Buscar

CCJ 0035 Revisão AV1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Direito Processual Civil I
Profa: Ana Ketsia B. M. Pinheiro
Aula de Revisão
para a AV1
Faculdade Estácio de Sá - FAL
COMPETÊNCIA
	Absoluta: interesse do Estado. 	Diz respeito à matéria.
	Relativa: interesse das partes. 	Diz respeito ao local (territorial)
Qual a diferença entre as consequências advindas da comprovação da incompetência absoluta e da incompetência relativa?
A incompetência absoluta, ao ser reconhecida, traz consequências mais graves.
Há prazo para as partes arguirem comprovação a incompetência absoluta e a incompetência relativa?
Reunião de Processos
	Conexão – identidade de pedido ou 
	causa de pedir.
	Continência - mesmas partes e a mesma causa de pedir, mas o pedido de uma delas engloba o da outra.
E a litispendência, gera reunião de processos?
O que é o juízo prevento?
Competência dos Juizados Especiais
	Estadual – Até 40 SM. E o advogado, 	é obrigatório?
	Federal - Até 60 SM. E o advogado, 	é obrigatório?
Legitimidade
Ad Causam (capacidade de direito)
Ad Processum (capacidade processual)
Intervenção de Terceiros
	Assistência Simples;
	Assistência Litisconsorcial;
	Denunciação à lide;
	Chamamento ao Processo
Tipos de Litisconsórcio
	
Quanto à unidade da decisão:
Simples e Unitário
Quanto à obrigatoriedade de participação dos litisconsortes:
Facultativo e Necessário
Estabilização da Relação Processual
	
Realizada a citação, não pode o autor modificar o pedido ou a causa de pedir sem o consentimento do réu. 
Após o saneamento, nenhuma modificação será admitida, ainda que com a autorização do demandado. Neste passo, as partes devem permanecer as mesmas, salvo as substituições permitidas em lei. (NCPC, art. 329)
Modificação Subjetiva da Lide
	
Sucessor Processual
Substituto Processual
Casos Concretos
Plano de Aula 1
Maria, brasileira, casou com Glen, americano.  Desde a constância do matrimônio o casal passou a residir no Brasil. Na constância do matrimônio nasceu Peter que encontra-se hoje com 5 anos de idade. Ano passado o casal resolveu se divorciar. Glen, então resolveu voltar para cidade onde nasceu, Santa Bárbara, Califórnia. Maria procura, você, advogado, 
desejando que Glen pague alimentos ao filho Peter. Diante do caso em tela questiona-se:
  A ação de alimentos proposta por Peter, representado por sua mãe, Maria, em face de Glen, deve ser promovida na Justiça do Brasil? Justifique e fundamente a resposta.
Veja CPC, art. 22, I
Plano de Aula 2
Roberto, morador da cidade São Paulo,  resolveu fazer um cruzeiro marítimo, durante o passeio, após uma grande tempestade, o navio afundou e prestes a se afogar, e antes de desmaiar, percebeu que alguém o enlaçara pela cintura, evitando assim que se afogasse.  Roberto ao recobrar os sentidos encontrou ao seu lado, desfalecido, um dos marinheiros do navio, Denilson. Assim, entendeu que Denilson tinha sido o responsável pelo salvamento. 
Dias depois do salvamento, Roberto procurou  Denilson para agradecer  por ter salvado sua vida e como forma  de gratidão estava lhe doando um imóvel localizado em  Recife/PE. Denilson, morador da cidade de Olinda, ficou em silêncio intencionalmente, omitindo a informação que o salvamento não tinha sido realizado por ele, mas sim  por outro marinheiro, de nome Paulo Jose. 
Três  meses depois da doação, Roberto descobriu por intermédio de uma reportagem que o verdadeiro salvador  foi outro marinheiro de nome Paulo José da Silva. O advogado de Roberto ajuizou uma ação de anulação do negócio jurídico na 1ª Vara Cível da Comarca de Recife/PE.  O advogado de Denilson alegou na sua defesa processual  a incompetência absoluta do juízo. 
Diante dos fatos narrados, indaga-se:
O critério de Competência utilizado pelo advogado  de Roberto para propor a ação para desfazer o negócio jurídico está correta? Fundamente e  explique a resposta.
A alegação  de incompetência absoluta feita pelo advogado de Denilson está correta? Justifique.
OBS.: Não cabe o CPC, art. 47.
Plano de Aula 3
Joana e Marcos  viviam em união estável há 10 anos, na cidade de  Curitiba  nunca fizeram uma declaração em cartório,  durante esse período construíram por esforço  mútuo um patrimônio considerável. Entretanto Marcos saiu de casa há aproximadamente dois meses e vem dilapidando o patrimônio do casal. Joana contratou um advogado para ajuizar ação de reconhecimento de união estável cumula com a partilha de bens. 
O advogado contratado por Joana  distribuiu a ação de reconhecimento de união estável c/c partilha bens  para uma das Varas Cíveis da Comarca de Curitiba/PR. O advogado de Marcos ao apresentar a sua contestação alegou a incompetência absoluta do juízo. 
Indaga-se: 
Está correto o critério de competência adotado pelo advogado de Joana? Fundamente e explique a sua resposta. 
Como deverá agir o magistrado diante da incompetência absoluta suscitada pelos réus? 
Plano de Aula 4
João promove ação de conhecimento em face de Geraldo. Na inicial postula a cobrança de um crédito constante de documento de confissão de dívida, com preenchimento de todos os requisitos legais. No curso do processo, João cede o crédito a Cleber. O cessionário postula o seu ingresso no processo. O juiz determina a oitiva do réu da ação, que não concorda com o pleito do cessionário. 
Indaga-se: 
a) Pode o réu recusar o ingresso no processo do cessionário? Fundamente e explique a resposta. 
b) A sentença que julgar improcedente o pedido do autor vincula o cessionário quanto aos seus efeitos? Fundamente e explique a resposta.
Plano de Aula 5
Alfredo promove ação de conhecimento em face de Francisco para postular indenização por dano material, no valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais). Citado regularmente, o réu alega impedimento do juiz uma vez que o magistrado é amigo intimo do autor, conforme fotos retiradas de uma rede social onde ambos viajaram juntos para o exterior. Indaga-se: a) Trata-se o caso concreto de impedimento do juiz? Fundamente e explique a sua resposta. b) De acordo com as normas do CPC quando deve ser arguida o impedimento ou a suspeição?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais