Buscar

Questões para prova de Gestão

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questões para prova de Gestão
1- (Enade 2005-13) A implementação do projeto político-pedagógico é uma das condições para que se afirme a identidade da escola como espaço necessário à construção do conhecimento e da cidadania. Sabe-se que o currículo é parte integrante desse processo e deve contemplar a formação de identidade cultural. Nessa perspectiva, o currículo deverá ter como diretriz: privilegiar os processos de subjetivação coletiva e o saber sistematizado.
2 - (ENADE 2005-16) A notícia veio de supetão: iam meter-me na escola. Já me haviam falado nisso, em horas de zanga, mas nunca me convencera que realizassem a ameaça. A escola, segundo informações dignas de crédito, era um lugar para onde se enviavam as crianças rebeldes. Eu me comportava direito: encolhido e morno, deslizava como sombra. [...] A escola era horrível – e eu não podia negá-la, como negara o inferno. Considerei a resolução de meus pais uma injustiça. [...] Lembrei-me do professor público, austero e cabeludo, arrepiei-me calculando o rigor daqueles braços. Não me defendi, não mostrei as razões que me fervilhavam na cabeça, a mágoa que me inchava o coração. Inútil qualquer resistência. O texto do escritor Graciliano Ramos traz lembranças de sua entrada na escola, que expressam um momento da Educação brasileira. Entretanto, o pensamento pedagógico tem-se modificado ao longo do tempo, contrapondo-se ao modelo de escola 
Evidenciado no texto. Este contraponto é expresso por:
I – transmissão cultural que considera o aluno como um ser passivo, atribuindo caráter dogmático aos conteúdos de ensino;
II – valorização da criança, do afeto entre professor e aluno, das reflexões sobre as formas de ensino que considerem o saber das crianças;
III – dimensão dialógica do processo ensino/aprendizagem com ênfase nas relações igualitárias;
IV – preocupação com a formação humana relacionando as dimensões humana, econômica, social, política e cultural. São corretos: II, III e IV, apenas.
3- (ENADE 2005 – 30) Dois coordenadores pedagógicos, recém-admitidos em uma escola pública, fazem um diagnóstico da instituição e identificam a necessidade de melhoria da gestão escolar e da qualidade do ensino. A proposta dos coordenadores pedagógicos é trabalhar com leitura de textos sobre o tema, entrevistas com professores, alunos, pais e funcionários, relatos de experiência de outras escolas, seminários e debates. Estes recursos devem garantir que a discussão tenha como foco um suporte teórico para a realização de ações que promovam uma gestão comprometida com a qualidade de ensino, a inclusão social e o sucesso escolar de seus alunos. Para alcançar o que pretendem, os coordenadores pedagógicos precisam conseguir a decisão da comunidade escolar de implementar a gestão democrática, tendo clareza de seus desdobramentos.
4- (ENADE 2005-31) Na escola Novos Horizontes desejava-se implantar um currículo que partisse da concepção de conhecimentos em rede e que se aproximasse da vida cotidiana. Em uma reunião com o corpo docente, o diretor trouxe, para reflexão, os argumentos abaixo.
I – O conhecimento é, na dimensão das redes, uma propriedade ou uma característica do indivíduo.
II – Aprendemos que relevante no nosso fazer é “o quê”, possível de ser medido, quantificado, regulamentado e controlado.
III – Todas as atividades que desempenhamos em nossas vidas são aprendidas, mesmo que, em alguns casos, instintiva ou mecanicamente.
IV – Os currículos que criamos misturam elementos das propostas formais e organizadas com as possibilidades que temos de implantá-las. Para a implantação pretendida, os argumentos coerentes são: III e IV, apenas.
5- (ENADE 2005 – 33) Na ONG em que Francisco atua, quando há recebimento de verbas ou quando se pretende avaliar um programa educacional, realiza-se uma assembléia para que todos os profissionais participem das tomadas de decisão. Busca-se, por conseguinte, uma gestão participativa, que se caracteriza como um modelo em que: a formação dos membros da instituição se processa no exercício da autonomia, sendo compartilhada a tomada de decisões.
