Buscar

ETICA.AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ETICA.RESP.SOCIAL
1 Ética pode ser definida da seguinte forma:
Parte da Filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana.
2 A definição de instintos simpáticos: "Entende-se por instintos simpáticos aqueles que aproximam o indivíduo dos outros." foi sentenciada por qual autor?
Comte.
3 Tanto no sentido abstrato de TER VALOR quanto no sentido concreto de SER UM VALOR, a noção é a de um atributo das coisas que consiste em merecerem mais ou menos estima por parte de um indivíduo ou de um grupo (serem desejadas), ou que consiste em satisfazerem elas um certo fim (serem úteis), onde podemos concluir que:
O Valor é pessoal, cada um de nós tem uma percepção própria de Valor.
4 Na atualidade, não se discute mais se o estudo sobre ética é ou não relevante para uma nova geração de indivíduos preocupados com o bem comum. Sua importância é tão óbvia como crucial. Nesse sentido, é correto afirmar que a ética como reflexão sobre o agir humano, ela é de natureza..
Moral
5 O caráter é um conjunto de características e traços relativos à maneira de agir e de reagir de um indivíduo ou de um grupo. É um feitio moral. Sobre o caráter é correto afirmar que
Todos possuem caráter, embora existam expressões que permitam pensar o contrário, ele pode ser bom ou mau
6 No sentido hegeliano a Moralidade distingue se da Eticidade, por ser vontade subjetiva, ou seja, desprovida de bem, enquanto a Eticidade é a realização do bem em Instituições Históricas que o garanta. Moralidade e Eticidade estão entre si como finito e infinito , isto significa que a eticidade é a-------- da moralidade.
Verdade;
7 O conceito de valor: ¿O valor de um homem é o preço que se paga para ter o poder.¿ foi sentenciado por qual autor?
Hobbes
8 "Crime contra Índio Pataxó comove o país (...) Em mais um triste ¿Dia do Índio¿, Galdino saiu à noite com outros indígenas para uma confraternização na Funai. Ao voltar, perdeu-se nas ruas de Brasília (...). Cansado, sentou-se num banco de parada de ônibus e adormeceu. Às 5 horas da manhã, Galdino acordou ardendo numa grande labareda de fogo. Um grupo "insuspeito" de cinco jovens de classe média alta, entre eles um menor de idade, (...) parou o veículo na avenida W/2 Sul e, enquanto um manteve-se ao volante, os outros quatro dirigiram-se até a avenida W/3 Sul, local onde se encontrava a vítima. Logo após jogar combustível, atearam fogo no corpo. Foram flagrados por outros jovens corajosos, ocupantes de veículos que passavam no local e prestaram socorro à vítima. Os criminosos foram presos e conduzidos à 1ª Delegacia de Polícia do DF onde confessaram o ato monstruoso. Aí, a estupefação: osjovensqueriamapenassedivertir´epensavam tratar-se de um mendigo, não de um índio,´ o homem a quem incendiaram. Levado ainda consciente para o Hospital Regional da Asa Norte. HRAN, Galdino, com 95% do corpo com queimaduras de 3º grau, faleceu às 2 horas da madrugada de hoje." Conselho Indigenista Missionário - Cimi, Brasília-DF, 21 abr. 1997. A notícia sobre o crime contra o índio Galdino leva a reflexões a respeito dos diferentes aspectos da formação dos jovens. Com relação às questões éticas, pode-se afirmar que elas devem:
estabelecer os rumos norteadores do comportamento moral a partir da educação para uma conduta racional
_____________________
2.1 Tanto no ambiente organizacional, quanto nos outros ambiente da vida as ações humanas resultam em consequências ou fins que são atingidos. Ora esses fins são racionalmente planejados, ora aparecem como resultado de uma ação não pensada. Sobre esse tema, o sociólogo alemão Max Weber desenvolveu os conceitos de ética da convicção e ética da responsabilidade. Tendo esses conceitos como referências, julgue as afirmativas abaixo e assinale a única alternativa correta.
