Buscar

Instituições e Organização do Estado

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

POL1 
	Questão 1/5 - Instituições e Organização do Estado
	O conceito de Estado nem sempre coincide bem com aquilo que encontramos na realidade vivida por diferentes povos. Contudo, tomando por base o conceito teórico estudado, verifique a opção que melhor corresponde aos elementos que compõem um Estado moderno.
	A	a reunião de uma etnia, dotada de um governo soberano e situada em um território definido.	B	https://www.passeidireto.com/pergunta/21896792/me-ajudem
	B	a constituição de um povo, assentado num determinado território e dotado de um governo soberano.	B	https://www.passeidireto.com/arquivo/21993476/apol-1-seg-periodo
	C	a união de um povo, governado por representantes eleitos e estabelecido em um território.	B	https://www.passeidireto.com/arquivo/21978674/apol1-corporacoes-e-contexto-empreendedor-e-instituicoes-e-organizacao-do-estado
	D	a união de um povo unido por um idioma comum e governado por seus representantes.
	E	a parcela autônoma de um país organizado em um sistema federativo.
	Questão 2/5 - Corporações e Contexto Empreendedor
	Leia o fragmento de texto a seguir e posteriormente responda:
	Empreendedorismo Corporativo
	Da mesma forma que um indivíduo possui características próprias que o torna empreendedor, as empresas também possuem características que as tornam empreendedoras.
	Antes de descobrirmos quais as características de uma empresa empreendedora, discutiremos o que torna a empresa empreendedora.
	Características da empresa empreendedora
	O empreendedorismo corporativo tem início no cerne da cultura organizacional, pois depende do ambiente corporativo propício para se empreender. Para isso é necessário criar um ambiente que seja criativo, que dê autonomia e incentive a iniciativa dos colaboradores em criar, desenvolver e buscar soluções.
	A empresa empreendedora é aquela que busca soluções, incentiva o aprendizado constante, que aprende com as novas e melhores práticas existentes no mercado.
	Além de a empresa empreendedora ser uma empresa voltada para o desenvolvimento constante de novas soluções, é também o local ideal para que o envolvimento faça com que a empresa encontre soluções e novas oportunidades.
	Fonte: http://www.novonegocio.com.br/empreendedorismo/o-que-e-empreendedorismo/ acesso em 10/11/14 as 14h55min
	Com base na matéria acima podemos afirmar que a Empresa Empreendedora:
	I. Paga maior salário do mercado e por isso atrai profissionais mais qualificados.
	II. Valoriza o lado criativo dos seus colaboradores e por isso apresenta inovações e atualizações diferentes das demais.
	III. Investe na qualificação dos colaboradores e com isso aumenta as chances da empresa tornar-se mais empreendedora;
	IV. A liderança não participativa propicia o desenvolvimento do ambiente empresarial empreendedor.
	V. Em tempos de crise na economia somente o ambiente empreendedor pode fidelizar os colaboradores.
	Estão corretas apenas as alternativas:
	A	I e V	C	https://www.passeidireto.com/arquivo/22144256/apol1-corporacoes-e-contexto-empreendedor-100
	B	I, II e III	C	https://www.passeidireto.com/arquivo/22097865/apol-01-resolvida-nota-100
	C	II e III	C	https://www.passeidireto.com/pergunta/21826477/apol-1---b-2016---fase-1
	D	III, IV e V
	E	Todas as alternativas
	Questão 3/5 - Instituições e Organização do Estado
	Vimos o importante papel que as instituições podem ter no desenvolvimento ou na estagnação da economia de um país. No que toca ao Estado brasileiro, examine as afirmativas abaixo:
	I- A defesa da propriedade é uma instituição que tem reflexos na vida econômica do país.
	II- Somente consideramos “instituição” aquela norma, regra ou hábito que tenha um efeito positivo sobre a sociedade.
	III- A Constituição de 1988 adotou um sistema econômico capitalista.
	IV – O Estado brasileiro pode atuar diretamente na economia, ombro a ombro com a iniciativa privada, por meio da abertura de empresas estatais.
	V- As instituições nacionais podem sofrer influências de instituições desenvolvidas em outros países.
	De acordo com o que foi estudado, estão corretas apenas as alternativas:
	A	I e V	C ???	https://www.passeidireto.com/arquivo/22050788/apol-1administracaob2016fase-1instituicoes-e-organizacao-do-estado--corporacoes-
	B	I, II e III	E ???	https://www.passeidireto.com/arquivo/22340861/apol-01-fase-b-com-gabarito-adm
	C	II, III e V	D ???	https://www.passeidireto.com/arquivo/22021086/corporacoes-e-contexto-empreendedor
	D	III, IV e V	CONFIRMAR AINDA
	E	I, III e V
	Questão 4/5 - Corporações e Contexto Empreendedor
	Leia o trecho de texto a seguir:
	A Revolução Industrial do século 18 representou o momento de consolidação do capitalismo. Apesar de restrita à Inglaterra, ela foi responsável pela reordenação da economia mundial durante o século 19, pois representou a nova dinâmica capitalista, responsável por superar o mercantilismo.
	O pioneirismo inglês pode ser explicado com base na existência de um Estado liberal burguês, de capitais acumulados oriundos da exploração colonial e do domínio sobre as atividades mercantis, até então de mão de obra barata, e da disponibilidade de recursos naturais.
	Fonte: http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/historia-geral/revolucao-industrial-do-seculo-18-consolida-capitalismo.htm acesso em 13/02/2015 as 16h33min
	Analise as sentenças abaixo no que diz respeito à Revolução Industrial, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
	(   ) Podemos definir a Revolução industrial como: um conjunto de transformações socioeconômicas e tecnológicas responsável por consolidar o sistema capitalista.
	(  ) A revolução não deve ser entendida apenas como um conjunto de inovações técnicas, novas máquinas e novos procedimentos de produção. A revolução deve ser entendida a partir da alteração estrutural (mudanças nos campos político, cientítfico, de tecnologia etc) que determinou.
	(   ) Ela foi responsável pela separação definitiva entre o capital e o trabalho, pela consolidação do trabalho assalariado, pelo controle da burguesia sobre a produção e pela formação de uma nova classe social, o proletariado.
	(   ) O desenvolvimento desse processo (A Revolução Industrial) determinou uma série de transformações na vida cotidiana do homem: as condições de vida e de trabalho eram caracterizadas pela miséria, o operário trabalhava cerca de 14 horas por dia em condições insalubres, não havia uma legislação trabalhista e a exploração era ainda maior em relação às mulheres e às crianças, que viviam em locais semelhantes a cortiços.
	(  ) Ela não foi caracterizada  - a Revolução Industrial – pela substituição gradual do trabalho manual pelo trabalho da máquina e pela substituição da energia humana pela energia a vapor.
	Agora marque a sequência correta:
	A	V, F, V,V, F
	B	F, V, V, F, V	C	https://www.passeidireto.com/arquivo/21998165/apol-1-modulo-b---fase-1---nota-100
	C	V, V, V, V, F	C	https://www.passeidireto.com/arquivo/22060053/apol-1-fase-i--b---nota-100
	D	V, F, V, V, V
	E	F, F, F, V, V
	Questão 5/5 - Instituições e Organização do Estado
	Caso você pudesse agora fazer uma pesquisa na internet em busca de um televisor para comprar, certamente iria se deparar com uma razoável variedade de marcas e de produtos com características e preços bastante variados.  Pensando nisto, assinale a opção que corresponde à contribuição do mercado para a construção de uma economia com tal variedade de televisores.
	A	A economia de mercado gera consumidores pouco exigentes, o que resulta em produtos de qualidade variável.
	B	A economia de mercado gera empresas menos eficientes, o que resulta em produtos de qualidade variável.
	C	A economia de mercado estimula o surgimento de novas empresas e a competição entre elas, o que resulta em produtos adaptados para diferentes demandas.
	D	A economia de mercado não é capaz de identificar as flutuações da demanda, o que leva ao surgimento de produtos variados, muitos dos quais se tornam
invendáveis.
	E	A falta de uma economia de mercado no Brasil leva a deformações da oferta e da demanda, o que tem provocado uma variedade desnecessária de produtos
	C	https://www.passeidireto.com/pergunta/21826477/apol-1---b-2016---fase-1
	C	https://www.passeidireto.com/arquivo/22095030/apol-1-modulo-b
	C	https://brainly.com.br/tarefa/5760848
Plan2
Plan3
Plan4

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais