Buscar

resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PERGUNTAS. Psicol.
1-Inteligência é um todo, composto por um conjunto de estruturas ou esquemas que possibilitam nossos modos de compreensão ou realização conforme as características determinadas por seu nível ou estádio. Quanto ao todo, o trabalho da inteligência é manter sua organização, em constante mudança, no contexto de suas transformações. Quanto às partes, considerando a natureza complementar das relações, o trabalho da inteligência é assimilar, ou seja, compreender ou interpretar o que passa a fazer parte do sujeito e ao mesmo tempo acomodar suas estruturas ou esquemas às características das coisas assimiladas R. Interacionismo.
2Analise a seguinte situação em uma sala de alfabetização: “Jobson adora escrever e mostra, orgulhoso, para a professora o nome de seu pai, que ele acabou de escrever: EIE (Henrique). Ela reage prontamente: ‘Não é assim que se escreve o nome do seu pai, Jobson! Está errado. Veja como é!’ Ela escreve o nome corretamente do lado do nome que ele havia escrito e pede ao aluno: ‘Agora, copie 10 vezes que assim você vai aprender a escrever o nome dele do jeito certo.’ Jobson fica bravo, joga a folha de papel longe e exclama: ‘Eu sou burro mesmo, nem sei escrever o nome do meu pai!’R: Diretiva, pois ela se ateve a corrigir o aluno prontamente.
 
4 De acordo com qual tipo de epistemologia nossa inteligência é compreendida como o somatório das aprendizagens que tivemos oportunidade de adquirir, daquilo que internalizamos a partir da ação do meio sobre nós? R. EMPIRISMO
5 magine a seguinte cena: “Ana chama a mãe de um de seus alunos, o Felipe, para conversar sobre as grandes dificuldades de aprendizagem que observa no menino. Inicia a conversa assim: ‘ Sabe, D. Joana, eu tenho 30 anos de experiência dando aulas e já percebi que o Felipe tem um atraso em relação aos coleguinhas. A senhora já o levou ao médico para verificar? Ele deve ter algum déficit, algum problema que precisa ser tratado logo, senão ele não vai conseguir aprender!’. A mãe responde: ‘Sabe, professora Ana, acho que ele puxou ao pai dele. Ele sempre foi lento e difícil de aprender as coisas, igualzinho ao pai dele!
R:Inatista (ambas).
6 Imagine um professor que gosta de elaborar provas difíceis e bem longas; que exige a memorização exata dos conceitos aprendidos e cria um grande suspense para o dia em que lê as notas para os alunos. Estes têm muito medo do professor e nem ousam questionar a nota quando acham que ela foi indevida.
R:Avaliação cumulativa – Empirismo.
7Imagine um professor que valoriza muito o momento de correção comentada das avaliações junto com seus alunos, buscando problematizar com eles os erros que cometeram: o que haviam entendido, qual foi o raciocínio que os levou àquele erro. R Avaliação formativa – Interacionismo
8 - II- A abordagem comportamental representou um avanço em relação à tradicional, pois passou a levar em conta o ritmo de aprendizagem diferenciado entre os alunos. CORRETA.
9- Os testes de inteligência (ou de QI) tornaram-se muito populares ao longo do século XX, inclusive nos ambientes escolares. Analise as alternativas a seguir e assinale a correta:R: Sustentam-se numa visão dependente da inteligência, pois o sujeito “depende”, numa posição passiva, dos seus talentos, determinados geneticamente.
10- Com relação aos princípios norteadores da abordagem tradicional e da comportamental, assinale a alternativa incorreta:R: Ambas se apoiam em conhecimentos validados cientificamente e resultantes de pesquisas feitas por especialistas.
11Considerando os princípios de uma educação baseada na abordagem comportamental, é incorreta a alternativa:R Aluno como fonte do conhecimento
12-Em uma abordagem tradicional de ensino, como podemos qualificar a relação entre o professor e o aluno? R .Relação vertical e assimétrica
13 Imagine esta fala: “Este aluno é muito fraquinho... sua média fica sempre abaixo de cinco. Ele não aprende mesmo! É muito lento e distraído e, desse jeito, não vai passar de ano...”. De acordo com a abordagem comportamental, como deve agir o professor? R Reforçar com prêmios.
1- Há uma discussão do “ser” professor que envolve a diferenciação entre a pedagogia do professor e a pedagogia do mestre. 
I - A confiança do discípulo na figura do mestre.
III - O entendimento das limitações e possibilidades de mestres e discípulos.
1- Jéssica é professora recém-formada e pede ajuda a duas colegas sobre como lidar com a indisciplina de seus alunos. Roberta diz que é necessário discipliná-los com rigor, demonstrando sua autoridade perante os alunos, para que eles aprendam a obedecer às regras da instituição. Clarisse discorda e diz que ela deve procurar conhecer individualmente cada aluno, valorizá-los e procurar compreender empaticamente suas atitudes.Com base no que estudamos, as opiniões das duas professoras baseiam-se, respectivamente, nas concepções:R Tradicional e humanista.
2 a alternativa que apresenta as características de uma educação baseada em princípios humanistas: R Foco no crescimento pessoal, interpessoal e intergrupal.
3 Compreender o ser humano num constante crescimento (vir a ser), como um ser livre e integral, forma a base das ideias da abordagem humanista. A esse respeito, assinale a alternativa incorreta: R O aluno deve ser analisado em primeiro lugar a partir dos conteúdos, das informações que ele assimilou, e posteriormente quanto ao desenvolvimento da sua vida subjetiva.
4 Em relação ao fenômeno da evasão escolar (abandono da escola), analise as alternativas a seguir e assinale a incorreta: R De acordo com a abordagem tradicional, a evasão deve ser evitada, pois a inclusão de todos os alunos na escola é uma importante meta a ser perseguida.
5 Leandro é um ótimo aluno, mas fica furioso quando tira notas abaixo da média. Num certo dia, quando tirou 6,0 na prova de Língua Portuguesa, começou a insultar o professor, a dizer que ele estava errado e que ele era muito ruim como professor. O professor não entendeu o que estava ocorrendo, pois tem um ótimo relacionamento com todos os alunos: conversam muito, inclusive com o próprio Leandro. Qual das alternativas a seguir compreende a situação com base na abordagem psicanalítica? R Leandro pode estar transferindo sentimentos de outras relações em que tenha sido excessivamente cobrado.
6 Na unidade 2, foram estudadas as abordagens humanista e psicanalítica. Analise as alternativas e aponte a incorreta: R Ambas comprovam a existência de uma inteligência inata, pré-formada.
7 Paulo Freire, renomado educador nacional, cunhou a conhecida expressão “educação bancária” como crítica à educação que ele presenciava como dominante nas escolas. Analise as alternativas a seguir a assinale a correta em relação a esta expressão: R Crítica à abordagem tradicional, que acredita poder resgatar e depositar os conteúdos nas cabeças vazias dos alunos.
8 Sabendo que Alexander Neill e Carl Rogers foram importantes teóricos da abordagem humanista, assinale a alternativa que não corresponde a suas ideias: R - A favor dos livros didáticos nas aulas.
9 A abordagem psicanalítica oferece importantes contribuições para a reflexão do professor quanto à sua relação com os alunos. Analise as três afirmações a seguiR.
IIO professor nunca obterá controle sobre o processo educativo, pois ele lida não somente com competências conscientes dos alunos, mas também com sentimentos inconscientes. 
III A educação é uma ação impossível, pois se assenta na relação transferencial entre aluno e professor e nos desejos inconscientes, não somente dos alunos, mas também do professor. 
1 o defender as contribuições da psicanálise à educação, Freud defende que: R O professor deve acolher e sanar as dúvidas infantis sobre a sexualidade.
2 O que Freud quis dizer ao afirmar que educar é uma ação impossível? R Que ela se sustenta em relações inconscientes e paradoxais.
3 Pensando no tipo de relação entre o professor e os alunos e entre os próprios alunos nas diferentes abordagens estudadas, assinale a alternativaincorreta: R Tradicional: interação entre alunos.
4 Um grupo de alunos briga muito, se agride com frequência e não consegue desenvolver as atividades propostas. Como um professor baseado no humanismo não deveria agir? R Aplicar punições mais rígidas.
1 O construtivismo defende um tipo de avaliação na educação que seja “formativa”. Isso significa que ela deve: r Favorecer a “formação” dos alunos e a participação no processo avaliativo.
2 O conceito de “rotas alternativas ou secundárias” de Howard Gardner significa que:r  Uma inteligência mais desenvolvida pode servir de rota alternativa para desenvolver outra mais fraca.
3 André gosta muito de desenhar e demonstra grande habilidade para fazer caricaturas e histórias em quadrinhos. Seus pais acham isso perda de tempo e insistem que ele deve se dedicar mais à matemática para se tornar um profissional bem-sucedido. Os pais procuram você, orientador(a) de André, para tratar da situação.
I- Apoiaria os pais e convenceria André de que o raciocínio matemático é a inteligência mais importante a é a principal ferramenta para o sucesso. 
II Explicaria a André que, como hobby, o desenho é ótimo, mas que ele deve buscar rotas alternativas para se tornar um profissional bem-sucedido.
4 Goleman (1995) baseia sua teoria da inteligência emocional no valor das emoções para a sobrevivência de nossa espécie e para o tipo de sociedade que desejamos construir. Neste sentido, assinale a alternativa incorreta, que não corresponde ao que estudamos acerca deste tema:R A amígdala cortical processa as emoções mais sofisticadas, como pensar sobre os sentimentos e ter sentimentos sobre sentimentos, ficando a cargo do neocortex, a massa cinzenta que recobre nosso cérebro, as dimensões mais básicas das emoções.
5 Gardner faz uma dura crítica à sociedade atual e ao modelo comum de escolas, que não favorece uma boa inserção social nem a conquista do sentimento de autorrealização para uma grande parte das pessoas. O autor critica: I A supremacia das competências emocionais e racionais nas escolas. 
II Uma escola pluralista, e defende uma escola uniforme. 
6 Entre as contribuições do construtivismo à educação, encontramos temas importantes para a vida em sociedade. Analise as afirmações a seguir, a respeito do construtivismo:
I Critica a centralização do poder de forma heterônoma no professor, que mantém a dependência dos alunos. 
II Critica o isolamento dos alunos, pois a troca (conflitos, desequilíbrios) promove um avanço na inteligência e na consciência moral. 
7 Diante de um aluno com dificuldade de aprendizagem, quais seriam as ações do professor compatíveis com uma compreensão construtivista da inteligência? R  Propor atividades variadas para conhecer melhor o aluno e montar grupos heterogêneos em sala de aula, para que alunos com diferentes desempenhos possam se ajudar mutuamente. R:  Propor atividades variadas para conhecer melhor o aluno e montar grupos heterogêneos em sala de aula, para que alunos com diferentes desempenhos possam se ajudar mutuamente.
8  Propor atividades variadas para conhecer melhor o aluno e montar grupos heterogêneos em sala de aula, para que alunos com diferentes desempenhos possam se ajudar mutuamente. R Em um regime democrático, o que se busca são relações de independência entre os indivíduos, na medida em que cada um se responsabilize por seus deveres e não interfira na vida alheia.
1 na não sabe como lidar com o filho de três anos que se recusa a obedecer regras básicas: tomar banho, comer, dormir, vestir-se nos horários adequados. Qual seria uma ação baseada na IE?R Ajudá-lo a nomear sua frustração e a perceber outras formas de expressá-la.
2 Assinale a alternativa que corresponde à inteligência intrapessoal: R -Jéssica é muito sensível, adora escrever poesias e quer ser escritora.
3 Com relação ao professor, assinale a alternativa que corresponde às ideias de Piaget: R Deve valorizar os erros, pois indicam o pensamento da criança.

Outros materiais