Buscar

RESUMÃO Assertivo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMÃO
O QUE É COMPORTAMENTO ASSERTIVO? 
O Termo assertividade tornou-se popular em 1970, nos EUA, pelos estudos do teórico - relacionamento interpessoal Treinamento Assertivo. 
O QUE É COMPORTAMENTO ASSERTIVO? 
De uma forma geral, é um comportamento interpessoal, socialmente apropriado que, quando exercido por alguém, provoca sentimentos de bem-estar. Direitos seus e dos outros.
O QUE É COMPORTAMENTO ASSERTIVO?
 Ninguém é 100 assertivos com todas as pessoas e em todas as situações. A facilidade depende da pessoa a quem se dirige e da situação.
O QUE É COMPORTAMENTO ASSERTIVO? 
A assertividade é uma escolha. Os comportamentos não assertivos, em curto prazo, podem ter algumas decorrências positivas, mas suas consequências são geralmente negativas. Os comportamentos assertivos são mais vantajosos.
Treinamento assertivo: método terapêutico. Comportamento assertivo: expressão adequada. Ensaio comportamental: psicodrama comportamental. Não asserção geral e situacional: derivam da ansiedade e refere-se a figa ou esquiva.
Como ser mais ASSERTIVO? 
Conhecimentos dos próprios direitos. A primeira mudança é interna e passa por adquirir conhecimentos (e dos outros). Não é parecer estar satisfeito se não está.
O que é TREINO ASSERTIVO?
 É um procedimento terapêutico, cujo objetivo é aumentar a capacidade do cliente expressar sentimentos, tanto negativo como positivos, de forma adequada (levar a um comportamento assertivo).
Aplicabilidade do T. A. Inibição Social - Timidez - Comportamento agressivo; auto frustrante e socialmente destruidor Grande variedade de situações. Treino assertivo e Treinamento em Habilidades sociais são razoavelmente concomitantes.
Aspectos Específicos do T.A. Como averiguar a necessidade do T. A. (e grau em que o “mal estar” é sentido pelo cliente)? - inventários; entrevista - expressão facial e tom de voz do cliente - observação - observação naturalista - reflexão do terapeuta sobre si próprio - “role playing”.
Crenças Bloqueadoras. Não tenho direito de recusar pedidos. Não tenho direito de discordar dos outros. Tenho que ser perfeito em tudo e nunca cometer erros. Criticar e ser criticado são terríveis.

Outros materiais