Buscar

DIVÓRCIO COM TUTELA DE URGÊNCIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA _____ VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA DE ____________ - _______.
 ANTONIA MOREIRA SOARES, portuguesa, casada, médica, portadora da Cédula de Identidade nº ___________, e Cadastro de Pessoa Física sob nº ___________, domiciliada em ____________, residente e domiciliada na rua _______________, nº ______, estado ________, CEP _________, vem por meio de seu advogado inscrito na OAB/_____, com endereço profissional na rua ____________, nº _______, estado _________, CEP _______, com fundamento no artigo 305 e seguintes do Código do Processo Civil, propor:
 AÇÃO DE DIVÓRCIO COM PEDIDO DE TUTELA CAUTELAR
 Em face de PEDRO SOARES, brasileiro, casado, dentista, portador da cédula de Identidade nº ____________, e Cadastro de Pessoa Física sob nº __________, domiciliado em ___________, residente e domiciliado na rua ___________, nº ______, estado _______, CEP __________, pelos fatos e fundamento que passa a expor:
 I – DO FATOS
 A Autora é casada há 30 anos com o Réu, na constância do matrimônio tiveram dois filhos, ambos maiores e capazes, assim como constituíram um vasto patrimônio, fruto do esforço do casal.
 Ocorre que a Autora, descobriu que o Réu está em um relacionamento extraconjugal, razão pela qual resolveu se divorciar.
 O Réu após saber da vontade da Autora em não manter o casamento deseja doar seus dois automóveis, marca Toyota, modelos SW4 e Corolla, para sua irmã Isabel Soares, assim como passou a realizar diversos saques em uma das contas conjuntas do casal.
 A Autora após ouvir a conversa do Réu e sua irmã, comprova junto ao banco ao qual possuem conta os saques do Réu. 
 
 II – DOS FUNDAMENTOS
 Diante da infidelidade extraconjugal e do ocorrido a Autora deseja a dissolução da sociedade conjugal conforme autoriza o Código Civil, in verbis:
“ - Artigo 1571. A sociedade conjugal termina: IV – pelo divórcio. e pela Lei nº 6.515/77 em seu artigo 2º, Parágrafo Único: O casamento válido se dissolve pela morte de um dos cônjuges ou pelo divórcio.”
 Fica claro que pelo fato do Réu estar se desfazendo do patrimônio que também cabe a Autora, pois é meeira do Réu, é requisito do fumus boni iures e há periculum in mora, por ter risco de ao final da dissolução da relação entre os dois de não ter mais nenhum bem a ser dividido, pois o Réu tem a intenção de dilapidar o patrimônio.
 A Autora não tem conhecimento de todos os bens existentes, e como forma de coibir a atitude adotada pelo Réu deve ser concedido o arresto dos bens, em tutela de urgência de natureza cautelar, com prazo para contestação de 5 dias, conforme preconizados nos artigos 301 e 306 do Código do Processo Civil de 2015: 
“ – Art. 301 – A tutela de urgência de natureza cautelar pode ser efetivada mediante arresto, sequestro, arrolamento de bens, registro de protesto contra alienação de bem e qualquer outra medida idônea para asseguração do direito. Art. 3016 – O réu será citado para, no prazo de 5 dias, contestar o pedido e indicar as provas que pretende produzir.”
 A Autora recorre ao poder judiciário para que seja efetivado o arresto dos bens e ao final ter seus direitos garantidos.
 III – DOS PEDIDOS
 
 Pelo exposto requer:
Que seja julgado procedente o pedido para decretar o divórcio das partes com a consequente partilha dos bens;
Que seja concedido a tutela urgência cautelar e arrolamento dos bens;
Que o Ministério Público seja citado, conforme artigo 178, cáput e inciso I;
Que o Réu seja citado para contestar a demanda, sob pena de revelia;
A condenação do Réu ao pagamento das custas judicial e honorário advocatício; 
Que seja designada audiência de mediação para resolução dos conflitos.
IV – DAS PROVAS
Requer a produção de provas em direito admitidas, em especial a pessoal, documental e pericial, conforme disposto no artigo 369 do Código do Processo Civil.
V – VALOR DA CAUSA
Dá-se o valor da causa de R$ ______________.
Nestes termos
pede deferimento.
____________________________ Advogado OAB/nº ____

Outros materiais