Buscar

PROVA FINAL ECONOMIA - 05/06/2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO FINAL (Avaliação objetiva – individual sem consulta)
Economia – 05/06/2017
1-A economia é uma ciência social que procura, fundamentalmente, relacionar a produção dos bens e serviços com a satisfação das necessidades de uma coletividade. Por isso, também podemos entender os estudos econômicos por ´´Ciência da Escassez``. A respeito da Economia, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) Considera que os recursos produtivos utilizados para a produção de bens e serviços são relativamente escassos.
( ) Procura entender exclusivamente os motivos da escassez de renda nos países pobres.
( ) Entende como escassos os investimentos públicos voltados à geração de empregos para todos.
( ) Entende como escassos os bens e os serviços destinados ao consumo da população.
2-O surgimento de um processo inflacionário causa uma série de distorções na economia de um país, como a redução de investimentos e a má distribuição de tenda. Portanto, é primordial que o Estado adote medidas para controlar este fenômeno, considerando, para isso, o tipo de inflação que está provocando a distorção. Considerando que em um determinado momento predomine na economia nacional uma inflação de demanda, analise as sentenças a seguir:
I-Para combater este tipo de inflação, é comum que sejam aplicadas medidas de redução da oferta. ERRADA
II-Para combater este tipo de inflação, é comum que sejam aplicadas medidas para a redução da demanda agregada por bens e serviços. CORRETA
III-É comum que sejam aplicadas medidas de controle sobre os lucros das empresas e sobre os preços dos bens e serviços. ERRADA
IV-Dentre as medidas que forçam a redução da demanda agregada, estão a elevação da taxa de juros e o aumento da carga tributária. CORRETA
3- Os assuntos econômicos têm implicações no dia a dia das famílias, dos empregados, das empresas e de qualquer agente que atua no mercado econômico. Além disso, mesmo aqueles agentes pouco participativos, são impactados pelos acontecimentos econômicos. Quanto à noção de Economia, analise as sentenças a seguir:
I-Administrar bem os recursos produtivos finitos, otimizando os gastos; desta maneira evitando desperdícios. CORRETA
II-Desenvolver ações feitas pelos seres humanos, visando criar as condições materiais para se viver com luxo e sem preocupações. ERRADA
III-Mesmo pessoas desempregadas interagem nas atividades econômicas, pois a maior parte dos produtos são adquiridos no mercado. CORRETA
IV-Estudar as diferentes formas pelas quais as sociedades se organizam para produzir, distribuir e consumir bens e serviços úteis à população. CORRETA
4-Ao considerar o Fluxo Circular da Renda, os agente econômicos, famílias e empresas interagem de maneira contínua, resultando num fluxo constante da renda. Quando acontece um ´´vazamento`` dessa renda entre os agentes, há o risco de ocorrer uma queda da atividade econômica. Considerando isso, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Mercado financeiro.
II-Governo.
III-Resto do Mundo.
( III ) Por meio deste, os vazamentos gerados pelas importações pagas às empresas de outros países é compensado através das exportações pagas pelas famílias dos outros países.
( I ) Por meio deste, o fluxo monetário do vazamento poupança das famílias é encaminhado aos investimentos necessários à atividade econômica.
( II ) Por meio deste, os impostos tirados da renda das famílias são encaminhados às diversas atividades, gastos e serviços sociais que a sociedade precisa.
5- A política econômica é um conjunto de ações do governo, visando atingir fins econômicos de curto ou longo prazo. Dentre elas, podemos citar as políticas: Fiscal, Monetária, Cambial, Comercial e de Rendas. Sobre elas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) A Política Fiscal compreende a política de controle de gastos públicos e a política de arrecadação de impostos.
( V ) A Política Monetária serve para o controle da inflação, o desemprego, através da quantidade de dinheiro em circulação.
( V ) A Política Cambial visa estabelecer o valor da moeda nacional em relação às estrangeiras.
( V ) A Política de Rendas visa interferir nos preços e salários praticados no mercado, tendo como objetivo atender aos interesses sociais.
6- Conforme os preços dos produtos e serviços vão mudando, a procura destes no mercado vai aumentando ou diminuindo. Entretanto, nem todos os produtos reagem de igual maneira às variações nos preços, pois possuem diferentes coeficientes de elasticidade, ou seja, o desejo com consumir determinada mercadoria é diferente em função de seu preço. Associe os itens, utilizando os códigos a seguir:
I-Procura Elástica
II-Procura de Elasticidade Unitária.
III-Procura Inelástica.
( I ) O aumento relativo das quantidades procuradas é mais do que proporcional à redução relativa dos preços.
( III ) O aumento relativo das quantidades procuradas é menos do que proporcional à redução relativa dos preços.
( II ) O aumento relativo das quantidades procuradas é proporcional à redução relativa dos preços.
7-As políticas macroeconômicas implementadas a partir do Estado contam com diversos instrumentos de atuação. Por meio da política monetária, por exemplo, é possível regular a quantidade de moeda em circulação na economia de um país. Se o governo quiser promover o emprego, aumentando a quantidade de moeda em circulação, dever-se-ia adotar mecanismos de política monetária expansiva. Para a execução de uma política monetária expansiva, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Aumentar a taxa do depósito compulsório e aumentar os gastos públicos.
( ) Elevar os impostos e reduzir a taxa do depósito compulsório.
( ) Aumentar a taxa de juros e reduzir a emissão de moeda.
( X ) Reduzir a taxa do depósito compulsório e comprar títulos públicos.
8- Através das contas nacionais é possível registrar e quantificar os principais agregados macroeconômicos de um país. Para efetuar a elaboração destas contas, alguns princípios básicos devem ser observados. Com relação a estes princípios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) Além das transações envolvendo produtos e serviços, são contabilizadas as transações financeiras, como as transferências entre aplicadores e tomadores de empréstimo.
( F ) São contabilizadas as transações de bens e serviços finais, bem como de todos os bens e os serviços intermediários utilizados.
( V ) É contabilizada a produção do próprio período, isto é, não são medidos os valores das transações de bens e serviços de anos anteriores.
( V ) Ao se contabilizar os agregados macroeconômicos, é preciso levar em consideração um período de tempo.
9- Sob a visão dos economistas marginalistas, o valor das mercadorias produzidas depende de dois fatores: a utilidade e a raridade. Assim, quanto maior o valor agregado de um produto, maior poderá ser seu preço de venda. Logo, o empresário age racionalmente quando:
( ) Minimiza seus custos.
( X ) Iguala Receita Marginal aos Custos Marginais.
( ) Minimiza suas vendas.
( ) Aumenta seu faturamento.
10- Na medida em que preços de produtos e/ou serviços sofrem alteração, o desejo em produzi-los também se altera. Contudo, nem todos os produtos reagem de igual maneira às variações nos preços, resultando em diferentes coeficientes de elasticidade de oferta. Com base neste contexto, analise as sentenças a seguir:
I-Em determinadas situações de produção, quando o preço no mercado aumentar, é possível aumentar a produção num curto período de tempo. CORRETA
II-Quanto mais flexível for a disponibilidade dos recursos produtivos, tanto mais elásticos poderão ser os coeficientes de elasticidade-preço da oferta. CORRETA
III-O fator tempo influencia somente a elasticidade-preço da demanda. ERRADA
IV-O aumento dos preços não altera a quantidade a ser produzida, mas aumenta a atração dos consumidores. ERRADA

Outros materiais