Buscar

3. Teoria Clássica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Teoria Geral da Administração
Profa. Ana Mary
05 e 06/09/2017
*
*
TAYLOR
Administração
Científica
Ênfase nas
tarefas
Aumentar a eficiência da empresa por meio do aumento de eficiência ao nível operacional
Confronto das teorias de Taylor e Fayol
FAYOL
Teoria Clássica
Ênfase na Estrutura
Aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos componentes da organização e das suas interrelações estruturais
*
*
Taylor - Dica 1
O Tempo padrão, isto é, o tempo necessário para o operário realizar a tarefa racionalizada, constitui o nível de eficiência equivalente a 100%. A produção individual até o nível de 100% de eficiência, é remunerada pelo número de peças de produzidas. Acima de 100% de eficiência, o salário por peças é acrescido de um prêmio de produção ou incentivo adicional que aumenta na medida em que se eleva a eficiência do operário.
*
*
Conforto e produtividade andam de mãos dadas
A administração científica da muita importância muitas condições de trabalho e no aumento da eficiência. O conforto do operário e a melhoria do ambiente físico ( iluminação, ventilação, ruído, aspectos visuais da fábrica etc.) passam a ser valorizados, não porque as pessoas merecessem, mas porque são essenciais para a melhoria da eficiência do trabalhador.
Taylor - Dica 2
*
*
Conceito padrão
Padrão é uma unidade de medida e aceita comumente como critério. A padronização é a aplicação de padrões em uma organização para obter uniformidade e redução de custos. A padronização passa a ser vital para Administração Científica na melhoria da eficiência. A padronização conduz a simplificação na medida em que a uniformidade reduz a variabilidade e as exceções que complicam o processo produtivo.
Taylor - Dica 3
*
*
Produtividade
A palavra produtividade significa a relação entre a produção obtida e os recursos empregados, isto é, o quociente entre o que se consegue fazer e o que se gasta para fazer. Assim pode-se aumentar a produtividade gastando menos para fazer o mesmo ou gastando o mesmo para fazer mais. O Administrador deve sempre tentar fazer mais com cada vez menos. O grande desafio.
Taylor - Dica 4
*
*
Benefícios para os trabalhadores no método de Taylor foram:
Os salários chegaram a atingir, em alguns casos, o dobro do que eram antes;
Os funcionários passaram a se sentir mais valorizados e isso fez com que exercessem seus ofícios com mais prazer. Sentiam-se mais acolhidos pela empresa;
 
A jornada de trabalho foi reduzida consideravelmente;
Vantagens, como dias de descanso remunerados foram lhes concedidas.
 	
*
*
Benefícios para os empregadores no método de Taylor:
* Produtos com qualidade superior aos anteriores;
* Ambiente de trabalho agradável tanto para o chão de fábrica quanto para a diretoria, evitando assim distúrbios e conflitos que podem gerar situações negativas dentro da empresa (greves e desestímulo, por exemplo);
* Redução de custos extraordinários dentro do processo produtivo, como a eliminação de inspeções e gastos desnecessários.
*
*
Por fim, é preciso ter em mente de que muito do que Taylor pensou quando criou as teorias da Administração Científica ainda é utilizado por grandes indústrias e empresas nos dias atuais, adequadas as realidades do mercado que hoje nos cerca, seja para aprimora-las ou para abdicar de aplicações ultrapassadas
Conclusão sobre Taylor nos dias atuais
*
*
Enquanto Taylor e outros engenheiros desenvolviam a Administração Científica nos Estados Unidos, em 1916 surgia na França, espalhando-se rapidamente pela Europa, a Teoria Clássica da Administração. 
Se a Administração Científica caracterizava-se pela ênfase na tarefa realizada pelo operário, a Teoria Clássica caracterizava-se pela Ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. 
Na realidade, o objetivo de ambas era o mesmo: a busca da eficiência das organizações.
Henri Fayol e o Processo Administrativo
*
*
Para Fayol, administrar não era inventar sistemas e métodos para aumentar a velocidade de processamento, era um arranjo organizado e integrado entre as funções organizacionais.
*
*
De acordo com Henri Fayol, essas decisões se encontram agrupadas em cinco categorias, que são: planejar (ou prever), organizar, comandar, coordenar e controlar. Cada uma dessas categorias se trata de um processo distinto, chamadas de funções – as funções administrativas. Essas atividades eram as funções técnicas, comerciais, financeiras, de segurança, contábeis e administrativa. Segundo Fayol, a função administrativa era a mais importante 
*
*
Funções Administrativas
Funções Técnicas
Funções comerciais
Funções Financeiras
Funções de Segurança
Funções Contábeis
Organizar
Executar
Controlar
¨Funções Básicas para uma empresa na visão de Fayol
Planejar
*
*
As funções básicas da empresa segundo Fayol
Fayol parte da proposição de que toda empresa pode ser dividida em seis grupos:
1-Funções Técnicas, relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa;
2-Funções Comerciais, relacionadas com a compra, venda e permutação. 
3. Funções Financeiras, relacionadas com a procura e gerência de capitais.
4-Funções de Segurança, relacionadas com a proteção e preservação de bens.
5-Funções Contábeis, relacionadas com os inventários, registros, balanços, custos e estatísticas.
6-Funções Administrativas, relacionadas com a integração da cúpula das outras cinco funções. As funções administrativas coordenam e sincronizam as demais funções da empresa, pairando sempre acima delas.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais