Buscar

DIREITO CIVIL IV simulado 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201504974255)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a usucapião é incorreto afirmar que:
		
	
	A usucapião especial urbana também é conhecida como usucapião pro misero.
	
	Na ação de usucapião, o Autor é aquele que pretende obter a propriedade do bem provando estar na posse no prazo exigido por lei.
	
	A usucapião coletiva é regulada pelo Estatuto da Cidade.
	 
	Usucapião é o modo derivado de aquisição da propriedade e de outros direitos reais, pela posse prolongada e contínua com observância dos requisitos legais.
	
	A usucapião de imóveis rurais também é chamada de usucapião pro labore.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504590857)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Inclui-se dentre as formas de aquisição da propriedade móvel:
		
	 
	a ocupação.
	
	o álveo abandonado.
	
	a aluvião.
	
	a formação de ilhas.
	
	a avulsão.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505081784)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(PC/PR) Com relação às regras acerca da posse e da propriedade, nos moldes estabelecidos pela norma civilista privatista, considere as afirmativas a seguir. I. Januário é proprietário de uma área rural. Em decorrência de uma força natural violenta, uma porção de terra se destacou de uma propriedade vizinha e se juntou à sua. Januário adquire a propriedade do acréscimo, sem qualquer indenização ao dono da propriedade vizinha, por ser um fato natural reputado como aluvião. II. A propriedade dos bens móveis se transfere pelo negócio que lhe dá base. Presume-se que isso ocorreu naqueles casos em que o adquirente já está na posse do bem por ocasião do negócio jurídico. Todavia, tal presunção é inaplicável nas hipóteses em que se verifica o constituto possessório. III. A propriedade do solo abrange a do espaço aéreo e subsolo correspondentes, em altura e profundidade, nas mesmas e exatas proporções métricas à sua extensão linear, razão pela qual o proprietário pode opor-se a atividades que sejam realizadas, por terceiros, a uma altura ou profundidade que esteja dentro dessas medidas. IV. Silvério exerceu posse direta e com exclusividade, por 3 anos ininterruptamente e sem oposição, sobre um imóvel urbano com 250 m2 . Assim o fez depois que sua ex-companheira abandonou o lar, após 5 meses de união estável, e utilizou-o para sua moradia. Silvério pode adquirir-lhe o domínio integral, se não for proprietário de outro imóvel urbano ou rural. Assinale a alternativa CORRETA:
		
	 
	Somente as afirmativas III e IV são corretas.
	
	Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
	
	Somente as afirmativas I e IV são corretas.
	
	Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
	
	Somente as afirmativas I e II são corretas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505203024)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(FCC ¿ 2014) João é vizinho de uma indústria poluente, tendo ajuizado ação de natureza cominatória, para fazer cessar a emissão de gases, julgada improcedente, porque a indústria se localiza em local permitido e não haveria como diminuir os incômodos. A sentença transitou em julgado, mas passados alguns anos, surgiram equipamentos capazes de eliminar drasticamente a poluição. Nesse caso, João
		
	
	poderá exigir a redução das emissões poluentes, mediante representação a autoridades ambientais, mas não poderá exigi-la judicialmente.
	
	não poderá exigir a redução das emissões poluentes, porque prevalece a coisa julgada a favor da proprietária da indústria.
	
	não poderá exigir a redução das emissões poluentes, mas se alienar seu imóvel, o novo proprietário poderá formular essa pretensão, inclusive judicialmente.
	
	só poderá exigir a redução das emissões poluentes se ressarcir a proprietária da indústria dos gastos com aquisição dos equipamentos.
	 
	poderá, inclusive judicialmente, exigir a redução ou eliminação das emissões poluentes.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504912079)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	XII EXAME DE ORDEM UNIFICADO Alexandre, pai de Bruno, celebrou contrato com Carlos, o qual lhe concedeu o direito de superfície para realizar construção de um albergue em seu terreno e explorá-lo por 10 anos, mediante o pagamento da quantia de R$100.000,00. Passados quatro anos, Alexandre veio a falecer. Diante do negócio jurídico celebrado, assinale a afirmativa INCORRETA.
		
	
	O superficiário terá direito de preferência, caso Carlos decida vender o imóvel.
	 
	O superficiário pode realizar obra no subsolo, de modo a ampliar sua atividade.
	
	O direito de superfície será transferido a Bruno, em razão da morte de Alexandre.
	
	O superficiário responde pelos encargos e tributos que incidirem sobre o imóvel.

Outros materiais