6- (ENADE 2008 – 35) A Escola Municipal Maíra vem modificando as características de sua gestão. Ampliou as ligações com a comunidade em seu entorno e fortaleceu o conselho escolar, que tem acompanhado a frequência e o desempenho dos alunos. Quando surgem problemas, os membros do conselho, formado por professores, alunos, pais, funcionários e representantes da comunidade, conversam entre si, com os professores e a família do aluno. Além disso, o conselho participa das decisões pedagógicas e administrativas, inclusive no que tange ao uso dos recursos financeiros da escola, seja para obras de manutenção, para passeios educativos ou para a compra de materiais didáticos. De acordo com a regulamentação municipal, haverá novas eleições para o conselho escolar no próximo ano. A escola apresentada nesse texto está atuando
I – de forma equivocada, pois envolve os alunos nas decisões pedagógicas e administrativas;
II – em consonância com as concepções democráticas de gestão, pois redefine os membros do conselho por meio de eleições periódicas;
III – em desacordo com a LDBEN 9.394/1996, pois permite que pessoas de fora da escola interfiram em sua gestão;
IV – de acordo com a LDBEN 9.394/1996, pois tem um conselho escolar atuante, com participação comunitária. Está(ão) correta(s) APENAS a(s) afirmação(ões) II e IV
7- (ENADE 2008-34)Uma organização social com foco no trabalho com crianças e adolescentes em situação de risco está tendo problemas de evasão dos participantes do projeto de iniciação musical e profissionalização. Os gestores ficaram preocupados, pois oprojeto conta com músicos experientes, recursos e equipamentos adequados. Considerando os princípios da gestão, qual o primeiro procedimento para tentar resolver o problema? Fazer diagnóstico sobre a situação.
8-(ENADE 2011–10) O fazer docente pressupõe a realização de um conjunto de operações didáticas coordenadas entre si. São o planejamento, a direção do ensino e da aprendizagem e a avaliação, cada uma delas desdobradas em tarefas ou funções didáticas, mas que convergem para a realização do ensino propriamente dito .LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2004, p. 72.Considerando que, para desenvolver cada operação didática inerente ao ato de planejar, executar e avaliar, o professor precisa dominar certos conhecimentos didáticos, avalie quais afirmações abaixo se referem a conhecimentos e domínios esperados do professor.
I. Conhecimento dos conteúdos da disciplina que leciona, bem como capacidade de abordá-los de modo contextualizado.
III. Domínio de diferentes métodos e procedimentos de ensino e capacidade de escolhê-los conforme a natureza dos temas a serem tratados e as características dos estudantes.
É correto apenas o que se afirma em I e III.
9- (ENADE 2011 – 18) Um dos objetivos da gestão democrática participativa é a articulação entre as políticas educacionais atuais e as demandas socioculturais. Considerando essa finalidade, avalie quais das ações educacionais abaixo se relacionam a essa concepção.
II. Utilizar os índices educacionais da escola como subsídios de gestão para aprimorar o processo
ensino-aprendizagem.
III. Elaborar coletivamente o projeto político-pedagógico que reflita a filosofia da escola e apresente as bases teórico-metodológicas da prática pedagógica.
IV. Planejar ações descentralizando poderes, para realizar uma gestão focada nos diferentes aspectos da aprendizagem e nas questões macroestruturais da sociedade. É correto apenas II, III e IV.
10-(ENADE 2011 – 32) O projeto pedagógico deve contemplar a realidade que o aluno vive ou vai viver: as mudanças e exigências tecnológicas, os valores e práticas, a necessidade de construir um mundo solidário e humano em que todos tenham lugar, sem exclusões e preconceitos. Para projeto de tal envergadura, é necessária a parceria de universidades, de entidades de classes, empresários, gestores educacionais e escolares, professores, técnicos e,
também, da cúpula dos órgãos administrativos e técnicos do sistema de ensino. Todos têm saberes, experiências e expectativas que não aparecem em questionários e enquetes. É necessário, sobretudo, deixar o aluno falar, manifestar suas angústias, desejos, anseios, o que pode contribuir para a elaboração de um projeto pedagógico situado e contextualizado. SANTOS, C. R. A Gestão Educacional e Escolar para a Modernidade. São Paulo: Cengage Learning, 2008, p. 61. Considerando o texto acima, é correto afirmar que a elaboração de um Projeto Pedagógico (PP) deve envolver toda comunidade escolar, tendo como referência a realidade em busca de aperfeiçoamento e de mudança necessários a uma educação de melhor qualidade.
