Buscar

B2 Pontes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

7) A ponte pênsil com 1600 m Tacoma Narrows, em Tacoma, Washington, colapsou em 7 de novembro de 1940, alguns meses depois de ser inaugurada. O colapso ocorreu após um vento de 65 km/s fazê-la vibrar e entrar em ressonância.
Inicialmente, a ponte começou a vibrar em modos longitudinais, isto é, ao longo de seu comprimento.  Mas, logo apareceram os chamados “modos torsionais”, nos quais a ponte balançava para os lados, se torcendo toda. Na ressonância, a amplitude desses modos torsionais aumentou de tal forma que a ponte desabou.
Ponte Rio-Niterói
Quando os ventos do sentido norte-sul ou sul-norte da baía alcançam os 52 km/h, atingem a freqüência natural da ponte, que começa a oscilar, induzida pelas formações de vórtices (turbilhões), no escoamento do ar que passa pela estrutura. O movimento chega a 300 mm de amplitude, mas acontece só na vertical, porque a própria estrutura da ponte impede a movimentação na horizontal
8) FALHAS MOTIVADAS POR CAUSAS ACIDENTAIS - Mudanças repentinas das condições originais do leito do rio, como é o caso das enchentes e erosões.
Podem ocorrer nos pilares:
Fissuras estáveis ou passivas: estabilizam-se( quando chegam à sua máxima amplitude. Ex.: fissuras provocadas por recalque diferencial de fundação estabilizado. Fissuras ativas: são produzidas por ações de( magnitude variáveis que provocam deformações variáveis no concreto. Ex.: fissuras de flexão provocadas por ações dinâmicas.
Uma das causas mais freqüentes da corrosão em estruturas de concreto armado, a carbonatação é a transformação do hidróxido de cálcio, com alto PH, em carbonato de cálcio, que tem um PH mais neutro.
DESAGREGAÇÃO É a deterioração, por separação de partes do concreto, provocada, em geral, pela expansão devido à oxidação ou dilatação das armaduras, e também pelo aumento de volume do concreto quando este absorve água. Pode ocorrer também devido às movimentações estruturais e choques.
A porosidade do concreto, a existência de trincas e a deficiência no cobrimento fazem com que a armação seja atingida por elementos agressivos, acarretando, desta maneira, a sua oxidação. A parte oxidada aumenta o seu volume em cerca de 8 vezes e a força da expansão expele o concreto do cobrimento, expondo totalmente a armadura à ação agressiva do meio. A continuidade desse fenômeno acarreta a total destruição da armação.
O concreto, mesmo sendo bastante resistente( quando de boa qualidade, está sujeito a sofrer danos em presença de agentes agressivos. Normalmente, o concreto mais atacado é o de má qualidade, permeável, segregado, etc. A água totalmente pura, como é o caso das águas( de chuvas nas pontes, pode atacar o concreto através da infiltração e do acumulo ao longo do tempo, devido à ausência de pingadeiras e da deficiência das juntas e da drenagem do tabuleiro.
9) Os esforços sobre as pontes são calculados com uma margem de segurança. Assim, só haverá ruína se a solicitação for superior ao esforço  previsto incluída a margem de segurança.
 
As solicitações repetidas levam à redução progressiva  da resistência da obra. Quando esta resistência torna-se igual ao esforço solicitante, a obra entra em ruína (fadiga).
 
O cálculo das pontes obedece a normas da ABNT. Adota-se um veículo-tipo curto, de 6 m de comprimento, por 3 m de largura.
 
O peso bruto desse veiculo-tipo não é o máximo PBT suportado pela ponte. Este PBT máximo depende do comprimento do veículo real. Veículos mais compridos distribuem melhor a carga
10) À princípio, dois grandes fatores auxiliaram na fragmentação da estrutura do vão: 1) Falta de rigidez transversal e à torção e; 2) Perfil aerodinâmico.
Em 14 de abril de 1831, a ponte de Broughton, na Inglaterra, caiu enquanto tropas marchavam sobre ela. As investigações concluíram que a ponte estava prestes a ruir, situação que foi agravada quando a vibração da marcha dos soldados se aproximaram da vibração de ressonância da ponte.
        Então, senhores engenheiros, muito cuidado com o calculo de freqüência de suas estruturas. Mesmo no Brasil, onde (quase) não há terremotos é muito importante fazer esse tipo de analise. Se a frequencia de vibração do vento for próxima a de um prédio ou do trafego de veículos for próxima à de uma ponte, é possível ocorrer tremores que cheguem a danificar tais estruturas.
Portanto essa ponde de 12m de vão pode ocorrer ressonância.

Outros materiais