Buscar

Apanhadão - Metodologia e prática de Ens. Lingua Portuguesa

Prévia do material em texto

Discursivas de Met. E prat. Do ensino da língua portuguesa
1-Segundo os PCNs de L. Portuguesa: “De modo geral, o ensino da ortografia dá-se por meio da apresentação e repetição verbal de regras, com sentido de “fórmulas”, e da correção que o professor faz de redações e ditados, seguida de uma tarefa em que o aluno copia várias vezes as palavras que escreveu errado. E, apesar do grande investimento feito nesse tipo de avaliação, os alunos – se bem que capazes de “recitar” as regras quando solicitados – continuam a escrever errado. Por que os PCNs afirmam que, apesar do.grande investimento feito nas atividades citadas, os alunos continuam a escrever errado? Explique. 
Resposta: Decorar regras, sem compreendêlas, sem analisálas no seu contexto, sem discutir suas regularidades e exceções, não garante que o aluno saberá utilizálas no momento de sua produção ou seja, o aluno escrever varias vezes a palavra que escreveu errado não significa que estará aprendendo isso poderá leva-lo a memorização mas não a ter consciência do seu verdadeiro .. Justificase, aqui, a necessidade de propor discussões para que tal compreensão possa, sempre que possível, emergir desses debates que ocorrem na sala de aula. Serão essas as oportunidades em que o professor poderá sistematizar nossas convenções ortográficas e gramaticais, extraindo do aluno aquilo que se observa sobre suas regularidades, o professor deverá investigar quais as dificuldades ortográficas mais urgentes de seus alunos e trabalha-los uma a uma
pag. 66
2-Os autores estudados neta disciplina, de um m odo geral, tecem críticas ao modelo tradicional de ensino que não formou leitores competentes. Solé (1999), por exemplo, afirma que, “em geral, a atividade leitura-pergunta-resposta é o modelo mais utilizado e validado por manuais, guias didáticos e professores como uma boa atividade de compreensão leitora”. Que argumento(s) apresenta(m) esses autores para justificar o fracasso desse modelo de ensino? 
Pag. 10 e 13
Resp. Atividades que solicitam do aluno uma resposta com base na memorização ou na simples identificação de um trecho, não favorecem a utilização desse conhecimento quando o aluno está a frente a uma situação em que precisa agir de forma autônoma e criativa. Quando isso ocorria sob forma de um questionário que precisávamos responder a partir da localização de um texto. Com tudo isso não se exigia uma reflexão sobre o que estava escrito, tanto do ponto de vista dos aspectos ortográficos e gramaticais como no que se refere ao conteúdo do texto lido.
Diante de todos esses aspectos citados não era o modelo ideal para se formar leitores competentes
3)Solé (1998, p. 70), defende o ensino de estratégias de leitura para os alunos. Segundo a autora, as estratégias”... não amadurecem nem se desenvolvem, nem emergem ,nem aparecem. Ensinam-se – ou não se ensinam – e se aprendem – ou não se aprendem “. Qual a importância das estratégias na formação do leitor competente? Pagina 51
As estratégias ajudam os estudante a utilizar o conhecimento prévio, a realizar as inferências para interpretar o texto, a identificar as coisa que não entende e esclarecê-las para que possa retrabalhar as informações encontradas por meio de sublinhados e anotações, ou num pequeno resumo. As estratégias, previsão/antecipação, Inferência e verificação contribuem para a formaçao de leitores autônomos e para a fluência da leitura, aumentando a compreensão que se tem a respeito do assunto, tema ou conteúdo que esta sendo lido.
Leia o texto a seguir:
Ao colocar em discussão as práticas educativas tradicionais, as quais questionam um aluno de postura passiva e sem espaço para se desenvolver de forma crítica e reflexiva, afirmamos que o processo educativo não é uma prática isolada de outras instâncias da sociedade. Sendo assim, pode estar a favor de determinados interesses políticos. 
No caso de ensino da escrita e da leitura, qual motivo justifica uma prática educativa, que não valorize o desenvolvimento do pensamento reflexivo do aluno?
 Pagina 10/11 e o questionário unidade I questão 7
Era interessante que o ensino da leitura e da escrita permaneça na esfera da decodificação, bastava que as pessoas compreendessem o que era esperado delas e soubessem cumprir ordem, pois não havendo espaço para discussões, reflexões e críticas, qualquer opinião contrária à do poder vigente pode ser compreendida como rebeldia e punida com sanções severas que sirvam de modelo para desencorajar outras pessoas que poderiam pensar da mesma maneira. Cada um deveria conhecer e acatar passivamente o seu papel e o seu lugar na sociedade. Outro aspecto revela mtas pesquisas sobre como o aluno aprende e, consequentemente, o que favorece essa aprendizagem não haviam sido difundidas no meio docente. Mesmo aquelas que já tinham obtido resultados que poderiam contribuir para uma pratica pedagógica mais eficiente ainda não haviam sido amplamente divulgadas e discutidas por vários motivos.
Leia o seguinte enunciado:
No processo de ensino da leitura e da escrita, o professor deve ter clareza de quando pode propor desafios diferenciados para que o aluno possa avançar no seu desenvolvimento. Nesse contexto, o docente precisa saber quando deve iniciar o ensino das convenções ortográficas e gramaticais.
Em que momento desse progresso da escrita do discente o mestre poderá notar que ele já pode apresentar desafios ortográficos e gramaticais sistematizados? Por que deve fazê–lo nesta etapa:
Pagina 62
Uma vez compreendida a logica do sistema de escrita alfabético ao aluno, poderão ser apresentados outros desafios que lhe permitem refinar progressivamente o seu conhecimento sobre a escrita e consequentemente sobre a leitura. Entre tais conhecimentos é possível destacar a escrita com letra cursiva e a reflexão sobre as questões ortográficas e gramaticais. Uma criança que ainda não escreve alfabeticamente terá mto mais dificuldade em avançar na direção dessa compreensão se não puder realizar analises das letras no contexto da palavra, da frase ou de qualquer que seja o portador em questão.
A antecipação é uma estratégia. Explique e exemplifique.
Pag.74 e tele aula unidade III
É a analise dos elementos- chaves que compõem o texto que sera lido como nome do autor, ilustração, titulo, subtítulo etc, com vista a aproximar-se do assunto que será tratado.
Lembrando que, no decorrer da leitura, essas informações podem ou não ser confirmadas.
7 - o grande deságio da educação atual, no que se refere ao ensino da leitura e da escrita, e a fornaçao dos leitores competentes. Aponte pelo menos 2 praticas que podem potencializar essa formação.
Pag 23/24/25
Resp. O professor deve ser um bom leitor: nesse processo, há que se considerar a competência leitora do professor que atuará como o parceiro mais experiente do aluno, ou seja a referência o modelo.
Leitura compartilhada: Ocorre quando todos têm aceso ao texto escrito e podem acompanhar e participar da leitura feita pelo professor, observando o moemto que ele realiza sua pausas o que faz modificar a entonação, quando sua expressão se torna mais acentuda , enfim pode observar o comportamento leitor adotado por esse outro letor mais experientena sua interação com o texto.
 8 -Leia o conteúdo a seguir:
 Na concepção do ensino tradicional, o erro do aluno é interpretado pelo Prof. como indicador daquilo que o estudante não aprendeu. Entretanto as perspectivas atuais da educação, por exemplo, a abordagem construtivista, revela um modo diferente de compreender o erro do discente. Como o erro deve ser entendido, considerando-se a perspectiva construtivista?
Questionário unidade III questão 9 e pag. 67
os erros dos alunos nos revelam informações sobre o que eles sabem e o que precisam saber, bem como sobre o que devemos ou podemos fazer para que eles ampliem seu conhecimento sobre o assunto tratado. , nem sempre devemos julgar o momento em que nos deparamos com o erro do aluno ou em que o vemos cometer um equívoco como sendo o certo para corrigi-lo. Háfatores essenciais que precisam ser considerados nesse processo. Isto quer dizer que o professor precisa compreender que o aluno constrói o seu conhecimento e, portanto, não deve interferir nesse processo.
