Buscar

Relatorio das placas metalicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
QUÍMICA GERAL
	CURSO
	Engenharia Civil
	TURMA
	
	DATA
	
	Aluno/
Grupo
	
	TÍTULO
	Transferência eletrônica 
	OBJETIVOS
	Identificar, experimentalmente, reações espontâneas de oxirredução em que ocorrem transferências eletrônicas entre metais. 
	
	
	INTRODUÇÃO
	A oxidação e a redução são processos contrários, em que a oxidação ocorre quando o metal perde elétrons para o outro, ficando com a carga mais positiva, pois o seu nox (Número de oxidação) aumenta. Já a redução é o ganho de elétrons de um metal, diminuindo seu nox.
Esses processos ocorrem simultaneamente em uma reação química em que há transferência de elétrons.
Atamos e íons de certas substâncias só sofrem a redução porque o outro metal perdeu elétrons, esses átomos ou íons são chamados de agentes oxidantes; pois causam oxidação na outra substância.
Agente redutor: é a composição química que oxidou causou a redução da outra.
	REAGENTES, MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
	Materiais utilizados: três béquer 50mL, Bombril, conta gotas, estante para tubos de ensaio, tubo de ensaio.
Reagentes: ZnSO4 (sulfato de zinco), CuSO4 (sulfato de cobre), Pb(NO3)2 (nitrato de chumbo), AgNO3 (nitrato de prata), placa de Zn (zinco), placa de Cu (cobre), placa de Pb (chumbo), fio de Cu (cobre).
	PROCEDIMENTOS
	
Deu-se início ao procedimento experimental separando 3 lâminas de cobre, 3 de zinco e 3 de chumbo. Em uma pia, limpou-se as lâminas com Bombril para retirada da camada já oxidada existente. Colocou-se uma lâmina de cobre em um béquer contido de 1/3 de solução de sulfato de zinco, outra lâmina de cobre em um béquer contido de 1/3 de sulfato de cobre, e outra lâmina de cobre, em um béquer contido de nitrato de chumbo. Observou-se e anotou-se os resultados obtidos. Colocou-se uma lâmina de zinco em um béquer contido de 1/3 de solução de sulfato de zinco, outra lâmina de zinco em um béquer contido de 1/3 de sulfato de cobre, e outra lâmina de zinco em um béquer contido de 1/3 de nitrato de chumbo. Observou-se e anotou-se os resultados obtidos. Colocou-se uma lâmina de chumbo em um béquer contido de 1/3 de solução de sulfato de zinco, outra lâmina de chumbo em um béquer contido de 1/3 de sulfato de cobre, e outra lâmina de chumbo em um béquer contido de 1/3 de nitrato de chumbo. Observou-se e anotou-se os resultados obtidos. Por fim, introduziu-se um fio de cobre em um béquer contido de 1/3 de solução de nitrato de prata. Observou-se e anotou-se os resultados obtidos
	RESULTADOS e DISCUSSÃO
	Ao utilizar as laminas de cobre nos 3 recipientes, foi notado que nenhuma das 3 substancias reagiu, devido ao cobre ter um potencial eletroquímico de +0,34V que é maior do que o chumbo e o zinco que possuem respectivamente -0,13V e -0,76V; e não reagiu com o cobre pelo fato de que quando 2 metais iguais entram em contato não ocorre nenhuma reação.
Utilizando as laminas de zinco, notou-se que tanto o cobre quanto o chumbo reagiram, por possuírem um potencial eletroquímico de +0,34V e -0,13V respectivamente, que é maior do que o potencial do eletrodo, as placas de zinco que possuem um potencial de 0,76V. Enquanto o béquer que continha zinco não reagiu por serem dois metais iguais.
Utilizando as laminas de chumbo, ocorreu a reação apenas com o cobre, por ser o único metal que possui um potencial eletroquímico maior (+0,34V) do que o chumbo, o zinco não reagiu por possuir um potencial eletroquímico menor (-0,76V) do que o chumbo; O chumbo não reagiu por serem dois metais iguais.
Ao mergulhar a lamina de cobre dentro da solução de nitrato de prata notou-se que ocorreu uma reação bem rápida devido a prata possui um potencial eletroquímico maior do que o cobre, potencial eletroquímico da prata que é de +0,80V enquanto o do cobre é de +0,34V.
Feitos todos os testes e observações foi visto que para que se ocorra a reação é necessário que o potencial eletroquímico da substancia seja maior do que o potencial da placa metálica que será mergulhada sobre a mesma.
	CONCLUSÃO
	A placa metálica de cobre não reagiu com nenhuma das substancias, a placa metálica de zinco reagiu com o sulfato de cobre e o nitrato de chumbo, a placa metálica de chumbo reagiu apenas com o sulfato de cobre.
Quando mergulhou-se a placa de cobre na solução de nitrato de prata ocorreu a reação de forma rápida. 
	REFERÊNCIAS
	Jennifer Fogaça – “MEDIÇÃO DOS POTENCIAIS ELETROQUIMICOS” - http://brasilescola.uol.com.br/quimica/medicao-dos-potenciais-eletroquimicos.htm - 
Data de acesso: 29/05/17
Jennifer Fogaça “oxidação e redução”.
http://manualdaquimica.uol.com.br/fisico-quimica/oxidacao-reducao.htm
Acessado :30/0517

Outros materiais