Ética da convicção e ética da responsabilidade não são necessariamente excludentes num mesmo curso de ação. Porém, no mundo organizacional tende a prevalecer a ética da responsabilidade
2.2 Escolha a opção que torna correta a citação (CORTINA, 2007, p. 19-21), considerando as fases de evolução da Ética empresarial. Na _________________ nasce uma renovada ética empresarial, baseada nas boas práticas empresariais, na criação do chamado capital social e redes de confiança, na incorporação de valores morais na atuação empresarial, na visualização da empresa como um grupo humano, enfim, surge um contexto no qual as empresas passam a enxergar a ética como rentável e valiosa para a manutenção no mercado. É rentável a ética na empresa que atua no campo socialmente aceito como tal para valer-se do marketing social.
Era Pós Industrial
2.3 Os princípios éticos que orientam a conduta do indivíduo no ambiente de trabalho também fundamentam e solidificam a imagem de uma empresa confiável. Em relação à integridade profissional e pessoal compatível com os valores da empresa e busca por resultados, pode-se esperar as seguinte situação:
Avaliar com autocrítica situações que podem caracterizar conflitos entre os seus interesses e os da empresa, para evitar futuros prejuízos à empresa.
2.4 Considere o seguinte caso: Na empresa Bates & Associados o gerente de vendas de uma regional foi comunicado que sua equipe apresentava os piores índices de venda da empresa, abaixo da média geral. Sua incumbência era aumentar os índices de venda em até três meses, ou seria demitido. Preocupado em manter o emprego, o gerente agiu rapidamente. Comunicou aos vendedores que ao final de três meses faria um balanço do desempenho individual de cada vendedor, e aquele que tivesse o melhor desempenho seria premiado com um bônus em dinheiro no valor de R$2.000,00 (dois mil reais) e três dias de folga. Acontece que o gerente não tinha autorização da direção executiva para promover tal tipo de bonificação, nem mesmo chegou a comunicar ao seu superior da ideia que tivera, estava apostando que, com o aumento das vendas, poderia convencer seus superiores a premiar o melhor vendedor, o que, no seu entendimento, serviria como motivação para que os demais buscassem melhorar o desempenho nas vendas. Ante o exposto e tendo como referência os conceitos de ética e moral, assinale a única alternativa que avalia corretamente a atitude do gerente.
A atitude do gerente foi egoísta e antiética, uma vez que ele pensou apenas em si mesmo e não tinha o respaldo da empresa para promover a premiação.
2.5 Na era da informação, as universidades vêm fomentando a necessidade de dois pilares vitais relativos à ética empresarial, que devem ser cultivados organizações e os profissionais que a compõem. Que pilares são estes?
Integridade e transparência.
2.6 Quem contribuiu na era industrial ao garantir que existia conexão entre Ética e Empresa?
Adam Smith e Max Weber
2.7 Na era da informação, as universidades vêm fomentando a necessidade de dois pilares vitais relativos à ética empresarial. A assinale a alternativa correspondente a esta afirmação.
Integridade e Transparência
2.8 Andrelino Feitosa sempre foi muito respeitado na empresa em que trabalhava, rapidamente foi promovido por demonstrar competência e seriedade na realização do seu trabalho, além ser elogiado por ser gentil e respeitoso com seus colegas. Apesar de todas essas qualidades, não resistiu aos encantos de Wanderlina Maranhão, moça formosa, alta e encantadora. A paixão de Andrelino por Wanderlina o levou a atitude impensada, aproveitando-se de um momento a sós com sua subalterna tentou beijá-la, como houve resistência por parte da moça, Andrelino forçou-a, mas a resistência de de Wanderlina foi suficiente para livrar-se dos braços de seu chefe. Saiu desesperada e em prantos. O episódio chegou ao conhecimento da direção da empresa que avaliou o peso da decisão que deveria tomar: (1) demitir Andrelino, apesar de sua competência, e manter Wanderlina no emprego ou (2) demitir Wanderlina, pagar-lhe uma indenização alta sob a promessa de seu silêncio, e manter Andrelino no emprego dado os bons resultados que ele sempre apresentou. Depois de muita reflexão, a empresa optou pelasegunda alternativa. Com base nas informações acima, julgue as afirmativas e assinale a única alternativa correta.
