Buscar

Biologia celular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Todos ser vivo é formado por células. A célula é a unidade fundamental dos seres vivos, estrutural e funcional. Nós originamos da fusão de duas células: espermatozoide e ovócito. Existem dois níveis de organização celular: seres unicelulares – formados por uma única célula, sãos as bactérias, protozoários, leveduras (fungos) e algas e seres pluricelulares – formados por incontáveis células, são as algas, fungos, plantas e animais. Em seres pluricelulares observamos a organização, são eles as células, tecidos, órgãos, sistemas e organismo. Tipos básicos de células: devido a um critério de análise de presença de uma membrana que forma o núcleo, delimitando o espaço nesse núcleo que contém o material genético (DNA), assim dividindo-se em Procariontes – não apresentam essa membrana nuclear Eucariontes – tem essa membrana.
	
	PROCARIONTES
	EUCARIONTES
	Carlomembrana, membrana celular ou carioteca
	Ausente
	Presente
	Organelas 
	Ausentes
	Presente
	Mitose/meiose (divisão celular
	Ausente
	Presente
	Genoma
	DNA circular
	DNA linear
Organelas - outros pequenos compartimentos dentro da célula que desempenham função especifica, onde ocorre as reações químicas. Mitose – divisão celular que todas as células do nosso corpo fazem para regeneração dos órgãos, desenvolvimento e crescimento. Meiose – divisão célular somente para os ganetas, divisão celular especifica para formação dos espermatozoides e ovócitos.
As células eucariontes podem ser classificadas como células animas (apresenta uma estrutura o centríolo) e células vegetais (apresenta três estruturas: parede celular feita de celulose, presença de organela cloroplasto responsável pela fotossíntese (aproveitamento da energia solar com gás carbônico para produzir glicose) e presença de grande vacúolo que armazenam agua.
		
	CÉLULAS ANIMAIS
	CÉLULAS VEGETAIS
	Centríolos
	Presentes
	Ausentes
	Cloroplastos
	Ausentes
	Presentes
	Vacúolo central
	Ausentes
	Presentes
	Parede celular
	Ausentes
	presentes
Os vírus são acelulares, não possuem células e nem metabolismo próprio, precisando se alojar dentro da célula para usar sua estrutura para se replicar e produzir, passando a ter metabolismo somente após estar dentro da célula. São formados por um envoltório proteico denominado capsídeo e contém material genético DNA ou RNA. O capsídeo pode ou não ser revestido por um envelope lipídico derivado das membranas celulares.
Todo ser vivo é um sistema químico que obedecem as leis da física e da química. Diferentes elementos químicos se combinam, e formam a matéria. A matéria compõe todo o universo, incluindo as células e os seres vivos. As células são formadas por moléculas e estas, por sua vez, são formadas pela combinação de elementos químicos ou átomos. Sendo assim, observamos que: o nível de organização dos seres vivos vai muito além de célula. Então, temos o átomo unidade fundamental da matéria e esses átomos se combinam de diferentes formas formando a molécula. As moléculas formam as organelas (membranas das células), portanto, células. As células formam os tecidos, que formam os órgãos, que formam os sistemas, que formam nosso organismo. A agua é o elemento mais abundante na terra e pode ser encontrado no estado físico líquido, sólido e gasoso. Sua molécula é formada por dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio, cuja a formula é H2O. Está presente na célula numa proporção de aproximadamente 70% podendo várias por várias razões, como o tipo de célula. São encontradas nas células quatro categorias de macromoléculas orgânicas, além da agua, são: lipídeos, carboidratos, proteínas e ácidos nucleicos. Nas células existe uma membrana que delimita a célula e separa o meio intracelular do extracelular; Em células eucariontes esta mesma membrana delimita o núcleo e também as organelas citoplasmáticas; A membrana que delimita a célula é chamada de membrana plasmática. A membrana plasmática é composta por três tipos de biomoléculas: lipídeos, proteínas e carboidratos.	Comment by Marcio Faria:

Outros materiais