9)quando se refere ao ensino da leitura, Solé (1998) tece algumas características para a atuação do prof. Segundo a autora “ uma atividade de leitura será motivadora para alguém se o conteúdo estiver ligado aos interesses da pessoa que tem que ler e, naturalmente, se a tarefa em si corresponde a um objetivo.(...) por outro lado não devemos esquecer que o interesse também se cria, se suscita e se educa e que em diversos ocasiões ele depende do entusiasmo e da apresentação que o prof. faz de uma determinada leitura e das possibilidades que seja capaz de explorar” (1998 p. 43).
Fundamentado no que diz Solé, explique o que se compreende por “ conteúdo ligado aos interesses da pessoa” e qual papel do prof. nesse processo. Pag. 28
Resposta: É certo que a diversidade textual deve ser revelada ao aluno nos anos iniciais do Ensino Fundamental; ele só poderá estabelecer critérios pessoais para escolher o que será lido se tiver tido a oportunidade de conhecer os diferentes gêneros textuais.
Diante disso entendemos que o professor não pode se fixar num único gênero textual a ser lido para seus alunos. É preciso levar em conta que o propósito de ensinar as crianças a ler com diferentes objetivos é que, com o tempo, elas mesmas sejam capazes de se colocar objetivos de leitura que lhes interessem e que sejam adequados. O ensino seria muito pouco útil se, quando o professor desaparecesse, não pudesse se usar o que aprendeu 
10) As crianças precisam vivenciar muitos momentos de leitura e discussão com o prof para que adotem um comportamento leitor adequado. Solé (1998, p. 28) diz que ela deve ser “um escutador ativo” como condição para depois ser um leitor ativo. (...) Para participar de uma atividade com esta, as crianças não precisam ser leitoras especializados e nem mesmo saber ler.
De que maneira a participação das crianças nos momentos de leitura e discussão serão produtivos, se muitas delas não sabem ler?
Achou resposta na internet
R ao trabalhar as diferentes possibilidades de leitura desde as series iniciais, o prof além de oferecer textos variados aos seus alunos deve planejar situações em que as crianças possam ler por si mesmas, mesmo antes que elas saibam ler convencionalmente. Nessas situações, as crianças utilizam-se de estratégias de leituras quando formulam hipóteses sobre o que pode estar escrito, inferem o que não esta escrito e antecipam o que encontraram escrito mais adiante. As crianças pequenas podem apoiar-se em diferentes recursos, como nas imagem de determinados textos naquilo que já sabem sobre o seu conteúdo e, ate mesmo, no reconhecimento de algumas palavras conhecidas. Após o prof ler para a classe ele pode incitar uma discussão entre os alunos, cada um dizendo o que entendeu no texto, se gostou ou não, com o objetivo de que a confrontação de pontos de vista leve a uma melhor compreensão do texto.
11)Nas reflexões que Lerner (2002 p. 23) tece sobre a necessidade de mudança no ensino atual a autora declara que “ é possível criar um novo equilíbrio entre o ensino e o controle, quando se reconhece que este é necessário, mas tentando evitar que a prevaleça sobre aquele. Quando se apresenta um conflito entre ambos, quando é preciso escolher entre o que é necessário para que as crianças aprendam e o que é necessário para controlar a aprendizagem, parece indispensável optar pela aprendizagem”.61 a 63
Das discussões propostas nesta disciplina, resgate um pouco dessa tensão entre aprendizagem e controle, apresentando argumentos que justifique esta ideia da autora.
Resposta: Para falar sobre esta tensão temos que lembrar que durante muito tempo a escola colocou a pratica da leitura e escrita de forma mecanizada, não era exercida a reflexão só aspectos ortográficos e gramaticais neste caso percebemos o controle. Porém sabemos que aprender a ler e escrever deve possibilitar a inserção no meio cultural, organizar o pensamento e repensar o mundo . Então percebemos a tendência a mudança (democratização do ensino) e a tendência a conservação (reprodução da ordem social estabelecida) e isto passa longe da função social que é saber ler para se comunicar com o mundo, para conhecer outras possibilidades e olhares. A necessidade de controlar a aprendizagem da leitura da ênfase ao aspecto ortográfico e deixa de lado o aspecto interpretativo e não contribui para a construção de uma autonomia intelectual. A idéia da autora é que se deve trabalhar com projetos para articular os propósitos didáticos e comunicativos estimular a aprendizagem e fornecer a autonomia além da abordagem multidisciplinar ou seja . É preciso delegar as crianças a responsabilidade de revisar seus escritos, assim serão gerados novas aprendizagem e novas possibilidades de avaliação serão encontradas.