A seriedade e competência que inicialmente marcaram a trajetória de Andrelino na Organização não o isentam da responsabilidade do dano moral e ético causado à sua colega, razão pela qual julga-se que a decisão dos seus diretores foi tão danosa, sob o prisma ético, quanto o mal que ele causou a Wanderlina
-------------------------------------------------------------
3.1 Qual é o tipo de caráter que apresenta modificação no organismo como conseqüência da própria atividade ou da influência do meio.?
Caráter Adquirido,
3.2 É o conjunto de predicados que incidem sobre cada indivíduo, tornando-o único dentro da própria espécie. Na empresa influencia diretamente suas decisões e seu jeito de ser, fazer e resolver as diferentes questões presentes em seu dia à dia. Este conceito se refere à:
Caráter.
3.3 Escolha a alternativa correta no que se refere ao caráter:
Conjunto de predicados ou atributos que incidem sobre cada indivíduo, tornando-o único dentro da sua própria espécie.
3.4 Cada empresa tem sua forma de tomar decisões, seus hábitos, os seus costumes, que normalmente são identificados pelo mercado como fazendo parte do caráter da empresa. Escolha a alternativa que NÂO faz parte diretamente do processo de formação do caráter da empresa:
um bom programa de marketing
3.5 ¿Caracteres somáticos adquiridos pelo indivíduo sob a ação de fatores ambientais e que não se tornam hereditários. Fatores que distinguem uma espécie de outra ou de todas as outras do mesmo gênero.¿ Assinale a alternativa a que se refere este conceito:
Caráter
3.6 Leia com atenção as afirmações abaixo sobre caráter. Escolha a alternativa correta
Conjunto de fatores que incidem sobre cada indivíduo, tornando-o único dentro da sua própria espécie.
3.7 Cada empresa tem a sua forma de tomar decisões, a sua maneira de fazer os seus negócios. Tem os seus hábitos, os seus costumes, que normalmente são identificados pelo mercado. Podemos entender que a integridade de uma empresa está intimamente ligada ao seu caráter, isto é, à sua forma de conduta, pensamento e ação que farão com que ela tenha uma imagem no mercado (identidade). Nesse sentido, a ideia de caráter de uma organização está intimamente ligada às pessoas que fazem parte dela. Contudo, do ponto de vista lógico quem imprime o caráter de uma empresa é o seguinte agente:
Alta Direção da Empresa ¿ CEO;
3.8 Cada empresa possui um caráter próprio, que interfere na forma como conduz os negócios, toma decisões, assim como nos ritos internos e cultura organizacional. Assinale alternativa correta sobre como é formado o caráter das organizações:
Pelo somatório de cada componente da empresa.
------------------------------------------------------------------------
4.1 A ética deve ser observada pela empresa como uma aliada na definição de condutas desejadas para seus funcionários. Dessa forma, as responsabilidades éticas correspondem a:
Valores morais específicos
4.2 No exemplo dado em aula, segundo o qual uma companhia obriga seus funcionários a fazer exames de detecção de uso de drogas e álcool, visando a evitar acidentes operacionais, o dilema dos valores caracteriza-se pela dificuldade em se saber o que é ético. A partir dos conteúdos estudados, neste caso específico, a ética organizacional exige que a empresa dê prioridade: 
Ao respeito à privacidade dos funcionários
4.3 Em um dos textos apresentados em nosso conteúdo, fala-se do caso de uma empresa fabricante de produtos de amianto (Manville Corporation) que, depois de multada por causar danos à saúde de seus funcionários, deixou de produzi-los e por isso teve uma diminuição em seus lucros. De acordo com o que se lê no texto, esta organização foi ética por que se preocupou com:
A saúde dos funcionários e clientes
4.4 Sobre o direito à privacidade, podemos afirmar:
O direito à privacidade garante que vida privada das pessoa é inviolável, salvo quando uma ação praticada ganhe relevância pública.
