Buscar

Revisão Unidade 1

Prévia do material em texto

Revisão Unidade 1
Responda as questões abaixo:
Estas questões servirão de base para estudo da AV1
Revisão Redes Sem Fio - Unidade 1
Elabore um quadro comparativo entre as vantagens e desvantagens da utilização de Redes WI-FI se comparadas com as redes cabeadas.
Vantagens:
Flexibilidade: dentro da área de cobertura, uma determinada estação pode se comunicar sem nenhuma restrição. Além disso, permite que a rede alcance lugares onde os fios não poderiam chegar.
Facilidade: a instalação pode ser rápida, evitando a passagem de cabos através de paredes, canaletas e forros, portanto uso mais eficiente do espaço físico.
Redução do custo agregado: mesmo mais dispendiosa que uma rede cabeada, estão agregadas.
vantagens como: melhor utilização dos investimentos em tecnologias existentes como laptops, rede de dados e voz, aplicativos, agilidade nas respostas aos clientes.
Diversas topologias: podem ser configuradas em uma variedade de topologias para atender a aplicações específicas. As configurações são facilmente alteradas, facilidade de expansão, manutenção reduzida.
Desvantagens: 
Qualidade de serviço: a qualidade do serviço provido ainda é menor que a das redes cabeadas. Tendo como principais razões para isso a pequena banda passante devido às limitações da radiotransmissão e a alta taxa de erro devido à interferência.
Custo: o preço dos equipamentos de Redes sem Fio é mais alto que os equivalentes em redes cabeadas.
Segurança: intrinsecamente, os canais sem fio são mais suscetíveis a interceptores não desejados. O uso de ondas de rádio na transmissão de dados também pode interferir em outros equipamentos de alta tecnologia, como por exemplo, equipamentos utilizados em hospitais. Além disso, equipamentos elétricos são capazes de interferir na transmissão acarretando em perdas de dados e alta taxa de erros na transmissão.
Baixa transferência de dados: embora a taxa de transmissão das Redes sem Fio esteja crescendo rapidamente, ela ainda é muito baixa se comparada com as redes cabeadas.
Vantagens do cabeamento
A internet a cabo é uma alternativa confiável e muito indicada para quem precisa de uma conexão estável e não se importa em estar preso a um cabo ethernet. Essa conexão é mais segura contra invasões e é capaz de entregar uma velocidade mais elevada e estável.
As redes de internet cabeadas também sofrem menos interferência. Por isso, esse é o tipo de conexão indicada para empresas que dependem fortemente da conexão à internet para o desenvolvimento do negócio e necessitam de velocidades mais elevadas de download e upload.
Desvantagens dos cabos
A internet cabeada tem duas desvantagens principais em relação ao Wi-Fi. Em primeiro lugar, o custo de instalação é mais elevado e, muitas vezes, pode requerer pequenas alterações físicas no espaço, já que o fio precisa chegar a cada ponto de acesso.
O segundo problema é não poder utilizar dispositivos móveis, como tablets e celulares, e a necessidade de estar sempre preso a um ponto de acesso. Por esses motivos, mesmo as empresas que têm a rede cabeada acabam investindo em pontos de conexão wireless como complemento.
Agora que você já conhece os principais motivos para escolher uma rede wireless ou rede cabeada, fica fácil avaliar as suas necessidades e decidir pela melhor opção para a sua empresa.
Quais os principais dificultadores na implementação de uma rede sem fio.
Apesar das redes sem fio apresentarem uma série de benefícios, comparadas às redes tradicionais, como mobilidade, rapidez, escalabilidade, redução de custos na instalação devemos analisar alguns fatores para a escolha desta tecnologia: • verificar se o ambiente não possui fontes que utilizam a mesma faixa de operação da rede sem fio, pois assim gera interferência. • quando configurar uma rede sem fio, implementar a melhor configuração de segurança pois ao contrário da rede cabeada, a tecnologia wireless é mais sensível a falhas de segurança. • verificar a conectividade com as redes locais existentes. • verificar se a nova rede é compatível com as aplicações existentes pois devida às características de transmissão de dados na rede sem fio, a transmissão não é tão rápida em relação à rede cabeada. • ao implantar a rede sem fio, configurá-la de forma que seja possível gerenciá-la. • fazer o levantamento dos computadores que irão utilizar a nova rede para verificar seu custo, facilidade de instalação, performance e quantidade de células (pontos de acesso) necessários para a rede wireless
Diferencie as redes Wi-fi em modo "ad-hoc" e infraestrutura. Exemplifique.
As redes sem fio podem operar em um dos dois modos: infra-estrutura ou ad hoc.
No modo infra-estrutura, todos os dispositivos em uma rede sem fio se comunicam entre si através de um roteador sem fio (ponto de acesso sem fio). Os dispositivos na rede sem fio têm que possuir um endereço IP válido para a rede atual e compartilhar o mesmo SSID e canal que o ponto de acesso sem fio.
No modo ad hoc, um computador com um adaptador de rede sem fio se comunica diretamente com uma impressora equipada com um servidor de impressão sem fio. O computador tem que possuir um endereço IP válido para a rede atual e ser configurado para o modo ad hoc. O servidor de impressão sem fio tem que ser configurado para usar o mesmo SSID e canal que o computador está usando.
Características
Infra-estrutura
Ad hoc
Comunicação
Por meio do ponto de acesso sem fio.
Diretamente entre dispositivos.
Segurança
Mais opções de segurança
Faixa
Determinado por faixa e números de pontos de acesso sem fio.
Restrito por faixa de dispositivos individuais em rede.
Velocidade
Geralmente mais rápido
Geralmente mais lento
Requisitos para todos os 
Dispositivos
Endereço IP único para cada dispositivo.
Sim
Sim
Modo configurado para
Modo Infra-estrutura
Modo Ad hoc
Mesmo SSID
Sim, incluindo o ponto de acesso sem fio.
Sim
Mesmo Canal
Sim, incluindo o ponto de acesso sem fio.
Sim
    
