Buscar

DIREITO CIVIL IV CCJ0015 SEMANA 13

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso Concreto 13
Júlio, nu-proprietário, ajuizou ação de extinção de usufruto em face do espólio de Plínio Santoro, tendo em vista o falecimento do usufrutuário. Realizada a citação, o réu requer a extinção do feito sem julgamento do mérito, sob o argumento de que não há necessidade do provimento jurisdicional para extinguir usufruto por morte do usufrutuário. 
Pergunta-se:
a) Como se extingue o usufruto?
Como o falecimento de Plínio Santoro
b) Há fundamento jurídico na manifestação do réu? Justifique sob a ótica legal e posicionamento jurisprudencial. 
Segundo o “Art. 1.410. O usufruto extingue-se, cancelando-se o registro no Cartório de Registro de Imóveis: I - pela renúncia ou morte do usufrutuário;” 
TJ-SP - Apelação APL 10007513020158260394 SP 1000751-30.2015.8.26.0394 (TJ-SP) 
Data de publicação: 26/01/2016 
Ementa: APELAÇÃO. LOCAÇÃO DE IMÓVEL RESIDENCIAL. AÇÃO DE ARBITRAMENTO DE ALUGUEL AJUIZADA PELO USUFRUTUÁRIO EM FACE DE SUA EX-ESPOSA CO-USUFRUTUÁRIA. CERCEAMENTO DE DEFESA. NÃO CONFIGURAÇÃO. PRELIMINAR REJEITADA. Ao contrário do que afirma a ré, as questões postas ao crivo do Magistrado cingiam-se, preponderantemente, à matéria de direito, sendo que os aspectos fáticos da demanda prescindiam da reclamada dilação probatória. Inocorre, pois, violação ao devido processo legal. APELAÇÃO. LOCAÇÃO DE IMÓVEL RESIDENCIAL. AÇÃO DE ARBITRAMENTO DE ALUGUEL AJUIZADA PELO USUFRUTUÁRIO EM FACE DE SUA EX-ESPOSA CO-USUFRUTUÁRIA. CABIMENTO. INTELECÇAO DO ART. 1.319 DO CÓDIGO CIVIL . OFENSA À COISA JULGADA. INOCORRÊNCIA. RECURSO IMPROVIDO. O acervo probatório coligido nos autos fornece seguro juízo de certeza de que o acórdão se referiu a sentença que teria extrapolado seus limites, ao conferir ao autor o direito de recebimento de aluguéis, posto que tal pedido não consta na petição inicial. Reconheceu que eventual direito de recebimento de frutos da coisa ou o exercício de sua posse deverá ser objeto de ação própria, mas não naquela ação de separação judicial cumulada com partilha de bens. APELAÇÃO. LOCAÇÃO DE IMÓVEL RESIDENCIAL. AÇÃO DE ARBITRAMENTO DE ALUGUEL AJUIZADA PELO USUFRUTUÁRIO EM FACE DE SUA EX-ESPOSA CO-USUFRUTUÁRIA. CABIMENTO. ABANDONO DO USUFRUTO. NÃO CONFIGURAÇÃO. INAPLICÁVEL, NA ESPÉCIE, O ART. 1.410 , III , DO CÓDIGO CIVIL . RECURSO IMPROVIDO. O alegado abandono do lar pelo autor em razão de caso extraconjugal, bem como eventual culpa na separação das partes, não impedem o direito aqui pleiteado. Não resulta configurada, pois, a hipótese de aplicação do comando inserto no art. 1.410 , III , do Código Civil . 
TJ-RS - Apelação Cível AC 70058852427 RS (TJ-RS) 
Data de publicação: 13/05/2014 
Ementa: APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO DE EXTINÇÃO DE USUFRUTO. IMPOSSIBILIDADE. A extinção do usufruto é possível somente quando demonstrada uma das hipóteses previstas no artigo 1410 do Código Civil , o que não se verifica no caso em liça, ônus que era da parte autora, nos termos do art. 333 , II , do CPC. Assim, embora seja obrigação do usufrutuário efetivar o pagamento de tributos devidos pela posse ou rendimento da coisa usufruída (art. 1.403 , inc. II , Código Civil ), o mero atraso no pagamento não enseja a extinção do usufruto, conforme se extrai da leitura do art. 1410 e incisos, do Código Civil . Ademais, parte da dívida está sendo objeto de negociada. Sentença mantida. NEGARAM PROVIMENTO AO APELO. (Apelação Cível Nº 70058852427, Décima Nona Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Eduardo João Lima Costa, Julgado em 08/05/2014) 
TJ-SP - Agravo de Instrumento AI 20385553320158260000 SP 2038555-33.2015.8.26.0000 (TJ-SP) 
Data de publicação: 27/03/2015 
Ementa: Agravo de Instrumento inventário insurgência contra o indeferimento do pedido de cancelamento do usufruto sobre a legítima hipótese que não se afigura necessário o aditamento do testamento, nos termos do art. 2.042 do CC rol restritivo (numerus clausus) nenhuma hipótese de cancelamento do usufruto verificado nos termos do 1.410 do CC questão de alta complexidade que deve ser dirimido em ação autônoma, já que visa em verdade a nulidade de cláusula testamentária decisão mantida Recurso não provido. 
 
Questão objetiva
1(TJRO 2012) Assinale a alternativa correta: 
a. O usufrutuário pode alugar o imóvel sob o qual detém o usufruto, e a renda deste obtida reverte em seu favor.
b. O bem gravado com usufruto não pode ser alienado.
c. O usufruto não pode ser estipulado por tempo determinado.
d. Direito a usufruto e direito real de habitação são o mesmo instituto.
Resp. letra A

Outros materiais