidade no controle do movimento.
	 
	Os sistemas que controlam a percepção tem seu papel na determinação das nossas ações. Estes sistemas incluem receptores sensoriais periféricos que enviam aferências para diferentes regiões do encéfalo. As regiões do encéfalo correspondem a níveis de processamento mais elevados, onde as informações sensoriais são integradas.
	 
	Não são somente os fatores relacionados ao indivíduo que influenciam a natureza do controle do movimento, mas também fatores ligados à da tarefa e ao ambiente.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201409720312)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale abaixo a alternativa que apresenta a descrição mais adequada dos padrões motores e posturais pertinentes a um recém nascido com idade corrigida de 3 meses
		
	 
	Em supino, mantém a cabeça na linha média a maior parte do tempo
	
	O RTCA já desapareceu completamente, não se apresenta de nenhuma forma, nem incompleto.
	
	Quando em prono a descarga de peso é feita somente na cabeça, sem a participação da cintura escapular.
	
	Quando em decúbito lateral não possui a capacidade de tocar uma mão na outra
	
	Quando puxado para sentar, a cabeça não acompanha o tronco, ficando em hiperextensão.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201409148869)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a Teoria dos Sistemas, é correto afirmar que:
		
	 
	Vários sistemas atuam no controle motor. Apesar desta teoria abordar componentes internos e externos, não aprofunda na interação do organismo com o ambiente.
	
	A Teoria dos Sistemas aborda componentes internos e externos, aprofundando no aspecto da interação do organismo com o ambiente.
	
	Os centros superiores, que comandam centros inferiores, contêm toda a informação necessária para o movimento e podem ou não usar o feedback externo ou interno para regulá-lo.
	
	O corpo é um sistema mecânico no qual um sistema atua no controle motor.
	
	Apesar de não enfatizar a organização e a função do SNC que leva à interação organismo e ambiente, enfatiza a exploração ativado ambiente pelo sujeito e da grande ênfase à percepção.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409686657)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os movimentos fetais (MF) são de grande importância para a vigilância do bem-estar fetal e constituem um dos métodos mais antigos utilizados na sinalização da condição fetal no período anteparto. A redução da movimentação fetal associa-se a maior risco de prematuridade, baixo peso do recém-nascido, ou mesmo de morte fetal. A queixa de diminuição da movimentação é um dos primeiros sinais clínicos de comprometimento da vitalidade do feto. NOMURA, Roseli Mieko Yamamoto et al. Concordância entre a percepção materna dos movimentos fetais e a visualização pela ultrassonografia. Rev. Bras. Ginecol. Obstet. 2013, vol.35, n.2. A partir do contexto acima, julgue as afirmativas VERDADEIRAS OU FALSAS:
		
	 
	Estima-se que não há conexão lógica entre os estímulos externos e os padrões de comportamento fetal. Respostas reflexas são vistas ao longo de toda a gestação e não relacionam-se ao estado emocional e /ou comportamental da gestante.
	 
	Durante o período pré-natal, o bebê experimenta os padrões motores essenciais para a aquisição do desenvolvimento motor após o nascimento, sendo que muitos dos comportamentos apresentados intra-útero são vistos após o nascimento.
	 
	O feto possui 3 tipos básicos de movimentos: os movimentos agudos dos membros de chutar ou de dar murros (a partir do 6º mês); os movimentos lentos de contorsão ou debater-se (6º/7º mês) e movimentos convulsivos agudos, que aparecem como um espasmo ou soluço do diafragma.
	 
	A atividade motora fetal inicia-se por volta da 12ª semana de gestação com movimentos no plano transverso, seguido pelos movimentos no plano frontal e sagital, respectivamente.
	 
	A partir do desenvolvimento de exames de imagem como o Ultrassom, verificou-se que as atividades fetais, antes consideradas puramente reflexas, constituíam-se, na verdade, em padrões fundamentais de ação a partir dos quais todos os movimentos humanos se desenvolvem.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201409640351)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo Tecklin (2002), os fatores de risco para disfunções neurológicas, podem ocorrer decorrentes de condições: neurológicas, respiratórias, metabólicas, cardiopatias congênitas, infecções virais no feto e neonato e exposição a substancias intra útero. Pensando nisso, assinale (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas:
		
	 
	A asfixia é resultado de uma troca inadequada de oxigênio e dióxido de carbono e pode ter várias causas como eventos que ocorrem durante a gravidez e no momento do parto.
	 
	As infecções congênitas do tipo TORCH, são pouco preocupantes, pois não causam seqüelas no bebê.
	 
	São exemplos de cardiopatias congênitas acianóticas a tetralogia de Fallot e a transposição dos grandes vasos.
	 
	A aspiração de mecônio causa obstrução das vias aéreas, retração da parede torácica, roncos, taquipnéia e cianose
	 
	A retinopatia da prematuridade é a principal causa de cegueira infantil e acredita-se que seja causada pelo acúmulo de quantidades excessivas de bilirrubina no sangue.

Outros materiais