Buscar

Questões de Sociologia

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201708863840)
	11a sem.: Capitalismo
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	UNESP) ¿À medida que se foi estendendo a influência da concepção de vida puritana ¿ e isto, naturalmente, é muito mais importante do que o simples fomento da acumulação de capital ¿ ela favoreceu o desenvolvimento de uma vida econômica racional e burguesa. Era a sua mais importante, e, antes de mais nada, a sua única orientação consistente, nisto tendo sido o berço do moderno ¿homem econômico¿. (Marx Weber, A Ética protestante e o espírito do capitalismo. 1967:125) De acordo com o texto, Max Weber está apontando para o desenvolvimento de uma vida econômica racional, típica do capitalismo,. Neste tipo de sociedade os indivíduos tende m a realizar, predominantemente, que tipo de ação? 
		
	
	Racional em relação a valores
	
	Tradicional
	
	Solidária
	
	Racional em relação a fins
	
	Afetiva
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201708445102)
	3a sem.: Objeto e método das ciências sociais
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Considere as afirmativas a seguir:
 I - O comportamento individual está subordinado a determinados códigos culturais que programam coletivamente a maneira de pensar, de sentir e de agir.
 II - Tudo o que for expressivo no corpo cumpre funções unicamente orgânicas e está fora da abordagem antropológica.
 III - O corpo é determinado exclusivamente por sua atividade fisiológica, sofrendo pouca interferência de práticas culturais.
 IV - É inegável que existem motivações orgânicas que conduzem os seres humanos, mas a cada uma dessas motivações biológicas a cultura modela e atribui um significado especial. Marque a letra a seguir que corresponda às afirmativas anteriores que podem ser consideradas corretas do ponto de vista antropológico: 
		
	
	I, II e IV
	
	I e IV 
	
	II e IV 
	
	I e III 
	
	I e II 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201708945645)
	11a sem.: Ciências Sociais
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Marque a alternativa verdadeira para a seguinte afirmação: Juízos de Fato são a base do conhecimento científico, pois proporcionam a possibilidade de uma explicação ser confirmada ou refutada, isto é, ser verdadeira ou falsa. Logo, a sentença, ¿O capitalismo é o modelo econômico que mais promove o acumulo do excedente de produção¿ é verdadeira se, e somente se, na comparação com outros sistemas produtivos (por ex.: escravagismo, cooperativismo) o acumulo de excedentes, promovido pelo capitalismo for, de fato, maior do que o dos outros sistemas. Juízos de Valor são afirmações feitas, tendo por base, uma perspectiva pessoal ou um sistema de valores. Juízos de Valor referem-se ao fato das coisas serem boas ou ruins, úteis ou não. Logo, a sentença ¿O sistema capitalista é ruim e deve ser reformulado¿ é boa para o proletariado, que deseja a sua superação, e ruim para o capitalista, que deseja sua continuação. Max Weber, ao afirmar que o sociólogo deve, por exemplo, realizar a descrição de um modelo econômico, mas não deve julgá-lo, está promovendo a separação entre:
		
	
	A Sociologia e a História.
	
	A Sociologia e a Antropologia.
	
	A Sociologia e a Política.
	
	As Ciências Naturais e as Ciências Sociais.
	
	A História e a Antropologia.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201708522175)
	6a sem.: Teorias Sociológicas
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	No ano de 2005, ocorreram várias rebeliões de jovens nas periferias de grandes cidades francesas, especialmente nos arredores de Paris, em que carros foram incendiados e monumentos foram pichados e destruídos. Com relação a esse tipo de situação, assinale a opção correta considerando os pressupostos da sociologia de Durkheim:
		
	
	Trata-se de situação caracterizada pela anomia, em que as regras e a lei devem ser aplicadas de forma absoluta.
	
	Diante de situações de confusão e caos, que são temas de interesse de órgãos policiais e do jornalismo, cabe apenas a aplicação da lei.
	
	Grupos de jovens com baixa escolaridade, que têm poucas oportunidades de emprego e cujos pais sejam imigrantes tendem a vivenciar conflitos de valores entre as orientações culturais de seus pais e as do país em que vivem, sendo um fato social normal.
	
	O caso das cidades francesas em 2005 é exemplo de rebeliões de jovens sem causa determinada.
	
	Os jovens que se rebelaram em 2005 na França apresentam desvio de conduta e intolerância às normas da sociedade, sendo um fato social patoogico.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201708283366)
	11a sem.: A contribuição da análise marxista à análise social.
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Para Marx, o movimento dialético pelo qual a história se faz tem um motor: a luta de classes. Para o autor luta de classes se refere ao: 
I. confronto entre duas classes antagônicas quando lutam por seus interesses de classe. 
II. confronto entre duas classes distintas quando lutam por seus interesses de classe. 
III. encontro entre duas classes dicotômicas quando se unem por seus interesses de classe. 
IV. encontro entre múltiplas classes quando lutam em conjunto por seus interesses. 
Marque a alternativa correta:
		
	
	Somente o item IV está correto.
	
	Somente o item II está correto.
	
	Somente o item I está correto.
	
	Todos os itens estão incorretos.
	
	Somente o item III está correto.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes