Buscar

Prova GeodésiaDP B2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Instituto de Ciências Exatas e Tecnologias
*Campus Araçatuba
	Curso: Engenharia 
Disciplina: GEODÉSIA - DP
Prof.: Vinicius Carvalho Patrizzi
Prova: B2
	NOTA
	Nome do aluno:
	RA:
	Turma:
	Assinatura do aluno:
	Data da Prova:
INSTRUÇÕES
Faça desenvolvimento completo das questões. As questões deverão ser respondidas exclusivamente no espaço destinado às respostas.
Não é permitido utilizar folha adicional para cálculo ou rascunho.
Não é permitido uso de celular durante a prova. O uso de calculadora é restrito apenas sendo permitido o uso de calculadora científica. Não sendo, portanto permitido uso de calculadora programável ou com editor de texto.
Resposta final com tinta azul ou preta desligue o celular e observe o tempo disponível para resolução.
Tempo de prova: 90 min 
	
Questão 1 (2,5 pontos): Numere a figura e as frases.
1. Superfície topográfica 			2. Elipsóide 				3. Geóide 			
 ( 3 ) Superfície que mais se aproxima do nível médio dos mares.
( 2 ) Sólido geométrico gerado por uma elipse que gira em torno do seu eixo menor.
( 1 ) Forma definida matematicamente que mais se aproxima da forma verdadeira da Terra.
( 3 ) É utilizada como referencia padrão para as medidas de altitudes.
( 1 ) É a superfície física (de existência real) onde são executadas as medições e observações cartográficas.
( 1 ) Forma verdadeira da Terra com suas montanhas, vales, oceanos e outras incontáveis saliências e reentrâncias geográficas.
Questão 2 (2,5 pontos): No sistema de Coordenadas, os mesmos são representados pelas letras N e E. Quantos metros à Ordenadas deve-se somar em relação ao Hemisfério Sul, e quantos metros da Abscissas deve-se subtrair do Meridiano Central ?
Latitude(φ): de um ponto da superfície terrestre é o ângulo formado entre o paralelo deste ponto e o plano do equador. Sua contagem é feita com origem no equador e varia de 0° a 90°, positivamente para o norte (N) e negativamente para o sul (S). Latitude é a distância em graus, minutos e segundos de arco Norte ou Sul do Equador, medidos ao longo do meridiano do ponto; vai de 0 a 90 º , ou ainda, “latitude é o ângulo entre o fio de prumo e o plano do equador celeste, ou o ângulo entre o plano do horizonte e o eixo de rotação da Terra”. Longitude(λ): de um ponto da superfície terrestre é o ângulo formado entre o meridiano de origem, conhecido por Meridiano de Greenwich (na Inglaterra), e o meridiano do lugar (aquele que passa pelo ponto em questão). Sua contagem é feita de 0° a 180°, positivamente para oeste (W ou O) e negativamente para leste (E ou L). Longitude é a distância em graus, minutos e segundo de arco Leste ou Oeste do Meridiano de Greenwich, medidos ao longo do paralelo do ponto, vai de 0 a 180 º , ou Longitude é o ângulo entre o plano do meridiano celeste e o plano do meridiano de origem, escolhido arbitrariamente. Coordenadas Geográficas (Φ,λ): é o nome dado aos valores de latitude e longitude que definem a posição de um ponto na superfície terrestre. Estes valores dependem do elipsóide de referência utilizado para a projeção do ponto em questão. O ângulo da longitude é determinado pelas linhas que vão do Meridiano Principal e do meridiano no qual está o ponto a ser localizado, até o ponto onde elas se encontram, que é o centro da Terra. O ângulo da latitude é determinado pelas linhas que vão do Equador e do paralelo no qual está o ponto a ser localizado, até o ponto onde elas se encontram, que é o centro da Terra.
Questão 3 (2,5 pontos): Examine atentamente as sentenças a seguir e assinale o grupo das que lhe parecerem corretas.
1 - Paralelamente ao Equador ficam dispostos círculos que diminuem de tamanho à proporção que estão mais próximos dos pólos.
2 - A latitude de um lugar é medida em km e representa a distância entre dois pontos na superfície do planeta.
3 - As coordenadas geográficas compreendem a latitude, a longitude, a distância em metros em relação ao nível do mar e as isoietas.
4 - A longitude é o afastamento, medido em graus, de um meridiano de ponto qualquer em relação ao meridiano de Greenwich.
5 - Quando se projeta a rede de paralelos e meridianos sobre o papel, tem-se uma projeção cartográfica.
Assinale:
a) se todas são corretas:
b) se apenas 1, 2 e 3 são corretas;
c) se apenas 1, 4 e 5 são corretas; Alternativa correta
d) se apenas 2, 3 e 5 são corretas;
e) se apenas 2, 4 e 5 são corretas.
Questão 4 (2,5 pontos): Explique sobre o Georreferenciamento de Imóveis Urbano.
A geocodificação de um lote urbano é uma representação alfanumérica, que, por meio de uma hierarquia cartográfica, define exatamente a posição do lote no território municipal.
Convencionalmente e por força da NBR 14.166, é utilizada, nos cadastros técnicos municipais, uma geocodificação baseada na Planta Cadastral Municipal, de acordo com a divisão cartográfica da área urbana em uma seqüência, tal que permita a leitura ou a identificação dos atributos desse lote no banco de dados dos sistemas de gestão da Prefeitura.
A geocodificação tradicional emprega uma seqüência de localização/identificação do lote baseada em: Zona; Setor; Quarteirão; Lote; e Sublote; que são as subunidades do detalhamento em nível municipal da cartografia brasileira.
É essa seqüência de caracteres que permite aos sistemas de gestão tributária referir a base de cálculo das alíquotas incidentes sobre o lote, em função de seu valor venal, das características do próprio lote e da região (zona urbana) onde o mesmo se localiza, de acordo com a Planta Genérica de Valores do Município.
Para que a geocodificação reproduza, além do valor do imposto a ser cobrado sobre o lote, a dinâmica da população enquanto municipalidade, seja com efeitos nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, segurança, etc; é preciso que este código alfanumérico seja integrado à Planta Cadastral Municipal por meio de sistemas informatizados, que unifiquem bancos de dados e mapas digitalizados.
Para que esta interligação seja executada faz-se necessário a utilização de uma rede de pontos, com coordenadas geográficas precisas, materializados no solo (Rede de Referência Cadastral Municipal). Com base nas coordenadas conhecidas destes marcos é que se executa o GEORREFERENCIAMENTO dos lotes do Cadastro Técnico Municipal, associando a geocodificação tradicional (zona, setor, quarteirão, lote e sub-lote) a um par de coordenadas que georreferenciam, isto é, posicionam, o lote em relação aos demais elementos do espaço urbano, sobre a planta do município.
O georreferenciamento de um lote é realizado por meio de Sistemas de Informações Geográficas – SIG’s, softwares que integram as informações alfanuméricas às cartográficas (coordenadas). Através destes sistemas pode-se determinar um ponto referencial em cada lote com suas coordenadas de localização conhecidas.
O código do lote quando georreferenciado aos marcos da Rede de Referência Cadastral Municipal permite aos gestores municipais dispor de informações qualificadas, do resultado da ação administrativa da Prefeitura.
Isso representa, por exemplo, obter informações precisas sobre a adimplência/inadimplência existente em uma determinada área da cidade, em função de suas possíveis causas, sejam elas: bom ou mau atendimento à saúde, prestação de serviços públicos com ou sem qualidade, execução ou falta de obras públicas, entre outras causas possíveis.
Assim sendo, a geocodificação (georreferenciamento) de um lote urbano pode integrar os códigos elementares (zona, setor, quarteirão, lote e sub-lote) ao par de coordenadas geográficas, e permitir com isso, a localização precisa do lote no espaço urbano, ao mesmo tempo por meio de sistemas informatizados, executar a leitura e o cruzamento dos atributos desse lote, visualizando os resultados obtidos, sobre a planta do Município. Isto é a aplicação da inteligência administrativa a serviço dos gestores públicos, cujo resultado imediato é a racionalização e boa aplicação dosrecursos financeiros em obras e serviços prestados ao cidadão.
� EMBED Word.Picture.8 ���
�PAGE �
�PAGE �1�
_1306750870.doc

Outros materiais