Buscar

TRABALHO TECNOLOGIA DAS CONSTRUCOES

Prévia do material em texto

CONSTRUÇÃO CIVIL
Uso do aço na construção civil
Porque o tema Uso do aço na construção civil?
Percebe-se atualmente que a indústria da construção civil busca soluções viáveis que propiciem aos empreendimentos durabilidade, qualidade, menor tempo de execução e menor custo. Para tanto, pesquisas foram realizadas a fim de idealizar novos sistemas estruturais que posteriormente fossem aplicados nos empreendimentos.
Dentre os existentes podem-se evidenciar o sistema estruturado em aço. Este crescimento fora significativo, ampliando a aplicação deste sistema nas construções de edifícios de múltiplos pavimentos, pontes, coberturas de grandes vãos, etc.
Assim sendo, o TCC analisará alguns dos sistemas construtivos existentes com o emprego do aço e suas vantagens e desvantagens que a utilização do aço traz para construção civil.
Uso do aço na construção civil
Os modernos sistemas de construção caracterizam-se pela rapidez e pela eficiência em prazos e custos. O uso cada vez maior de elementos industrializados, preparados em fábrica e levados ao canteiro de obras para montagem, é uma exigência comum decorrente da evolução dos processos construtivos.
Desde o início da utilização das estruturas metálicas na construção civil até os dias atuais, o aço tem possibilitado aos arquitetos, engenheiros e construtores, soluções arrojadas, eficientes e de alta qualidade.
Das primeiras obras aos ultramodernos edifícios que se multiplicaram pelos grandes centros, a arquitetura em aço sempre esteve associada à ideia de modernidade, inovação e vanguarda, traduzida em obras de expressão marcante.
No entanto, as vantagens na utilização de sistemas construtivos em aço vão muito além da linguagem estética de expressão marcante;
Estruturas metálicas preenchem esses requisitos e atendem, com vantagens, a todos os tipos de projetos para edifícios de andares múltiplos, principalmente os que se destinam ao uso comercial e requerem plantas flexíveis, com áreas livres que permitam os mais diferentes layouts.
Vigas mais esbeltas e resistentes, permitindo vãos maiores e ganho de espaço entre 10% e 20%.
Redução do tempo de obra em até 40% e possibilidade de ganhos financeiros com a ocupação mais rápida do imóvel.
Redução de até 30% no custo de fundações devido ao menor peso estrutural.
A expansão do uso do aço na construção civil brasileira está gerando enorme demanda de profissionais especializados na área. 
Nas três últimas décadas a construção metálica saiu praticamente do ostracismo para um setor com grandes perspectivas de crescimento nos próximos anos, e isso é o resultado de grandes investimentos que foram feitos em novas tecnologias e equipamentos especializados.
A utilização do aço tem crescido a cada ano e a tendência é de um aumento maior com a divulgação das vantagens da construção metálica, que se apresenta como uma excelente opção aos sistemas convencionais.
No Brasil, segundo dados divulgados pelo CBCA – Centro Brasileiro da Construção em Aço – entre 4% e 5% dos edifícios construídos com mais de quatro pavimentos usam estrutura em aço. Já na Inglaterra, por exemplo, o percentual é de mais de 70%.
Outra amostra do potencial deste mercado é o índice de consumo de aço por habitante. Aqui o consumo é de 5 kg por habitante/ano, na Inglaterra são 20 kg, e na Alemanha e nos Estados Unidos, 30 Kg.
Segundo o IBS – Instituto Brasileiro da Siderurgia – para os próximos anos as perspectivas de crescimento do setor da Construção Metálica são otimistas, fundamentadas no incremento de produtos e soluções industrializadas, aliadas aos investimentos em infraestrutura pelos setores públicos e privados.

Outros materiais