Qual a diferença entre propagação de ondas eletromagnéticas terrestres e espaciais
As ondas Terrestres são a parte da irradiação total que são afetadas pela presença da terra e pelas características da formação do seu relevo. A onda terrestre possui dois componentes, onda de superfície que é guiada pela terra, e a onda de espaço (que não deve ser confundida com a onda ionosférica). A onda de espaço é resultante da onda direta e da onda refletida no solo.
As ondas Ionosféricas também chamadas de Espaciais ou Refletidas que é a parte da irradiação total que está dirigida à Ionosfera. Estas ondas ionosféricas, podem ou não voltar para a terra pelos efeitos da refração e da reflexão dependendo das condições que na prática são variáveis
Quais são os principais problemas encontrados na propagação de ondas? Explique cada um.
Se um distúrbio é gerado em algum ponto do meio, as partes que se movimentam atuam sobre as partes vizinhas, transmitindo parte desse movimento e fazendo com que essas partes se afastem temporariamente de sua posição de equilíbrio. Dessa maneira, o distúrbio é transmitido para novas porções do meio, gerando uma propagação do movimento.
As ondas sonoras se propagam em um meio material -- sólido, líquido ou gasoso. Esse meio pode ser unidimensional, como uma corda esticada; bidimensional, como a membrana de um tambor; ou tridimensional como a atmosfera.
É importante notar que o que se propaga é o movimento e não as partículas do meio, já que estas apenas oscilam próximas às suas posições de repouso. Uma das propriedades interessantes de uma onda é que ela pode transportar energia ou informação de um lugar a outro do meio, sem que o meio seja transportado.
Explique o que é Atenuação de um sinal wi-fi
Perda da intensidade do sinal transmitido com a distância.
Para que serve a modulação de sinais e quais são os tipos de modulação usados na wi-fi. Explique cada um.
Um sistema de comunicaçãoqualquer transmite informação de um local para o outro. É fundamental definir a potência da informação, o meio de transmissão e os usuários (transmissor e receptor). Para um sistema de comunicação sem fio, a informação que sai do transmissor precisa ser modulada. No receptor é feito a de modulação, sendo o processo inverso, que trará a informação original.
QPSK: 
Este sinal modulado é composto por duas componentes de sinal em quadratura, podendo ser transmitido dois bits simultaneamente, assim a velocidade de transmissão é igual ao dobro da velocidade de modulação, apresentando melhor imunidade a ruídos. Por isso é necessário à utilização de duas portadoras defasadas de 90° 
QAM
 A modulação QAM é caracterizada pela superposição de duas portadoras em quadratura moduladas em amplitude. Esta modulação é utilizada em modens analógicos e rádios digitais de alta velocidade. A principal característica é permitir a modulação com maior número de símbolos em sua constelação, aumentando a velocidade de modulação
OFDM
A técnica de modulação OFDM disponibiliza o canal apenas para o acesso fixo, ou seja, não permite o acesso à BS se o usuário estiver em movimento. Na modulação OFDM para o padrão 802.16d é definida a banda de 11 a 66 GHz, operando em ambientes LOS; e 11GHz, operando em ambientes NLOS. Está técnica permite uma melhoria no QoS oferecendo suporte necessário para o uso de Streaming (transmissão de áudio e vídeo), segurança e voz sobre IP (VoIP).
Quais são os tipos de antenas utilizados em WI-FI, explique o funcionamento e a aplicação de cada um.
Omnidirecional
As antenas omnidirecionais cobrem 360º no plano horizontal. Elas trabalham excepcionalmente bem em áreas amplas ou em aplicações multiponto. Usualmente, este tipo de antena é utilizado em estações base, com estações remotas colocadas ao seu redor. 
Direcional
As antenas direcionais concentram o sinal em uma única direção. Seus sinais podem ter alcance curto e amplo, ou longo e estreito. Via de regra, quanto mais estreito o sinal, maiores distâncias ele alcançará. Normalmente, este tipo de antena é utilizado em estações remotas para fazer a comunicação entre estas estações com uma ou mais estações base.
O que é um Ruído em WI-FI, quais as origens e tipos mais comuns?
Ruído em wifi são interferências que prejudicam o sinal causando lentidão e quedas do funcionamento geralmente causadas por outros equipamentos que geram campos magnéticos e radiofrequência, entre os mais comuns são os micro-ondas, telefones sem fio, alto-falantes sem fio, cabos desprotegidos, câmeras sem fio e entre outras como redes wifi dos próprios vizinhos, ou seja, equipamentos que trabalham nas frequências de 2,4 GHz ou 5 GHz.
O que é o RSSI e como ele interfere na conectividade WI-FI
O RSSI ou Indicador de Potência do Sinal Recebido é o nome dado a força do sinal de um ambiente de rede sem fio. Ele não é perceptível para um usuário de um dispositivo receptor, no entanto, os dispositivos IEEE 802.11 fornecem aos seus usuários dados de medição de sinal, porque, de fato, a intensidade do sinal pode variar dramaticamente, afetando assim a funcionalidade destes dispositivos nas redes sem fios.
Quais os recursos utilizados para otimização da utilização das bandas de frequência? Explique o funcionamento de cada tipo
Redes wireless utilizam as ondas de rádio para serem propagadas através do meio físico, que no caso, é o ar. Onde será citada uma breve fundamentação da rádio frequência e também os principais tipos de modulação e técnicas de Rádio Frequência (RF) para as redes wireless.
 
Definição
 
São correntes alternadas de alta frequência que passam pelos cabos condutores e que chegando até as antenas onde são convertidas em ondas eletromagnéticas (OEM) e irradiadas pelo ar.
 
No lado do receptor lê capta essa energia OEM e o transforma em sinais elétricos, para ser compreendido pelos rádios na informação útil transmitida, fazendo o processo inverso do transmissor. Conforme ilustra a Figura 10 uma OEM possui as seguintes características:
Amplitude: tensão máxima em volts que pode atingir.
Período: é o tempo em segundos que uma onda leva para completar um ciclo (em segundos).
Comprimento de onda: espaço em metros que a onda percorre entre dois sinais a partir do qual ela se repetiu. Ou seja, o espaço que essa onda percorre em um período.
Frequência: número de ciclos que a onda percorre no tempo, ou seja, em um segundo, sua unidade é o Hertz (H). A frequência é inversa do período.
Explique como o que é o "espalhamento do sinal" e como ele contribui para a utilização das redes WI-FI.
Ocorre em superfícies irregulares onde as dimensões são menores que comprimento de onda. Ele é difuso e é produzido normalmente por superfícies muito ásperas, por pequenos ou por folhagem (nesse caso só se deve considerar o efeito das folhagens para instalações de rede sem fio externa). 
“O espalhamento acontece quando no meio pelo qual as ondas viajam existem objetos com dimensões pequenas quando comparados ao comprimento de onda, e onde o número desses objetos por volume de unidade é muito grande. O espalhamento das ondas é produzido por superfícies ásperas, objetos pequenos, folhagens, etc.” 
Quais são e como funcionam as técnicas de espalhamento de sinal utilizadas em WI-FI
São Frequency Hopping e Direct Sequence: Em vez de transmitir em faixa estreita de frequência, transforma-se o sinal em faixa larga de frequência. A energia final para a transmissão geralmente é igual. O receptor tem a capacidade de identificar o sinal apesar de interferências e transformar o sinal de faixa larga para faixa estreita. Principal vantagem é a resistência a interferências de faixa estreita

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes