Buscar

questões princípios de finanças

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

P: O objetivo do administrador financeiro é: R: R: Maximizar o retorno do capital investido pelos acionistas, investidores, proprietários
P: O Mercado Financeiro é regido por diretrizes e normas e supervisionado nas suas atividades pelo: R: Conselho Monetário Nacional e pelo Banco Central do Brasil.
P: Pelo novo Código Civil temos hoje no Brasil os seguintes tipos de empresas atuando: R: Empresário Individual, Sociedade Limitada, Sociedade Anônima, Sociedade simples
P: As operações de uma empresa precisam ser registradas, processadas, calculadas, interpretadas e classificadas através de um: R: Sistema de Informações Contábeis.
P: As denominações dos dois principais livros utilizados no processo de escrituração contábil são: R: livro diário e livro razão
P: Assinale abaixo qual a alternativa que corresponde a uma conta que pode ser classificada como aplicação de recursos: R: ativo imobilizado
P: As contas podem ser classificadas em dois grandes grupos: R: patrimoniais e de resultado
P: O patrimônio expressa: R: Um conjunto de bens, obrigações e resultados
P: As Contas de Resultado podem ser divididas em: R: Contas de receitas e contas de custos e despesas.
P: O Balanço Patrimonial é um demonstrativo que visa: R: apresentar a situação financeira e patrimonial da empresa em um de terminado momento. 
P: O Ativo Não Circulante é formado pelos seguintes subgrupos: R: Realizável em Longo Prazo, Investimentos, Imobilizado, Intangível. 
P: A Demonstração de Resultados do Exercício tem como objetivo básico: R: Apurar o lucro ou prejuízo obtido pela empresa durante determinado período (exercício social), com base no regime de competência.
P: A Demonstração de Mutações do Patrimônio Líquido nos permite: R: Detalhar as principais modificações que afetaram o patrimônio líquido no período. 
P: A Demonstração do Fluxo de Caixa propicia: R: Identificar o processo de circulação do dinheiro, através da variação de caixa.
P: Uma boa análise econômico-financeira contempla três grandes enfoques, conforme uma das alternativas abaixo: R: Enfoque patrimonial, enfoque econômico, enfoque financeiro. 
P: Um índice de liquidez corrente igual a dois irá demonstrar que: R: A empresa tem plena capacidade de honrar seus compromissos. 
P: Comparando o índice de participação do capital próprio das empresas abaixo indique qual das empresas tem menor participação do capital de terceiros. R: 61%
P: O ciclo operacional de uma empresa é composto de: R: Prazo médio de conversão de estoques mais prazo médio de recebimentos.
P: Assinale abaixo qual das alternativas corresponde aos atributos da Contabilidade Gerencial: R: Não se prende aos aspectos legais e fiscais do país.
P: Identifique, nas alternativas abaixo, três funções da informação contábil gerencial: R: Controle gerencial, controle operacional, controle estratégico.
P: Assinale abaixo três dos objetivos da apuração de custos de produção dos produtos e serviços: R: Controle, melhoria de processos e gerencial.
P: A margem de contribuição é representada: R: pela diferença entre o preço unitário de venda e o custo variável unitário.
P: O conceito da taxa de marcação ou Markup representa: R: Indicador que, aplicado sobre o custo unitário de fabricação de um produto, resulta no preço de venda do referido produto.
P: Assinale abaixo qual indicador de avaliação pode relacionar diretamente o enfoque financeiro com o econômico: R: Geração de caixa / receita operacional 
P: O capital de giro pode ser definido como: R: A parcela de recursos utilizada diretamente na operação corrente da empresa. 
P: No segmento comercial, como os produtos já são acabados, a administração do giro tem que se deter: R: Na política de estocagem e no financiamento de vendas a prazo. 
P: A Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) é um relatório que tem por fim: R: Evidenciar as transações ocorridas em um determinado período e que provocaram modificações no saldo da conta Caixa. 
P: Assinale abaixo qual das afirmativas está correta: R: O Orçamento é a etapa do processo do planejamento estratégico em que se estima e determina a melhor relação entre resultados e despesas para atender às necessidades, características e objetivos da empresa no período.
P: Dentro do Sistema Financeiro Nacional, são consideradas como entidades supervisoras: R: Secretaria de Previdência Complementar, Comissão de Valores Mobiliários, Banco Central do Brasil, Superintendência de Seguros Privados.
P: Assinale a alternativa que corresponde ao grupo de subdivisões estabelecidas para o mercado financeiro: R: Mercado monetário, mercado de crédito, mercado cambial e mercado de capitais.
P: Qual dos órgãos abaixo é responsável pela execução da política monetária do país? R: Banco Central do Brasil.
P: As instituições financeiras denominadas bancárias/monetárias são: R: Bancos Comerciais, Bancos Múltiplos, Caixa Econômica, Cooperativas de Crédito. 
P: O mercado monetário encontra-se estruturado visando: R: Ao controle da liquidez monetária da economia.
P: Analise as alternativas abaixo e aponte a única CORRETA: R: No Mercado Primário, as ações são caracterizadas como títulos de renda variável, emitidos por sociedades anônimas e correspondem à menor parcela do capital da empresa emitente.
P: Entre os benefícios que a abertura de capital pode oferecer às empresas podemos destacar: R: Fontes de recursos para investimento e liquidez patrimonial para os acionistas 
P: No processo de abertura de capital, a empresa precisa contratar um intermediário financeiro. A instituição financeira contratada deve realizar uma operação de Underwriting, através das seguintes modalidades: R: Firme, melhores esforços, residual. 
P: As Metodologias de Avaliação de Empresas para precificação de ações são: R: Análise de Múltiplos Financeiros e Fluxo de Caixa Descontado.

Outros materiais