11-(Enade 2011– 20) A escola delimita espaços. Servindo-se de símbolos e códigos, ela afirma o que cada um pode (ou não pode) fazer, ela separa e institui. Informa o “lugar” dos pequenos e dos grandes, dos meninos e das meninas. Através dos seus quadros, crucifixos, santas ou esculturas, aponta aqueles/as que deverão ser modelos e permite, também, que os sujeitos se reconheçam (ou não) nesses modelos [...] Currículos, normas, procedimentos de ensino, teorias, linguagem, materiais didáticos, processo de avaliação são, seguramente, loci das diferenças de gênero, sexualidade, etnia, classe — são constituídos por essas distinções e, ao mesmo tempo, seus produtores. Todas essas dimensões precisam, pois, ser colocadas em questão. É indispensável questionar não apenas o que ensinamos, mas o modo como ensinamos e que sentidos nossos/as alunas/as dão ao que aprendem. Atrevidamente é preciso, também, problematizar as teorias que orientam nosso trabalho (incluindo, aqui, até mesmo a quelas teorias consideradas “críticas”). Temos de estar atentas/os, sobretudo, para nossa linguagem, procurando perceber o sexismo, o racismo e o etnocentrismo que ela frequentemente carrega e institui.
I-A escola define os espaços que cada um deve ocupar socialmente, visto que reproduz modelos e condiciona os alunos a segui-los.
IV. Os espaços delimitados pela escola representam a rotulação e o estabelecimento de papéis e padrões de comportamento. É correto apenas o que se afirma em I e IV.
12-(Enade 2011– 27) O diagrama abaixo sintetiza o pensamento e a prática de organização e gestão de escola. ÁREAS DE ATUAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE ESCOLA
Exigências sociais, econômica, políticas, tecnológicas, culturais etc. Resultados de estudos e pesquisas educacionais. Necessidades e demandas do sistema de ensino, escola, sala de aula comunidade. Uma escola bem organizada e gerida é aquela que cria e assegura as melhores condições organizacionais, operacionais e pedagógico-didáticas de desempenho profissional dos professores, de modo que seus alunos tenham efetivas possibilidades de serem bem-sucedidos em suas aprendizagens. LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática. 5. ed. Goiânia: MF Livros, 2008, p. 263. Na proposta do autor, a organização e gestão da escola compreende áreas e suas inter-relações. Com relação a essa proposta, avalie as afirmações seguintes.
I. As áreas de atuação são divididas em três blocos inter-relacionados e permeados por uma área comum, com áreas externas que também influenciam a organização e a gestão da escola.
III. Um campo comum denominado Cultura Organizacional (ou comunidade de aprendizagem) permeia os três blocos, e é constituído pelos espaços físico, psicológico e social em que essas áreas se realizam.
V. A inter-relação entre os blocos em que se dividem as áreas de atração depende do papel articulador e agregador da gestão administrativa e pedagógica da escola. Resposta correta I, III e V.
13-No ambiente educativo o respeito, a alegria, a amizade e a solidariedade, a disciplina, o combate a discriminação e o exercício dos direitos e deveres são práticas que garantem a socialização e a convivência, desenvolvendo e fortalecendo a noção de cidadania e de igualdade entre todos. A preocupação em relação ao espaço e ao tempo escolar devem ser entendidos como uma vivência: Democrática
14-(Água Doce/SC 34) O Conselho Escolar pode ser visto como um mecanismo de gestão democrática da escola, pois ele se relaciona com os princípios da igualdade, da liberdade e do pluralismo, em razão da sua composição por diferentes segmentos da comunidade escolar em regime de paridade, assegurando o direito de manifestação de diversos pontos de vista e de diferentes opiniões. Como órgão consultivo e deliberativo, o Conselho deve tratar de problemas financeiros, administrativos e pedagógicos da escola, contribuindo com propostas e projetos da escola, visando a uma educação de qualidade. Nessa perspectiva, os conselhos escolares se convertem em foco de análise, enquanto canal de participação da comunidade na gestão da escola pública. Entre os princípios que devem nortear a educação escolar, contidas na Constituição Federal de 1988, em seu art. 206, assumidos no art. 3o da Lei n. 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional –LDB), consiste, explicitamente, a gestão democrática do ensino púbico, na forma desta Lei e da Legislação dos sistemas de ensino (Inciso VIII do art. 3o da LDB).Trata-se de enfrentar o desafio de constituir uma gestão democrática que contribua para o processo deconstrução de uma cidadania emancipadora, o que requer autonomia, participação, criação coletiva dos níveis de decisão e posicionamento críticos que combatam a ideia burocrática de hierarquia. Os Conselhos Escolares no Brasil são formados, em sua maioria, por diretores, professores, funcionários e pais. Assinale a alternativa INCORRETA Art. 3o da LDB n. 9394/96: determina a centralização da gestão do ensino público, como um dos princípios educacionais democráticos.
15-(Água Doce/SC-40) Para a melhoria da qualidade do ensino público é imprescindível que a escola assuma novas características, entre outras, com bons equipamentos e recursos didático-pedagógicos, bem como com recursos humanos qualificados. Nesse contexto, cabe ao administrador escolar: juntamente com a direção e outros especialistas em assuntos educacionais, organizar, distribuir, socializar e disponibilizar os recursos materiais existentes, bem como intervir na viabilização do acesso às novas tecnologias, investir na aquisição de acervo, prover um espaço amplo e mobiliado para o trabalho pedagógico, além de oportunizar a formação e a valorização permanente de seus recursos humanos.
15- (vunesp 2015-41) A educação e a sua gestão no Brasil se desenvolvem em um processo lento, ambíguo e contraditório. As escolas da mesma forma que outras instituições precisam se adaptar à nova forma de administrar, adotar, como premissa básica, a mudança na forma de um processo de
Transformação contínua por meio do planejamento. Na perspectiva das considerações elencadas, avalie as seguintes asserções: 
I - O planejamento é um ato isolado que tem como propósito o desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes administrativas e diz respeito às decisões futuras a serem tomadas a partir do seu exame de impacto no presente, consubstanciado em um projeto. PORTANTO
II - Projeto educacional é um empreendimento de duração finita, com objetivos claramente definidos na solução de problemas, oportunidades, necessidades, desafios ou interesses de um sistema educacional, de um educador ou grupo de educadores, com a finalidade de planejar, coordenar e executar ações voltadas para melhoria de processos educativos e de formação humana, em seus diferentes níveis e contextos. A respeito dessas afirmações, assinale a alternativa correta. A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda falsa.
16- (vunesp 2015-38) Fundamentalmente, a vitalidade da escola, na promoção de educação de qualidade, centra-se na competência das pessoas que a compõem e realizam o seu fazer pedagógico e em sua determinação em promover ensino de qualidade voltado para a formação e aprendizagem dos alunos. Assim, a constituição da escola em uma organização de aprendizagem demanda efetiva e clara liderança
do diretor escolar, que deve levar em consideração diversos aspectos da gestão de pessoas, dentre eles, a motivação. Acerca da motivação, é correto afirmar: é uma energia intrínseca que nasce de suas necessidades interiores e impulsiona o professor na direção de “algo”.
16 (vunesp 2015 – 35) Cada vez mais se reconhece que a qualidade da educação está fundamentada na competência de seus profissionais em oferecer experiências educacionais formativas, capazes de desenvolver a cidadania promovendo o desenvolvimento de conhecimentos, de habilidades e de atitudes necessários para se viver em uma sociedade cada vez mais globalizada. Assim, segundo Ferreira (2000), os pressupostos fundamentais para o desenvolvimento da cidadania na escola passam pela “gestão democrática, a construção coletiva do projeto político-pedagógico e autonomia da escola”. Acerca da gestão democrática da escola, conforme Ferreira, é correto afirmar que é aquela na qual os: seus participantes estão coletivamente organizados e compromissados com a promoção de educação de qualidade para todos.
17-(vunesp 2015 – 36) Quando analisamos a falta de participação no âmbito da escola, surgem alguns questionamentos sobre os aspectos políticos, históricos, econômicos e sociais dessa possível não participação, pois a autonomia necessária à escola não está dada, está por ser construída. A fundamentação e a contextualização da intencionalidade e dos fins da escola apresentam-se: nas relações existentes entre o instituinte e o instituído e na compreensão do que consiste a democracia dos processos de gestão.
18-(funcern 2012 – 04) Dependendo da concepção da gestão escolar, a participação pode ser concebida como um meio de coesão e de consenso no processo decisório. Autonomia também pode ser compreendida como consentimento que constrói na organização e na gestão escolar a cultura da empresa. A descentralização, por sua vez, pode ser concebida como um processo de desconcentração de funções e de responsabilidades. Tendo como base os fundamentos da modernização no contexto da reforma educativa a partir dos anos de 1990, é correto afirmar que as referidas definições para participação, autonomia e descentralização estão embasadas no modelo de gestão: Gerencial.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais