Buscar

Caso 2 Tributário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso Concreto 2
Em meio a uma crise política e econômica em 2015, o Governo Federal apresentou ao Congresso Nacional um projeto de lei orçamentária com um déficit de 30,5 bilhões de reais. À época, questionamentos políticos e econômicos foram levantados e o cerne da questão gira em torno de um dos princípios orçamentários mais relevantes, que congrega todos os elementos da atividade financeira do estado. 
Indaga-se: 
A questão que se levantou é se estaria o poder executivo autorizado a propor um projeto de lei com este desequilíbrio? Identifique o princípio orçamentário referente e como os elementos do Direito Financeiro se relacionam no caso. 
Não seria possível tal proposta visto que o princípio orçamento é regido pelo princípio do equilíbrio orçamentário, o art. 167, II e III da CBRF, diz que são vedados a realização de despesas que excedem os créditos orçamentários ou adicionais. 
Como ficaria com base na legislação atual? 
Com base na legislação atual também não seria possível visto a proposta da EC do teto dos gastos públicos, onde as proposta de gastos não pode ter crescimento acima da inflação, medida pelo IPCA.
Questão objetiva 
Julgue os seguintes itens relativos à receita pública e marque a opção correta. 
d) Receita originária é aquela em que o Estado atua como particular e receita derivada é aquela em que o Estado atua através do seu poder de império.

Outros materiais