Buscar

Trabalho de pesquisa!

Prévia do material em texto

Termo de concentimento livre e eslcarecido
Você está sendo convidado(a) como voluntátio(a) para participar da pesquisa: É a obesidade infantil um reflexo de negligência parental?
A justificativa, objetivos e os procedimentos que nos levam a pesquisar sobre esse tema é devido ao grande indice de obesidade infantil constatados pelo institudo Brasileiro de Geografia e istatistica (IBGE) apontam que 15% das crianças com idade entre 5 e 9 anos tem obesidade. Uma apeas em cada três não chegaram ao nível de obesidade, mas estão com o peso acima do recomendado pela organização mundial de saúde (OMS) e pelo ministério da saúde .
Segundo a corrdenadora geral de alimentação e nutrição do ministério da saúde, Patrícia Jaime, afirma que a mesma pesquisa mostra que parcela das crianças nao consome de forma regular alimemtos básicos e in natura, como legumes, verduras e frutas isso é influenciado pelos custumes e mudanças e em um padrão de se alimentar de forma rápida optando muitas vezes por produtos industrializados, modificando não só a qualidade da dieta mas os comportamentos e hábitos. 
A pesquisa se justifica então em uma preocupação direta com a alimentação de nossas crianças para uma vida mais longa e saudável.
O objetivo deste projeto é fazer com que todos possamos olhar para essa questão com mais interesse principalmente os pais já que são os responsáveis em primeiro lugar sobre a alimentação de seus filhos já que esses são dentro de uma maioria crianças de 5 á 9 anos como citado acima.
Os procedimentos de coleta e o material serão da seguinte forma: 
Iremos disponibilizar para o entrevistado uma folha com algumas perguntas de como são os hábitos alimentares de rotina dentro de sua casa entre seus filhos e familía devendo ser informados com honestidade os alimentos que são engeridos dentro e fora de casa, no caso das crianças. Ex; oque comem na hora do lanche na escola... levam comida de casa ou levam dinhero para lanchar... oque levam de casa... ou oque compram na cantina da escola... 
Desconforto, riscos e benefícios:
Forma de acompanhamento e assistência:
Garantia de esclarecimento, liberdade de recusa e garantia de sigilo: 
Você será esclarecido sobre a pesquisa em qualquer aspécto que desejar. Você é livre para recusar- se a participar, retirar seu consentimento ou interromper sua participação em qualaque momento. A sua participação é voluntária e a recusa em participar não irá acarretar em qualquer penalidade ou perda de benefícios .
Os pesquisadores irão tratar a sua identidade com total padrão de sigilo. Os resultados da pesquisa serão enviados a você e continuarão confidênciais, seu nome ou o material que indique a sua participação não serão liberados sem a sua permissão. Você não será identificado(a) em nenhuma publicação que possa resultar deste estudo, uma cópia deste consentimento será arquivada e a outra será enviada a você.
Custos da participação, ressarcimentos e indenização por eventuais danos:
A participação na pesquisa não acarretará custos para você e não será disponível nenhuma compensação financeria adicional.
Declaração do participante:
Eu, ______________________________________________________fui informada(o) dos objetivos da pesquisa acima de maneira clara e detalhada e esclareci minhas dúvidas, se que em qualquer momento poderei solicitar qualquer informações e motivar minha decisão se assim desejar O(a) pesquisado(a) ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_______________________________________________
sertificaram-me que todos os dados desta pesquisa serão confidênciais.
Em caso de dúvidas poderei entrar em contato com:
Pesquisador­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­:_______________________________________________________, no fone: ( )____________________.
Declaro que concordo em participar deste estudo, recebi uma cópia deste termo de consentimento livre e esclarecido e me foi dada a aoportunidadae de ler e esclarecer as minhas dúvidas.
Nome:_____________________________________________________________________
Assinatura do particioante:­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­___________________________________________________________________________
Data:__________________________________

Continue navegando