12)Leia o seguinte texto:
Quando fazemos uma breve retrospectiva histórica, percebemos muitos equívocos na tentativa de superar uma perspectiva tradicional de ensino e implantar uma proposta de ensino com base em princípios construtivistas.
De modo geral o que deu errado nesse processo de transição?
Pag.16/17
Saímos de uma pratica pedagógica pautada unicamente no modelo, na memorização, na copia, para uma pratica em que tudo isso foi rejeitado e nada foi oferecido para ocupar o seu lugar. E a formação continuada não foi uma realidade na maioria das escolas, a formação dos professores seria de extrema importância, porem não houve investimento suficiente na formação dos mesmos, uma vez que possibilitaria a passagem gradual e consistente de uma percepção tradicional para uma concepção construtivista, esse processo de formação foi deixado para 2º plano, cada professor entendeu como foi possível, naquele determinado momento histórico. A apropriação equivocada de preceitos (normas, regras) da concepção construtivista desestabilizou o sistema de ensino e trouxe, como consequência altos índices de alunos que terminaram o ens. Fundamental sem saber ler e escrever.
13)Analise o seguinte texto:
Muitos prof. leem apenas contos de fadas para seus alunos, tendo em vista o fato de que esse é um gênero que as crianças apreciam muito. Entretanto, sabemos que se fixar num único gênero textual não contribui de modo significativo para a aprendizagem dos discentes.
Quais os prejuízos na formação do leitor quando o docente trabalha com apenas um único gênero?
pag. 28
Mesmo que os alunos mostrem interesses por um tipo de leitura apresentado, o prof deve dar ao aluno a oportunidade de conhecer todos os gêneros textuais existentes, pois as leituras para diferentes propósitos e os alunos precisam compreender o que se pretende em cada leitura. Conhecendo vários gêneros os alunos vão saber aprecia-los e utiliza-los quando necessário. Se assim não for, com o tempo não serão capazes de se colocar objetivos de leituras que os interessem e que sejam adequados. 
14) Qual seria o momento mais apropriado para o ensino da letra cursiva ao aluno?
Pag. 62/63
Uma vez que o prof. nota que o aluno já apresenta uma escrita alfabética, quando a criança já tenha compreendido o funcionamento alfabético do sistema (o que não significa que não cometa mais erros ortográficos) pode se iniciar o ensino da escrita cursiva, visto que o aluno já terá elementos suficientes para compreende-la, o que minimizara as possibilidades de que essa seja uma aprendizagem dolorosa.
15) Justifique o conceito de literatura proposto por Delia Lerner. “Ler é entrar em outros mundos possíveis. É indagar a realidade para compreende-la melhor, é se distanciar do texto e assumir uma postura critica frente ao que diz e ao que se quer dizer, é tirar carta de cidadania no mundo da cultura escrita...”
Pag.21
Por meio da leitura temos possibilidades de viajar para outros mundos, conhecer outras culturas, vivenciar aventuras sem correr os seus riscos. Uma boa leitura nos permite transitarentre o presente, o passado e o futuro.
 16)Como e quando ocorre a leitura compartilhada e qual sua importância?
> Resp: Ocorre quando todos tem acesso ao texto escrito e podem acompanhar e participar da leitura feita pelo professor.Ter acesso ao texto escrito os alunos podem acompanhar a leitura do professor, observando em que momento ele realiza suas pausas, o que o faz modificar a entonaçao, quando sua expressão se torna mais acentuad a, enfim pode observar o comportamento leitor adotado por esse outro leitor mais experient e, na sua interação com o texto escrito.
