Buscar

prova biologia 1

Prévia do material em texto

(ENADE) A classificação das fibras musculares, em vermelhas ou brancas, faz-se de acordo com o metabolismo energético dominante, a velocidade de contração e a atividade enzimática. Considerando que a coloração das fibras determina a quantidade de glicogênio que será utilizado no exercício, bem como sua função fisiológica, avalie as afirmações a seguir.
I. As fibras de coloração vermelha têm essa característica devido ao elevado número de mioglobina e, por isso, apresentam capacidade oxidativa elevada. As fibras brancas, por sua vez, possuem força de contração elevada, contendo grandes quantidades de glicogênio e geram ATP, principalmente, por glicólise anaeróbica.
II. As fibras de contração lenta possuem pequena quantidade de mitocôndrias, o que lhes confere menor resistência à fadiga. Por outro lado, as fibras de contração rápida possuem grandes quantidades de mitocôndrias, o que promove aumento na velocidade de remoção do lactato sanguíneo e, consequentemente, produz maior resistência à fadiga.
III. Na prática dos exercícios físicos, as fibras vermelhas são mais recrutadas por maratonistas, enquanto as fibras brancas são mais recrutadas por velocistas.
É correto o que se afirma em:
	
	a.
	II, apenas.
	
	b.
	III, apenas.
	
	c.
	I e II.
	
	d.
	I e III.
	
	e.
	I, II e III. 
Comentário: os tipos de fibras musculares estriadas esqueléticas vermelhas ou tipo I, aeróbica (slow switch), apresentam as seguintes características: obtenção de energia a partir de ácidos graxos, principalmente por fosforilação oxidativa; muita mioglobina (proteína de cor vermelha com alta afinidade por oxigênio), muitas mitocôndrias, muito citocromo, pigmentos mitocondriais da cadeia respiratória; contração lenta e contínua; e inervação de condução lenta. O perfil de predominância desse tipo muscular é encontrado em ciclistas e maratonistas, no músculo do voo de aves e nos membros de mamíferos. Já os tipos de fibras musculares estriadas esqueléticas brancas ou tipo II (A, B e C), anaeróbica (fast switch), têm como características: obtenção de energia a partir da glicose, pouco citocromo, mioglobia; muito retículo sarcoplasmático e túbulos T (alta capacidade de armazenamento de cálcio), contração rápida, pouca resistência à fadiga muscular e inervação de condução rápida de impulso. O perfil de predominância desse tipo muscular é encontrado em corredores de 100 metros e nos músculos peitorais do peru e da galinha.
Pergunta 2
(FGV/2007) Paulo não é vegetariano, mas se recusa a comer carne vermelha. Do frango, come apenas o peito e recusa a coxa, que alega ser carne vermelha. Para fundamentar ainda mais sua opção, Paulo procurou saber no que difere a carne do peito da carne da coxa do frango. Verificou que a carne do peito:
	
	a.
	É formada por fibras musculares de contração lenta, pobres em hemoglobina. Já a carne da coxa do frango é formada por fibras musculares de contração rápida, ricas em mitocôndrias e mioglobina. A associação da mioglobina, que contém ferro, com o oxigênio confere à carne da coxa uma cor mais escura.
	
	b.
	É formada por fibras musculares de contração rápida, pobres em mioglobina. Já a carne da coxa é formada por fibras musculares de contração lenta, ricas em mitocôndrias e mioglobina. A associação da mioglobina, que contém ferro, com o oxigênio confere à carne da coxa uma cor mais escura.
	
	c.
	É formada por fibras musculares de contração rápida, ricas em mioglobina. Já a carne da coxa é formada por fibras musculares de contração lenta, ricas em mitocôndrias e hemoglobina. A associação da hemoglobina, que contém ferro, com o oxigênio confere à carne da coxa uma cor mais escura.
	
	d.
	É formada por fibras musculares de contração rápida, ricas em mioglobina. Já a carne da coxa é formada por fibras musculares de contração lenta, ricas em mitocôndrias e hemoglobina. A associação da hemoglobina, que contém ferro, com o oxigênio confere à carne da coxa uma cor mais escura. Já a mioglobina, que não contém ferro, confere à carne do peito do frango uma coloração pálida.
	
	e.
	A carne da coxa não difere na composição de fibras musculares: em ambas, predominam as fibras de contração lenta, pobres em mioglobina. Contudo, por se tratar de uma ave doméstica e criada sob confinamento, a musculatura peitoral, que dá suporte ao voo, não é exercitada. Desse modo recebe menor aporte sanguíneo e apresenta-se de coloração mais clara.
Pergunta 3
(PUC-MG/2007 Modificado) Observe o esquema que representa células do tecido muscular estriado cardíaco humano. Sobre esse assunto, assinale a afirmativa correta.
	
	a.
	A contração dessa musculatura, em condições normais, depende de um sistema próprio gerador de impulsos voluntários.
	
	b.
	As células musculares cardíacas apresentam, em seu citoplasma, actinas, miosinas e mioglobinas.
	
	c.
	As células musculares cardíacas podem realizar contração anaeróbica, mesmo sem estímulos do sistema nervoso central.
	
	d.
	As células musculares cardíacas apresentam pouco consumo de oxigênio que é recebido diretamente do sangue contido nos átrios e nos ventrículos.
	
	e.
	As células musculares cardíacas não possuem sarcômeros.
Comentário: as células musculares cardíacas apresentam elevado metabolismo e necessitam de oxigênio.
Pergunta 4
(UEMS) Na célula, a síntese de proteínas, o empacotamento e o armazenamento de substâncias, a regulação do equilíbrio osmótico e o fornecimento de energia são desempenhados, respectivamente, pelas seguintes organelas:
	
	a.
	Ribossomos, complexo de Golgi, vacúolo contrátil e mitocôndria.
	
	b.
	Ribossomos, vacúolo contrátil, complexo de Golgi e mitocôndria.
	
	c.
	Retículo endoplasmático liso, vacúolo digestivo, mitocôndria e complexo de Golgi.
	
	d.
	Retículo endoplasmático liso, complexo de Golgi, cloroplastos e vacúolo contrátil.
	
	e.
	Retículo endoplasmático liso, complexo de Golgi, mitocôndria e peroxissomo.
Comentário: os ribossomos sintetizam proteínas; o complexo de Golgi armazena e endereça as proteínas; os vacúolos controlam as concentrações internas e a mitocôndria sintetiza as unidades energéticas.
Pergunta 5
(UFAL) No quadro abaixo, faz-se uma sumária descrição de características observadas em quatro preparações microscópicas, mostradas em uma aula de histologia animal. As lâminas 1, 2, 3 e 4 correspondem a quatro diferentes tecidos.
Esses tecidos são, respectivamente:
	
	a.
	Muscular cardíaco, cartilaginoso, nervoso e muscular.
	
	b.
	Nervoso, muscular, conjuntivo e epitelial.
	
	c.
	Epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso.
	
	d.
	Conjuntivo reticular, cartilaginoso, nervoso e muscular.
	
	e.
	Epitelial, cartilaginoso, nervoso e muscular cardíaco.
Comentário: o tecido epitelial apresenta células justapostas com pouca matriz extracelular, enquanto que o conjuntivo apresenta um padrão celular de morfologia variável e muita matriz celular; o muscular formado por células cilíndricas e longas com o núcleo em posição periférica; e o tecido nervoso com células em posição periférica.
Pergunta 6
(UFSCar-2007) Na tabela, estão assinaladas a presença (+) e a ausência (–) de alguns componentes encontrados em três diferentes tipos celulares (A, B e C).
A, B e C pertenceriam, respectivamente, a organismos:
	
	a.
	Eucariotos heterótrofos, procariotos heterótrofos e procariotos autótrofos.
	
	b.
	Eucariotos autótrofos, procariotos autótrofos e eucariotos autótrofos.
	
	c.
	Procariotos heterótrofos, eucariotos heterótrofos e eucariotos autótrofos.
	
	d.
	Procariotos autótrofos, eucariotos autótrofos e eucariotos heterótrofos.
	
	e.
	Eucariotos heterótrofos, procariotos autótrofos e eucariotos autótrofos.
Comentário: a presença do envoltório nuclear é uma característica das células eucariontes e a clorofila é característica de células autotróficas
Pergunta 7
(UNICAMP/2007 modificado) As pessoas são incentivadas a praticar atividades físicas visando a uma vida saudável.Especialistas em fisiologia do exercício determinaram a percentagem de fibras do tipo I e do tipo II encontradas em músculos estriados esqueléticos de quatro grupos de pessoas: atletas maratonistas(*), atletas velocistas(**), pessoas sedentárias e pessoas com atividade física moderada. Os resultados desse estudo são mostrados na figura abaixo.
(*) corredores de longas distâncias
(**) corredores de curtas distâncias (ex.: 100 metros)
A partir dos dados informados acima, podemos inferir que os grupos:
	
	a.
	A e C são, respectivamente, formados por pessoas com perfil anaeróbico e aeróbico.
	
	b.
	A e C são, respectivamente, formados por pessoas com músculos estriados esqueléticos vermelhos e brancos.
	
	c.
	B e D são, respectivamente, formados por pessoas com perfil aeróbico e anaeróbico.
	
	d.
	A e C são, respectivamente, formados por pessoas com músculos fracos e fortes.
	
	e.
	B e D são, respectivamente, formados por pessoas com perfil maratonista e sedentário.
Pergunta 8
A hidratação de um organismo é de suma importância, pois:
	
	a.
	 A água é considerada o solvente universal, possibilitando as reações químicas que ocorrem no organismo.
	
	b.
	A água é um cofator metabólico, permitindo que as reações químicas sejam completas.
	
	c.
	A água é importante para o controle térmico, impedindo o superaquecimento.
	
	d.
	A água é considerada o solvente universal, fornecendo energia química para o organismo.
	
	e.
	A água tem função estrutural, pois 80% do organismo é formado por água.
Comentário: a molécula de água é bipolar, possibilitando ligações químicas com ânions e cátions, agindo como solvente de todas as moléculas que apresentam polaridade.
Pergunta 9
Observe o esquema que representa a obtenção de energia.
Com base nesse esquema e em seus conhecimentos sobre o assunto, é incorreto afirmar-se que:
	
	a.
	A energia é produzida na etapa 1.
	
	b.
	A etapa 1 é extracelular.
	
	c.
	A liberação de CO ocorre na etapa 2.
	
	d.
	As etapas 1 e 2 envolvem participação de enzimas.
	
	e.
	O O2 participa na formação de água na etapa 2.
Comentário: na etapa 1 ocorre a quebra de macromoléculas no meio extracelular, permitindo-se que as células possam absorvê-las para, posteriormente, reduzi-las a moléculas menores com liberação de energia no meio intracelular.
Pergunta 10
Um jogador de futebol fraturou a tíbia. Após um longo período de imobilização para a cicatrização óssea e de fisioterapia para a reabilitação motora, as radiografias desse osso mostrarão a presença de um calo ósseo, que:
	
	a.
	Impedirá a atividade física.
	
	b.
	Diminuíra devido à atividade dos osteoblastos.
	
	c.
	Aumentará, graças aos osteoblastos.
	
	d.
	Diminuíra devido à atividade dos osteoclastos.
	
	e.
	Torna o osso mais longo.
Comentário: os osteoclastos são células de reabsorção da matriz óssea.

Outros materiais

Perguntas Recentes