Buscar

Gestão de Manutenção e Capacidade de Produção

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

QUESTÃO:
1. Por questões que são de interesse da organização, muitas situações referentes à manutenção têm gerado problemas, pois nem sempre é efetuada de forma eficiente para detectar possíveis problemas antes de ocorrer. Muitas empresas possuem seu próprio grupo de funcionários que executam a manutenção de suas máquinas e equipamentos, como no caso de uma indústria de fabricação de algum produto. É importante salientar que uma gestão adequada pode trazer grandes benefícios de produtividade, por antecederem uma prévia dos equipamentos e máquinas e assim não interromper a produção. A manutenção está organizada em três tipologias: centralizada, descentralizada e mista. Disserte sobre duas vantagens e duas desvantagens da manutenção centralizada.
RESPOSTA ESPERADA:
Vantagens: 
- Possui maior flexibilidade e conhecimento técnico.
- Quantidade de funcionários tende a ser menor.
- Os instrumentos e equipamentos que são necessários para o conserto dos equipamentos é menor.
- Os funcionários têm um maior conhecimento e habilidade funcional.
- O setor de manutenção tem uma estrutura mais enxuta, possibilitando menores custos estruturais.
Desvantagens: 
- O gestor tem certa dificuldade de supervisionar os serviços, pois, muitas vezes, os trabalhos estão distantes do setor da manutenção.
- Em equipamentos específicos, a equipe de manutenção tem pouco conhecimento técnico.
- Os custos, quando uma planta fabril é grande, possui custos elevados.
QUESTÃO:
2. Quando se trata de gestão de capacidade, faz-se necessário conhecer toda a estrutura da organização, realizando buscas dentro da empresa, a mão de obra e os equipamentos necessários para que se possa produzir o produto ou serviço solicitado pelo cliente. Todas as organizações sofrem com a sazonalidade. No entanto, muitas organizações estão trabalhando entre 75 a 95% de sua capacidade de produção para conseguir atender à demanda nessas épocas de sazonalidade. Para isso, é necessário que a empresa tenha políticas que possam atender a essa demanda e, consequentemente, satisfazer o cliente com a entrega do produto ou do serviço no tempo hábil programado. Diante desse fato, disserte sobre as três políticas para que uma gestão de capacidade consiga atender à demanda.
FONTE: Disponível em: <http://www.bwsconsultoria.com/2011/04/gerenciamento-da-capacidade-de-producao.html>. Acesso em: 20 fev. 2016.
RESPOSTA ESPERADA:
* Política de capacidade constante: em uma política de capacidade constante (PCC), o volume agregado de produção é invariável diante das previsões de flutuação da demanda. Quando são processados materiais não perecíveis, cuja comercialização não ocorre tão logo sejam processados, eles são colocados em estoque antes das vendas. Portanto, essa política é viável para produtos não perecíveis que apresentam reduzido grau de sazonalidade.
* Política de acompanhamento da demanda: a política de acompanhamento da demanda (PAD) busca adequar a capacidade aos níveis da demanda prevista. Trata-se de uma política mais adequada às situações em que não se pode estocar a produção, como na prestação de serviços e na fabricação de produtos perecíveis. Ao contrário da PCC, a PAD evita o desperdício de recursos de pessoal e a subutilização da capacidade disponível. Nas situações em que a produção pode ser estocada, a PAD contribui para a redução dos estoques e, consequentemente, dos custos de financiamento e armazenagem.
* Política de gestão da demanda: sonho de qualquer gerente de produção, a demanda estável e uniforme reduz custos, melhora o serviço, permite maior utilização da capacidade e melhora o lucro potencial. Ciente disso, muitas organizações buscam administrar a demanda, transferindo seus picos para os períodos mais tranquilos. Administrar a demanda não é responsabilidade dos gerentes de produção, mas, sim, dos departamentos de marketing/vendas. Cabe ao gerente de produção avaliar o gerenciamento da demanda e assegurar que o sistema de produção satisfaça a demanda mais estável.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes