Buscar

RELATÓRIO LANÇAMENTO HORIZONTAL.docx

Prévia do material em texto

NOME:******** ****** *** ****** 
TURMA:*****
_1°_ Horário/***
Data da Experiência: 13/11/2015
Relatório 
Lançamento Horizontal
INTRODUÇÃO:
O lançamento horizontal é um movimento composto por um movimento horizontal e um movimento vertical.
Segundo Galileu, se um móvel apresenta um movimento composto, cada um dos movimentos componentes se realiza como se os demais não existissem e no mesmo intervalo de tempo. Esse é o princípio da Simultaneidade. 
Quando um corpo é lançado horizontalmente,ele descreve um movimento parabólico em relação à Terra. De acordo com o princípio da simultaneidade, o lançamento horizontal é o resultado da composição de dois movimentos simultâneos e independentes: queda livre e movimento horizontal. 
No movimento de queda livre, movimento vertical, o corpo se move em razão da ação da gravidade. Assim, podemos dizer que o movimento é uniformemente variado,pois a aceleração gravitacional é constante. 
OBJETIVO:
Identificar corretamente a grandeza alcance em um lançamento horizontal de projétil a partir de uma rampa; 
Executar corretamente as medidas do alcance com o seu respectivo desvio; 
Relacionar a altura da posição de largada do móvel com o alcance;
Determinar a velocidade total, no ponto de lançamento e no ponto de impacto com o solo;
Utilizar o princípio de conservação de energia para determinar a velocidade de lançamento da esfera (ao abandonar a rampa);
Determinar a velocidade angular da esfera, a partir da sua velocidade de lançamento relacionando com a sua velocidade linear do centro de massa.
EMBASAMENTO TEÓRICO:
O lançamento horizontal é um movimento composto por um movimento horizontal e um movimento vertical. 
Segundo Galileu, se um móvel apresenta um movimento composto, cada um dos movimentos componentes se realiza como se os demais não existissem e no mesmo intervalo de tempo. Esse é o princípio da Simultaneidade. 
Quando um corpo é lançado horizontalmente, ele descreve um movimento parabólico em relação à Terra. De acordo com o princípio da simultaneidade, o lançamento horizontal é o resultado da composição de dois movimentos simultâneos e independentes: queda livre e movimento horizontal. 
Gráfico do Lançamento Horizontal
No movimento de queda livre, movimento vertical, o corpo se move em razão da ação da gravidade. Assim, podemos dizer que o movimento é uniformemente variado, pois a aceleração gravitacional é constante. 
No caso do movimento horizontal, a velocidade v0 permanece constante. Portanto, o movimento é uniforme. A velocidade do móvel ao final do trajeto permanece a mesma do início desse trajeto. 
Em cada ponto da trajetória, a velocidade resultante v, do corpo lançado, é a soma vetorial da velocidade v0 na direção do eixo x (horizontal) com a velocidade vy na direção do eixo y (vertical). A velocidade resultante se altera a cada instante em virtude da alteração da velocidade vertical, cujo módulo varia em face da aceleração gravitacional. 
É importante salientar que a velocidade inicial na direção vertical é igual a zero, pois no início da queda o móvel não tem movimento vertical. 
As equações para o lançamento horizontal são: 
Para o movimento de queda livre: 
y = g . t2 /2 
 Para o movimento horizontal 
x = x0 + v0t
 
MATERIAIS UTILIZADOS:
 Uma rampa principal, sustentação regulável para apoio da esfera alvo e suporte com esfera para os acessórios;
 Um conjunto de sustentação com escala linear milimetrada, haste e sapatas niveladoras e amortecedoras;
 Um fio de prumo com engate rápido;
 Uma esfera metálica para lançamento;
 Uma folha de papel carbono; 
Uma folha de papel A4;
Uma régua milimetrada; 
RESULTADOS:
Altura : 28,6 cm
Massa da bolinha: 25 mg 
	1ª Lançamento 
	31,04 cm
	2ª lançamento 
	31,06 cm 
	3ª Lançamento
	31,07 cm 
Média: 31,04 + 31,06 + 31,07 / 3 = 31,05
CONCLUSÃO:
A energia potencial da esfera depende da altura a partir da qual essa esfera é largada; aquela energia é transformada em energia cinética, considerando-se o sistema fechado, de acordo com o princípio de conservação da energia mecânica. Assim sendo, quanto maior a energia potencial maior a energia cinética. A velocidade do centro de massa da esfera é diretamente proporcional à energia cinética, uma vez que a última é obtida a partir da relação entre a primeira e a massa do corpo em questão. Destarte, é possível afirmar que a altura inicial de largada da esfera influência no alcance horizontal já que este é obtido através do produto da velocidade do centro de massa pelo tempo.
BIBLIOGRAFIA:
www.alunosonline.com
fisicaevestibular.com
www.stoodi.com.br

Outros materiais

Perguntas Recentes