4.5 Apenas nos banheiros masculinos da empresa ABC foram instaladas câmaras de vídeo, que são do conhecimento de todos que os utilizam. Esse fato caracteriza ofensa à:
intimidade.
4.6 Sabendo-se que a ética organizacional exige das empresas um agir honesto, autêntico e digno, analise a decisão do caso da empresa B.F Goodrich, citado em aula, no qual ela decide cumprir o prazo de entrega mesmo entregando os aviões com defeito nos freios e conclua que eticamente a empresa:
Deveria dar prioridade à entrega com os freios em bom funcionamento
4.7 A partir dos conteúdos da aula 4, pode-se concluir que DILEMA é a:
A díficil escolha entre duas opções
4.8 As crenças pessoais sobre comportamento eticamente correto ou incorreto, são denominadas de:
Valores
---------------------------------------------------
5.1 Sobre o conceito de sustentabilidade: 
Relaciona-se com a responsabilidade, individual e coletiva, sobre o meio ambiente.
5.2 A deterioração do meio ambiente é consequência de atitudes negligentes do ser humano contra a natureza, são elas as queimadas, o desmatamento, o tráfico e o comércio ilegal de animais, a poluição veicular e industrial e a guerra. Este é um exemplo de:
Degradação do meio ambiente.
5.3 Contemporaneamente os estudiosos sobre o comportamento humano e suas relações com o meio ambiente criaram uma área de investigação chamada de ética ambiental. Esta, por sua vez, está apoiada em duas recentes teorias que a fundamentam. Essas teorias são:
A teoria evolucionista de Darwin e a teoria de Gaia.
5.4 No Brasil, uma grande diversidade biológica convive com uma grande ameaça . Qual é o nome desse Bioma?
A Mata Atlântica;
5.5 O conjunto do ambiente físico e dos organismos que nele vivem é conhecido como:
Ecossistema
5.6 Fenômeno natural, o efeito estufa intensificou-se pela ação do homem, o que vem acarretando sérias consequências para o meio ambiente. Dentre essas consequências, devido ao grande impacto sobre o clima global, está em ampla discussão na comunidade científica sendo conhecida por ...
aquecimento global.
5.7 Luz, temperatura, umidade, vento, estrutura e textura do solo, nutrientes e organismos, altitude, latitude, correntes marinhas e rede hidrográfica, interações entre vegetais, animais e microorganismos, pressão hidroestática, luminosidade, salinidade, oscilação das marés, agricultura e aquicultura, pecuária, erosão são conderados:
Fatores ecológicos
5.8 Segundo Dajoz (2005), a Ecologia estuda o ambiente natural e as relações entre os organismos entre si e com o seu meio circundante. Dessa forma, cada espécie tem um modo de vida único e um modo particular de explorar o seu próprio habitat. O conjunto dessas relações e atividades próprias de uma espécie no seu habitat é denominado de:
Nicho ecológico
-------------------------------------------------------------
6.1 A condição para que um insumo seja considerado como Recurso Natural é que ele seja útil aos organismos, populações e ecossistemas. Assim, podemos afirmar que o Petróleo é considerado como Recurso natural desde que
a tecnologia possibilitou sua utilização
6.2 Escolha a alternativa que define o que é um recurso renovável:
Os recursos renováveis são aqueles que, depois de serem utilizados, ficam disponíveis novamente graças aos ciclos naturais.
6.3 Recurso natural é qualquer insumo de que os organismos, as populações e os ecossistemas necessitam para sua manutenção. Portanto, recurso natural é algo útil. Existe, no entanto, um envolvimento entre recursos naturais e tecnologia, uma vez que há a necessidade da existência de processos tecnológicos para utilização de um recurso, assim como recursos naturais e economia, cuja interação é evidente, uma vez que algo é recurso na medida em que sua exploração é economicamente viável. Contudo, existem limites políticos, morais, naturais etc. sobre a exploração dos recursos naturais. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA que corresponda a esses limites.
Todasas alternativas estão corretas.
6.4 A cultura ambiental demorou a ser assimilada pelas autoridades brasileiras. Na década de 70, enquanto o mundo desenvolvido já se preocupava com a poluição, nosso país ignorava essa importância. Uma demonstração dessa despreocupação pode ser vista quando representantes do ministério da fazenda da época disseram que:
Se os países ricos não queriam poluição, suas indústrias seriam benvindas no Brasil¿.
6.5 É importante ter o conhecimento de que há situações nas quais um recurso renovável passa a não ser mais renovável. Em que momento isso acontece?
Isso ocorre quando a taxa de utilização supera a capacidade máxima de sustentação do sistema.
6.6 Visando à conservação ambiental, os recursos não-renováveis devem ser utilizados somente na medida em que podem ser substituídos por um recurso equivalente renovável. Assinale o ÚNICO recurso renovável, dentre os listados abaixo:
Solo.
6.7 A cultura ambiental demorou a ser assimilada pelas autoridades brasileiras. Na década de 70, enquanto o mundo desenvolvido já se preocupava com a poluição, nosso país ignorava essa importância e acabou com uma imagem ruim diante da comunidade internacional. Em 1973, para se livrar de tal acusação e para dar uma satisfação à opinião pública, o Brasil decidiu tomar decisão. O que foi feito?
Criou-se a Sema - Secretaria Especial do Meio Ambiente.
6.8 Os riscos ao meio ambiente e à extinção de diversas espécies vêm aumentando de forma avassaladora nos últimos anos e, como forma de conter esses excessos, as autoridades devem agir imediatamente. Considerando as ações a serem tomadas assinale a opção que representa o que deve ser feito:
Conscientização da população associada com normas incriminadoras que evitem a impunidade.
----------------------------------------------------------
7.1 No Brasil, a Mata Atlântica é o segundo bioma mais ameaçado de extinção do planeta. Para se ter uma ideia da dimensão do problema, somente as florestas de Madagascar estão mais ameaçadas. Apesar disso, a Mata Atlântica ainda mantém índices altíssimos de biodiversidade (um dos maiores do mundo). Uma grande diversidade biológica convive com uma grande ameaça. As ações predatórias do homem que agridem a natureza e colocam em risco:
A sobrevivência da vida no planeta.
7.2 A Constituição da República Federativa do Brasil, no seu artigo 225, preceitua que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Seu parágrafo VI dispõe que é dever promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente. Nesse sentido, a Educação Ambiental é um processo permanente que articula conhecimentos, atitudes e valores, e não apenas uma transmissão de informações. Ela envolve a participação individual em processos coletivos, trabalhando desde a perspectiva local até a global. Aponte, nesse caso, a alternativa CORRETA no que diz respeito aos objetivos da educação ambiental:
Todas as alternativas estão corretas.
7.3 A emissão e acumulação de gases na atmosfera, como o dióxido de carbono é conhecida como:
Efeito estufa.
7.4 Que tipo de ações poderiam ser evitadas mas que, infelizmente, em razão de um pensamento dominante desprovido de Ética Ambiental, provocam malefícios tremendos a todos os habitantes do planeta?
