Buscar

Simulado 2 Sociologia Jur.e Judiciária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CCJ0145_201608092941 V.1
	
	 
	 
	
	
		
		     »   de 50 min.
		
	 
	Lupa
	 
	Aluno: CAROLINE COMPANHONI SAVI
	Matrícula: 201608092941
	Disciplina: CCJ0145 - SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA 
	Período Acad.: 2017.2 (G) / SM
	
	
		1.
		A eficácia do direito pode ser observada por meio de alguns fenômenos, dentre eles estão:
		Quest.: 1
	
	
	
	 
	Pela capacidade da população reagir contra a norma
	
	 
	Pelo efeito social da norma; pelo cumprimento da norma; pela adequação da norma
	
	 
	Pela tolerância do Estado à desobediência frente à norma; pela resistência da população em aceitar a norma
	
	 
	Pela adequação da norma; pela obediência da norma; pela privação de norma
	
	 
	Pelo grau de imposição exercido pelo Estado; pelo grau de coerção exercido pelo Estado
	
	
		2.
		A Teoria Tridimensional do Direito considera que o sistema jurídico se articula em três dimensões: justiça, validade e eficácia. A seguir, relacione a concepção exposta com a dimensão correta: A dimensão da ______________________________interessa aos filósofos do direito, que examinam a justificação do sistema jurídico atual, as relações existentes entre o direito e a moral e entre normas positivas e a idealidade do direito; A dimensão da ______________________________ interessa aos dogmáticos ou intérpretes do direito que se dedicam ao estudo das normas formalmente válidas e buscar o sentido de cada elemento do ordenamento jurídico, solucionar os conflitos entre normas e adaptá-las aos casos concretos; A dimensão da ______________________________ das normas jurídicas interessa os sociólogos do direito, que buscam estabelecer uma relação funcional entre a realidade social e as diferentes manifestações jurídicas. Assinale a Alternativa abaixo cujas palavras completam corretamente (NA SEQUÊNCIA CORRETA) as acepções acima:
		Quest.: 2
	
	
	
	 
	Validade; Eficácia; Justiça
	
	 
	Eficácia; Validade; Justiça
	
	 
	Eficácia; Justiça; Validade
	
	 
	Eficácia; Verdade; Justiça
	
	 
	Justiça; Validade; Eficácia
	
	
		3.
		Os Aspectos sociais do fenômeno jurídico segundo a teoria tridimensional do direito de Miguel Reale tem três dimensões: a ___________________ dedica-se ao direito em seu aspecto valorativo, a norma é estudada pela _________________ e finalmente a Sociologia Jurídica tem o direito como _________________.
		Quest.: 3
	
	
	
	 
	Filosofia do Direito, Sociologia e Fato Social.
	
	 
	Filosofia do Direito, Ciência do Direito e Fato social
	
	 
	Teoria da Norma, Ciência do Direito e Fato social
	
	 
	Ciência do Direito, Filosofia do Direito e Direito.
	
	 
	Ciência do Direito, Teoria da Norma e Fato social
	
	
		4.
		Acusados de torturar jornalistas são condenados. Acusados de sequestrar e torturar um jornalista e um fotógrafo do jornal O Dia, o ex-policial civil Odinei Fernandes da Silva, conhecido como "Zero Um", e Davi Liberato de Araújo, ou "Zero Dois", foram condenados a 31 anos de prisão. A decisão é do juiz Alexandre Abrahão, da 1ª Vara Criminal de Bangu, no Rio de Janeiro, que condenou os dois pelos crimes de tortura, quadrilha armada e roubo. De acordo com a denúncia, em maio de 2008, os dois sequestraram a equipe do jornal na favela do Batan, no oeste do Rio de Janeiro. O jornalista e o fotógrafo faziam uma reportagem sobre o suposto envolvimento de policiais e antigos agentes em uma milícia na comunidade. A denúncia relata que os três ficaram durante sete horas nas mãos dos milicianos, que procuravam obter informações sobre a apuração da equipe de reportagem na favela. (www.conjur.com.br, em 19.08.09) Em relação à atuação das milícias e do juiz Alexandre Abrahão, verificam-se os seguintes critérios de composição de conflitos, respectivamente:
		Quest.: 4
	
	
	
	 
	autoritário e judicial
	
	 
	voluntário puro e voluntário misto
	
	 
	autoritário e arbitral
	
	 
	arbitral e mediação
	
	 
	arbitral e conciliação
	
	
		5.
		Acerca da Escola Monista e Pluralista é correto afirmar que:
		Quest.: 5
	
	
	
	 
	A escola monista tem como principal expressão Boaventura de Sousa Santos e Antônio Carlos Wolkmer, que defendem um novo modelo jurídico, de conteúdo comunitário-participativo e de uma nova sociologia jurídica, caracterizada por um pluralismo, "do direito-vivo".
	
	 
	A escola pluralista levanta a possibilidade de existência de um único ordenamento jurídico em um mesmo espaço de tempo. Nenhum grupo social pode criar as normas em funcionamento.
	
	 
	A escola pluralista e a escola monista convergem na mesma direção, de que o direito é resultado das relações sociais em um determinado tempo. Ambas tem em comum a tese de Durkheim de que o direito é um fato social.
	
	 
	A escola monista entende que somente um grupo político esta apto a criar as normas do direito. Para eles somente o Estado possui tanto o monopólio da violência legal quanto da produção do direito.
	
	 
	Para a escola monista existem vários pontos de emanação do direito, que não só o Estado. O direito não se reduz apenas à lei.
	
	
		6.
		Do ponto de vista sociológico, não se discute mais a existência de copioso material que pode ser classificado como ?normas jurídicas? e que não provém dos órgãos estatais cuja função seja a edição de leis. O Direito que emana das associações, criando obrigações e deveres intragrupais, é disso um exemplo marcante. Outro é o conjunto de regras das organizações sindicais, paralelas às normas estatais, e que, como outras regras de Direito, não oriundas dos órgãos do Estado, possuem, por vezes, força coativa superior às que o são e prevalecem em casos de conflito. (F.A. de Miranda Rosa ? Sociologia do Direito. Ed. Jorge Zahar) No que diz respeito ao grupo social que deve estabelecer as normas de Direito, o texto reflete o pensamento
		Quest.: 6
	
	
	
	 
	da Escola Pluralista
	
	 
	da Escola da Magistratura
	
	 
	da Escola Monista
	
	 
	da Escola Natural
	
	
		7.
		Com relação ao quadro eleitoral e partidário existente no país na atualidade, é possível afirmar que: I- As vagas destinadas à representação de cada unidade federativa no Senado Federal variam em número, em conformidade com a população respectiva. II- O voto proporcional valoriza os partidos, o que esvazia o valor ideológico das plataformas apresentadas pelos candidatos individualmente. III- Há segundo turno, se o vencedor não atingir maioria absoluta de votos, exceto nas eleições municipais com menos de 200 mil eleitores. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
		Quest.: 7
	
	
	
	 
	I e II, somente.
	
	 
	II e III, somente.
	
	 
	II, somente.
	
	 
	III, somente.
	
	 
	I, somente.
	
	
		8.
		De acordo com a Constituição Federal de 1988 a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal, pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos. Desse modo, o sistema eleitoral brasileiro está baseado no voto direto e secreto, de modo que o eleitor vota diretamente no candidato ao cargo a ser preenchido de maneira secreta. São considerados votos válidos ou os votos nominais aos candidatos e os votos nas legendas (partidos) nas eleições proporcionais e majoritárias. Sendo assim, os deputados e vereadores:
		Quest.: 8
	
	
	
	 
	são eleitos por voto proporcional com lista fechada, ou seja, pelo voto majoritário
	
	 
	são eleitos a partir da voto majoritário, nominal com lista fechada.
	
	 
	Deputados e vereadores são eleitos por sistemas diferentes. Os deputados são eleitos pelo sistema majoritário e os vereados pelo voto proporcional.
	
	 
	são eleitos a partirdo voto distrital misto e voto distrital misto puro, não pertencendo assim ao sistema majoritário.
	
	 
	são eleitos por voto proporcional com lista aberta, dependendo da relação entre o número de eleitores e o número de cadeiras.
	
	
		9.
		Trata-se de uma instituição pública autônoma, com a incumbência de defender o regime democrático e os interesses sociais e individuais indisponíveis e a ordem jurídica(art.127, CF/88). Pode-se afirmar tem a obrigação, portanto, de defender o interesse público, conduzindo-se, sempre, com isenção, apartidarismo e profissionalismo. Possui independência funcional e administrativa.
		Quest.: 9
	
	
	
	 
	e) PROMOTORIA
	
	 
	a) CNJ
	
	 
	d) FORÇAS ARMADAS
	
	 
	c) MINISTERIO PUBLICO
	
	 
	b) AGU
	
	
		10.
		Para o efeito de cumprimento do quinto constitucional, o Tribunal competente, ao receber as indicações, formará uma lista tríplice e a enviará, para escolha e nomeação, ao
		Quest.: 10
	
	
	
	 
	Supremo Tribunal Federal
	
	 
	Poder Executivo
	
	 
	Conselho Nacional de Justiça
	
	 
	Senado Federal
	
	 
	Congresso Nacional
	
	
	
	Legenda:   
	 
	 Questão não respondida
	 
	 
	 Questão não gravada
	 
	 
	 Questão gravada

Outros materiais

Outros materiais