Buscar

Casos Concretos Trabalho I AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) O Sindicato dos Empregados de Bares e Restaurantes de Minas Gerais celebrou Se caracteriza por fonte formal heterônomas, se amparando do direito positivo conferindo aspecto de obrigatoriedade, nesse caso por meio de regulamentos e tratados. As fontes formais autônomas caracterizam-se pela imediata participação dos destinatários das regras, são exemplo de fontes autônomas os costumes e instrumentos de negociação coletiva (CCT e ACT). As fontes formais heterônomas não se caracterizam pela imediata participação dos destinatários principais destas regras, são leis em sentido amplo. Pode-se citar como exemplo os regulamentos, tratados e convenções internacionais. 
2) - Ana Maria foi convidada pelo hospital para constituir uma pessoa jurídica Do conceito de empregado previsto n a CLT, podemos especificar os requisitos que caracterizam uma relação de emprego, sendo estes: I – Pessoa física; II – Subordinação jurídica; III – Continuidade; IV – Remuneração. Há um último requisito que caracteriza a relação de emprego, previsto n a definição de empregador, que é a prestação pessoal do serviço. No caso especifico de Ana Maria é fácil identificar o reconhecimento da relação de emprego visto que ela atender a toda descrição anteriormente anunciada. O fato dela ter constituído Pessoa Jurídica nos leva a crer que houve pejotização, ou seja, a criação da PJ com o intuito de esconder a real situação de empregada. Nesse caso poderemos usar o principio da primazia dos realidade.
3) Josenilda foi contratada para trabalhar como cozinheira na residência da família Silva Josenilda poderá entrar com uma ação trabalhista contra seu empregador, pois ele rompe o vínculo doméstico quando passa a trabalhar com finalidade lucrativa, quando não exerce a prestação de serviços a família. Josenilda não poderia dessa forma ficar com um contrato que fosse menos favorável a ela, logo que foi demitida pode-se exigir o recebimento dos salários atrasados com correção monetária e juros, fora os encargos trabalhistas por ter sido demitida sem justa causa (Aviso prévio, 13º salario proporcional, FGTS acrescido de 40%).
4) A empresa Veronick S/A, em processo falimentar, teve seus bens alienados a empresa Não, se caracteriza a sucessão trabalhista quando há venda nos bens da empresa falida, tendo em vista que , por disposição legal o objeto da alienação estará livre de qualquer ônus, incluindo os derivados da legislação trabalhista
Não, conforme a lei de Falências (Lei n. 11.101/05), no art. 141, inc. II, deixa claro que “o objeto da alienação estará livre de qualquer ônus e não haverá sucessão do arrematante nas obrigações do devedor, inclusive as de natureza tributária, as derivadas da legislação de trabalho [...]”
5) Em 2010, Platão foi contratado pelo Município do Belo Horizonte para prestar Platão não terá êxito, pois de acordo com o art. 37, II da constituição prevê que estará contratado para serviço público quem tiver passado no concurso.
Segundo a sumula 363 do TST, somente será conferido pagamento da contraprestação pactuada em relação ao número de horas trabalhadas, respeitando a hora do salario mínimo e dos valores referentes aos depósitos do FGTS.
6) Antonio foi contratado por experiência pelo prazo de 30 (trinta) dias. Findo o prazo o De acordo com o art. 445, parágrafo único da CLT, o contrato de experiência não poderá exceder 90 dias, no entanto, o art. 451 da CLT determina que este contrato só poderá sofrer uma única prorrogação, sob pena de ser considerado contrato por tempo indeterminado. Sendo assim, esse empregador agiu de forma imprudente.
7) Paulo, empregado da empresa Alegria Ltda., trabalha para a SIM. A terceirização é ilícita, apesar de se tratar de atividade meio, tendo em vista que entre o terceirizado e a empresa tomadora de serviços encontram -se configurado a pessoalidade e a subordinação direta elementos que descaracterizam a prestação de serviço terceirizado (súmula 331, III TST ). Assim sendo , existe sim possibilidade de Paulo ter o vínculo de emprego reconhecido com a empresa Boa Sorte Ltda. E, conforme decisão do TST, diante de um a terceirização ilícita o vínculo trabalhista será formado diretamente com a tomadora de serviços e, isso ocorrendo, tomadora e prestadora terão responsabilidade solidária pelo contrato de trabalho do empregado 
8) Luciano, chefe de departamento de uma grande rede de supermercados, após quatro a)Luciano não terá direito ao adicional de transferência porque o cargo que ele ocupará será de confiança que está excluso desse benefício.
B)O pagamento da gratificação referente aos últimos 5 meses é devido, visto que essa gratificação deverá ser incorporada ao salario, direito adquirido, porque o trabalhador a recebeu, ininterruptamente, durante mais de 10 anos, principio da estabilidade financeira, e o valor incorporado será de 80%. 
9) João, empregado da empresa Beta, sentiu-se mal durante o exercício da sua atividade A) Nos primeiros 15 dias de afastamento, quando por motivo de doença a empregadora deverá pagar o salário.
B) Suspensão do contrato de trabalho no qual o empregador não paga salário e o empregado não trabalha.
10) A empresa Loja Veste Bem comercializa confecções no varejo e criou um cartão de Não é lícito, porque não pode descontar do salário do empregado sem prévia autorização.
11) Magali, Kátia e Cíntia são empregadas da empresa "Dourada" Magali e Cintia tem caráter salarial por ultrapassar 50%, porque as diárias também não são comprovadas, a Katia, tem caráter indenizatório por ser inferior aos 50% e a mesma presta contas. 
12) O empregado João prestou serviços para a empresa Alfa na unidade fabril do Há recepção da jornada prevista em convenção coletiva. Terá direito aos feriados, mas não terá as horas extras.
13) João Cuiabano é empregado de uma empresa que presta serviços de informática Nesse caso, não há concessão de intervalo, dessa forma pagará o intervalo inteiro com acrescimento de 50% com natureza salarial.
14) Paulo José foi admitido para trabalhar na Empresa XYZ Ltda. na função de atendente (Sumula 60) tem prorrogação até as 6h. Por ser condição mais benéfica pode haver a alteração para o diurno. E a bonificação do salário noturno não permanece na alteração.
16) Julio Cesar foi admitido para trabalhar como garçom no Restaurante Paraíso da Gorjeta não é comissão. Comissão tem natureza salarial.
Terá direito sim o mínimo do valor salarial mais as gorjetas que equivale a remuneração.

Outros materiais