Depredação
7.5 Um fenômeno cujas conseqüências vêm preocupando os especialistas em todo o mundo é o aumento da temperatura média dos oceanos e do ar na proximidade da superfície da Terra que, alertam os cientistas e os ambientalistas, poderá causar problemas tremendos ao meio ambiente e trazer riscos à própria vida do homem em nosso planeta. Esse fenômeno é conhecido como:
aquecimento global.
7.6 Qual é o segundo gás estufa em importância, produzido durante a decomposição anaeróbica?
O Metano;
7.7 O excesso de fumaças nas chaminés das fábricas, nas grandes cidades, contrariando a lei ambiental, provocam e promovem...
Poluição Ambiental;
7.8 A produção excessiva de Monóxido de carbono pelo desrespeito as leis ambientais, contribui para o aumento ....
Efeito Estufa;
----------------------------------------------
8.1 São ações empresariais constitutivas da responsabilidade social quando?
são planejadas com programas específicos e têm seus resultados sistematicamente avaliados.
8.2 A responsabilidade social empresarial consiste em:
Uma forma de gestão baseada na relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais se relaciona.
8.3 As primeiras noções sobre Responsabilidade social aparecem em trabalhos realizados no início do século XX, mas apenas na década de 1970 é que o termo ganha notoriedade. Sobre o seu significado e possíveis correspondências conceituais, analise as afirmativas abaixo e assinale a única alternativa correta.
Responsabilidade social é uma ação racionalmente pensada nos fins, ou seja, nas consequências da ação, e por esse motivo pode ser avaliada sob o prisma da ética da responsabilidade.
8.4 De acordo com nosso conteúdo, a organização americana Business for Social Responsability ( Negócios para Responsabilidade Social) o exercício da responsabilidade social por parte de uma empresa inclui:
Diretos ambientais, trabalhistas, fiscais, sociais e dos consumidores.
8.5 Com relação as empresas e a responsabilidade social é correto afirmar que:
Há claros indicios de que as empresas estão investindo mais em questões sociais porque isso significa ganhar a preferência do consumidor
8.6 Consideram-se características da organização do Terceiro Setor:
Gestão própria e trabalho voluntário.
8.7 De acordo com o conteúdo das aulas online, quando se fala em Responsabilidade Social Empresarial está-se falando de uma forma de gestão que busca:
Qualidade de vida da população em geral
8.8 (CESGRANRIO - 2010 ¿ ELETROBRAS -ADMINISTRADOR) Um mercado mais competitivo, clientes e comunidades que passam a valorizar cada vez mais a proteção ambiental e respeito aos direitos humanos são alguns fatores que incitaram as organizações a realizar investimentos em ações de responsabilidade social. Considerando o contexto acima, afirma-se que as empresas adotam ações de responsabilidade social com vistas a
implementar ações sociais e ambientais que as diferenciem dos concorrentes.
-------------------------------------------------------------------
9.1 A NBR 16000 é uma norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), lançada em 2004. Podemos afirmar: que NÃO é objetivo da normatização.
Proteger a troca de informações, facilitando o intercâmbio comercial-
9.2 Os certificados de gestão ambiental da série ISO 14000 atestam a responsabilidade ambiental no desenvolvimento das atividades de uma organização. Para a obtenção e a manutenção do certificado ISO 14000, a organização tem que se submeter a auditorias periódicas, realizadas por uma empresa certificadora, credenciada e reconhecida pelo Inmetro e outros organismos internacionais. Nas auditorias não é verificado o cumprimento de requisitos:
Relativos a maximização de lucros.
9.3 Sobre a origem da ISO assinale a única alternativa INCORRETA:
A ISO ficou popularizada pela série 14000, ou seja, as normas que tratam de Sistemas para Gestão e Garantia da Qualidade nas Empresas.
9.4 A cidadania empresarial é um novo conceito. Surgiu em decorrência do movimento de consciência social que vem sendo internalizado por diversas empresas. Analisando o texto é correto afirmar que:
A cidadania empresarial corresponde ao exercício pleno da responsabilidade social pela empresa.
