Buscar

SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E INTELIGÊNCIA EM UNIDADES DE INFORMAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

RESENHA “SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E INTELIGÊNCIA EM UNIDADES DE INFORMAÇÃO”
	Sabemos que o livre acesso a informação é um direito do cidadão e as unidades de informação (bibliotecas, centros...), que não possuem fim lucrativo, exercem papel fundamental na viabilização desse conhecimento. Porém, nesses últimos anos, as unidades de informação sofreram redução orçamentária e por isso surgiu a possibilidade de cobrança por serviços informacionais. A informação passa a ser vista como bem econômico podendo ser vendida como produto, deixando de ser apenas um benefício sociocultural. 
	Nesse cenário, as unidades de informação, tem se comportado como organizações com fins lucrativos. Utilizando-se da inteligência competitiva para que a mesma possa estabelecer novos modelos de foco informacional tanto para o seu público externo (concorrentes, clientes) como para seu ambiente interno. Que pode garantir o retorno de investimentos nessas organizações.
	Para realizar o tratamento das informações, existem algumas técnicas. São elas, redes neurais, Data Warehousing e Data Mining. A primeira consiste numa tentativa de utilizar a tecnologia da informação aproximando- a ao método humano de processamento de dados, através de associações e capacidade de aprender. A segunda, DW (Data Warehousing) é um deposito de dados digitais que serve para armazenar informações detalhadas relativo a empresa. Serve para recolher informações da empresa para que a mesma possa controlar determinado processo, dando mais flexibilidade nas pesquisas e nas informações que necessitam. E por fim, Data Mining, que agrega e organiza dados encontrando nele, padrões, associações, mudanças e anomalias relevantes. Em organizações sem fim lucrativo é mais difícil visualizar a aplicação dessas técnicas de tratamento de informação, já que essas organizações não possuem uma estrutura administrativa, diferente das organizações com fim lucrativo.
	Como resultado da aplicação de tecnologia, temos a informação que sustentara o sistema de inteligência de unidades de informação. Os tipos de informação que compõem esses sistemas são: a informação para a organização, que é voltada para a gestão, ajudando na tomada de decisões sobre a atuação e manutenção do negócio da empresa. Portanto, essencial para a sua sobrevivência; A informação para o cliente que auxilia na prestação de serviços e a informação tecnológica que é voltada para o conhecimento como um todo (gerencial, social, teórico...) fundamental para o aperfeiçoamento e inovação da organização.
	Por fim, temos um exemplo de utilização de sistema de inteligência competitiva em unidade de informação, o CVML (Centro de Vigilância de Metais Leves), que vida oferecer produtos e serviços de informação, consulta e utilização relacionados aos metais leves, enfatizando o valor da informação estratégica. 
	O presente artigo mostrou de forma sucinta, como as Unidades de informação passaram a utilizar os sistemas de informação como instrumento de recolocação no cenário atual, onde as mesmas necessitam captar mais recursos. Mostrou também a maneira que o uso correto das informações pode acrescentar dentro de uma organização e alguns meios tecnológicos de como fazê-lo. Para finalizar, dando uma visão exata do que foi exposto, exemplificou de forma prática o funcionamento do Sistema de informação competitiva, contribuindo assim, para um melhor entendimento do assunto.

Outros materiais