Buscar

Aula Processo do Trabalho 25.10.17

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Processo do Trabalho
Dia 25/10/2017
Duplo Grau de Jurisdição
Súmula 303 do TST (Ler)
Apesar da CLT ser omissa o duplo grau de jurisdição obrigatório será aplicado na Justiça do Trabalho por ser compatível com o processo do trabalho. Desta forma o TST editou a súmula 303 para regulamentar a sua aplicação que é idêntica aquela prevista no CPC: Acima de 1000 salários mínimos para União e suas autarquias e fundações; acima de 500 salários mínimos para os estados, DF, municípios que sejam capitais e suas autarquias e fundações; acima de 100 salários mínimos para os demais municípios e autarquias e fundações.
Recursos Trabalhistas em Espécie
1) Recurso Ordinário
De acordo com o artigo 895 da CLT o Recurso Ordinário é cabível no prazo de 8 dias das decisões terminativas ou definitivas das varas do trabalho e dos tribunais regionais em sua competência originária em dicídios individuais ou em dissídios coletivos.
Este é o principal recurso e a última chance para as partes rediscutirem matérias de fato e prova.
No procedimento sumaríssimo uma vez distribuído o relator terá até 10 dias para liberar o relatório onde a secretaria deverá colocá-lo imediatamente para julgamento sem revisor. Na sessão de julgamento o parecer do Ministério Público do Trabalho será oral se assim o quiser fazê-lo constando da ata a sua manifestação. Por fim o acórdão no sumaríssimo consistirá em na certidão de julgamento quando a decisão mantiver os mesmos fundamentos da sentença de 1º grau.
2) Recurso de Revista
Previsto no art 896 da CLT no prazo de 8 dias para o TST para as decisões proferidas em Recurso Ordinário somente em dissídio individual pelos tribunais regionais na seguintes hipóteses: 
1 Hipótese – Nos acórdãos que derem interpretação diversa de lei federal da que lhe houver dado outro TRT, o seu Pleno ou Turma, ou dado pela SDI do TST ou tenham contrariado súmula do TST ou súmula vinculante do STF.
2 Hipótese – Derem interpretação diversa a lei estadual, convençao coletiva, acordo coletivo, sentença normativa, ou regulamento empresarial de aplicação territorial que exceda 1 TRT nos mesmos moldes do ítem anterior.
3 Hipótese – Quando as decisões dos TRTs violarem literalmente lei federal ou afrontarem direta e literalmente a constituição.
O recurso de revista tem natureza jurídica extraordinária e como tal não serve mais para reexaminar fatos e provas.
Diante de sua natureza extraordinária o presidente do Tribunal Regional que receberá o recurso de revista deverá fazer o primeiro juízo de admissibilidade, antes de enviá-lo para o TST analisando alguns pressupostos específicos que estão descritos no parágrafo 1º A, parágrafo 7º e 8º do próprio art 896 da CLT. 
O art 896 A da CLT (alterado pela reforma trabalhista) prevê mais um pressuposto específico que é a necessidade da demonstração da transcendência com relação aos reflexos gerais de natureza econômica, política, social ou jurídica.
A Jurisprudência criou mais outro pressuposto recursal específico de admissibilidade, isto é, da necessidade de “pré-questionamento” da matéria objeto do recurso conforme súmula 297 do TST que assim o define: “Diz-se pré-questionada a matéria ou a questão quando na decisão impugnada haja sido adotada explícitamente tese jurídica a respeito. Não havendo de forma explícita caberá a parte interessada opor embargos de declaração com objetivo exclusivo de solicitar que o TRT explicite a teste jurídica utilizada por ele.
OBS: No procedimento sumaríssimo o recurso de revista só será cabível se o acórdão do TRT for contrário a súmula do TST ou a súmula vinculante do STF e quando violar diretamete a constituição.
OBS: A reforma trabalhista acrescentou o inciso 4º no parágrafo 1 A e acrescentou o parágrafo 14, mas revogou os parágrafos 3º a 6º do artigo 896 da CLT.
 
3) Copiar....
4) Copiar...
5) Agravo de Petição
Regulamentada no art 897, A e parágrafos 1º, 3º e 5º a 8º da CLT, no prazo de 8 dias das decisões dos juízes ou tribunais nas execuções.
O seu processamento ocorrerá da mesma forma que o agravo de instrumento, contudo o agravante deverá obrigatóriamente delimitar justificadamente as matérias e os valores impugnados, sob pena de não conhecimento, permitida a execução imediata da parte remanescente até o final nos próprios autos ou por carta de sentença.
6) Embargos de declaração
 Cabíveis no prazo de 5 dias das sentenças ou acórdãos que tiverem omissão, contradição ou obscuridade. A CLT no art 897 A prevê expressamente a possibilidade dos embargos de declaração modificarem a decisão embargadao que em tese só poderia ser feirto por instância superior por se encontrar dentro do capítulo de recursos.
Se houver possibilidade de modificação da decisão o juíz ou tribunal deverá abrir prazo de 5 dias para a outra parte oferecer resposta, no sentido de resguardar o princípio do contraditório.
A CLT prevê ainda que os embargos de declaração poderão ser opostos para sanar manifesto equívoco no exame dos pressupostos extríncicos de outro recurso.
A Jurisprudência criou outra hipótese de cabimento, isto é, “para pré-questionar acórdãos para interposição de recurso de revista ou embargos para o TST.”
Os embargos de declaração interrompem a prescrição para a interposição de outros recursos, salvo se intempestivos ou a parte está irregularmente representada ou a petição não tiver assinatura.
Não há pagamento de custas para o embargo de declaração.
Aplica-se o art 1026 do CPC que prevê a condenação de multa não excedente a 2% do valor da causa quando os enbargos forem manifestamente protelatórios.
OBS: A CLT é omissa quanto ao cabimento do RECURSO ADESIVO na Justiça do Trabalho mas, segundo a súmula 283 do TST é aplicável plenamente no processo do trabalho em recurso ordinário, em agravo de petição, em recurso de revista, e nos embargos para o TST no prazo de 8 dias para contra-razoar o recurso principal, sendo desnecessário que a matéria veiculada no recurso adesivo esteja relacionada ao recurso principal.

Outros materiais