9.5 Segundo nosso conteúdo, a sociedade foi se estruturando para garantir segurança, dignidade e qualidade de vida nos ambientes empresariais. Para isso, foram criados padrões (ISO Padrões Internacionais ) normas (NBR Normas Brasileiras) recomendações (SA Responsabilidade Social) indicadores (OSHAS indicadorespara a avaliação da higiene e segurança no trabalho). Todos estes instrumentos foram criados para:
Estabelecer padrões internacionais de comportamento organizacional
9.6 Sobre a origem da SA8000 assinale a única alternativa INCORRETA:
É adotada apenas por empresas localizadas em países ricos e desenvolvidos pelo seu alto custo de manutenção.
9.7 É adotada mundialmente por organizações que desejam ser reconhecidas pela manutenção de condições dignas de trabalho e respeito aos direitos fundamentais do trabalho:
SA 8000.
9.8 A SA 8000, elaborada pela organização não governamental norte-americana Council on Economic Priorities Accreditation Agency (Cepaa), atualmente Social Accountability International (SAI), foi o primeiro padrão passível de certificação elaborada por especialistas e representantes de stakeholders. Esta ISO trata especificamente sobre que tema?
Sobre direitos fundamentais do trabalho.
----------------------------------------------------
0.1 Em 1998, para estimular a participação de um maior número de corporações, o Ibase lançou o Selo Balanço Social Ibase/Betinho. O selo é conferido anualmente a todas as empresas que publicam o balanço social no modelo sugerido pelo Ibase, dentro da metodologia e dos critérios propostos. Através deste Selo as empresas podem mostrar - em seus anúncios, embalagens, balanço social, sites e campanhas publicitárias - que investem em educação, saúde, cultura, esportes e meio ambientes. Podemos afirmar que :
O Selo Balanço Social Ibase/Betinho demonstra que a empresa já deu o primeiro passo para tornar-se uma verdadeira empresa-cidadã, comprometida com a qualidade de vida dos funcionários, da comunidade e do meio ambiente; apresenta publicamente seus investimentos internos e externos através da divulgação anual do seu balanço social.
0.2 Historicamente, o balanço social (que foi chamado de relatório social) surgiu quando o conceito de responsabilidade social passou a ser utilizado pelas empresas. Antes de ser incorporado pelas empresas brasileiras ele foi utilizado pelas empresas:
Americanas e europeias
0.3 Quando uma empresa valoriza seus funcionários e investe em programas de treinamento voltados ao seu desenvolvimento e em um ambiente de trabalho pautado na ética e no respeito, está seguindo que vertente do balanço social?
Empresa e empregados.
0.4 Em relação ao Balanço Social da empresa podemos dizer que uma de suas funções principais é:
Tornar pública a responsabilidade social empresarial, construindo maiores vínculos entre a empresa, a sociedade e o meio ambiente.
0.5 O instrumento de gestão que permite à empresa demonstrar transparência as suas ações sociais e ambientais aos seus stakeholders é denominado de:
Balanço social
0.6 Organizações Sociais e as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, submetem-se ao regime celetista de emprego público no que tange à contratação de pessoal, a qual deve ser precedida de aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos. PORQUE O terceiro setor é composto por entidades da sociedade civil sem fins lucrativos que recebem uma qualificação do Poder Público para atuar em áreas de relevância social e, com isso, passam a integrar a Administração Indireta do respectivo ente federativo. Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que:
As duas afirmações são falsas.
0.7 O primeiro setor, nas três esferas, também desenvolvem programas sociais na tentativa de minimizar a desigualdade. Como exemplos desses programas governamentais podemos ciitar:
Bolsa Familia, Fome Zero e Saúde de Familia
0.8 Quando uma empresa investe em processos sustentáveis, está seguindo que vertente do balanço social?
Empresa e meio ambiente.

Outros materiais