17) -Sabemos da importância de uma rotina de leitura para os alunos da Educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental (etapas do ensino fundamental em que atua predominantemente o pedagogo). Entretanto, essa leitura não pode ser realizada sem que alguns critérios e cuidados básicos tenham sido observados. Cite e explique um desses critérios ou responsabilidade que o professor deve ter na seleção e/ou realização da leitura,sua importância no processo.
 
 pag.23 pode escolher qualquer topico escrever.
resp: A escolha previa do texto: É imprescindível que o texto selecionado tenha sido previa e cuidadosamente escolhido e que a sua leitura tenha sido realizada antecipadamente pelo professor, possibilitando que ele explore, junto aos alunos, os diversos recursos utilizados pelo autor para envolver o leitor; contos de fada, de mistério, notícias de jornal, poemas, entrevistas, biografias, reportagens, enfim, qualquer que seja o texto escolhido pelo professor, deve ter sido selecionado previamente, obedecendo a critérios que considerem a dinâmica e o interesse da classe.  
18) Tendo como enfoque o desenvolvimento do projeto pedagógico e a construção de um trabalho coletivo...O inicio de tudo foi quando Ismael trouxe para a sala de aula um recorte...A partir da analise do relato dessa professora,apresente um texto sobre a importância do projeto pedagógico na ação do professor.
R:
19)Analise o texto a seguir ( o trecho trata-se de um relato de uma pesquisadora ao analisar a construção do projeto....[...]a medida que as professoras repartiam com o grupo suas experiências, elas se apropriavam.....De acordo com Perrenoud (2000), quais competências estão sendo construídas pelas professoras nesse relato?
R:
20) Analise o texto a seguir:
Mto se discute sobre a pratica do ensino da leitura e da escrita que nao privilegiavam o debate e a reflexao, analise sobre os diferentes pontos de vista. 
Considera-se esse tipo de ensino tradicional e que ja nao ha mais espaço para ele. qual o principal problema ou consequencia de um tipo de ensino como esse ( perspectiva Tradicional)
Resp pag 10 e 12
R:Nessa perspectiva o aluno nao desenvolvera uma postura critica e reflexiva, pois utiliza como  base a memorização ou a identificação de um trecho do texto o que não favorecera  a utilização desse conhecimento quando o aluno está frente a uma situação em que precisa agir de forma autônoma e criativa.Esse é também um dos motivos pelos quais muitos alunos que possuem um histórico escolar admirável não conseguem obter aprovação em concursos públicos.
Assim, reconhecemos a importância de oferecer, ao aluno, possibilidades de agir sobre a escrita, de modo que, a partir de uma aprendizagem específica, ele possa extrair elementos para resolver problemas na sua vida prática.
21 -Leia o texto a seguir:
Para a Formação de um leitor competente, há que se considerar a necessidade de ensinar estratégias de leitura, sem as quais pode haver muita dificuldade por parte do leitor.
Considerando essa importância no processo de leitura, explique o que são tais estratégias.
Resp . 50 – 58
R:
22 – Leia o seguinte conteúdo:
De um modo geral, quando a criança cumpre a etapa da educação infantil e ingressa no ensino fundamental, (com aproximadamente 6 anos), há uma ruptura em algumas práticas que eram exercidas pelo professor na etapa anterior. Uma delas é a leitura de histórias, que normalmente é realizada na educação infantil, (e que tanto encantamento proporciona às crianças), e interrompida no ensino fundamental, quando, na verdade, deveria ser intensificada.
Quais são os benefícios de uma rotina de leitura feita pelo professor?
Resp. pag 26 e 27
R:
23 – Analise o seguinte enunciado:
Foi discutido na disciplina que “a leitura e a escrita precisam ser compreendidas também na perspectiva de instrumentos que viabilizam uma participação social mais eficiente, contribuindo com transformações necessárias para a construção da sociedade, com condições favoráveis de desenvolvimento para todos” (livro texto, p.12)
De que modo a participação social do individuo pode ficar comprometida, caso não possua recursos para ler e escrever de forma competente?
Resp. 12
R:

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes